APRAXIA IDEOMOTORA EM CRIANÇAS

Você sabe o que é apraxia ideomotora em crianças ?

Apraxia ideomotora é definida por muitos autores como uma perturbação que afeta a execução de atos motores, muitos deles aprendidos previamente.

Apraxia não pode ser atribuída a uma alteração sensorial motora básica (tremores, perda do tônus muscular, etc.) nem a outra disfunção cognitiva (memória, atenção, linguagem, pensamento).

A topografia lesional na apraxia ideomotora afeta o hemisfério esquerdo a nível parietal ou frontal e menos frequentemente as vias calosas anteriores.

Na apraxia ideomotora percebe-se uma falha na correta utilização de ferramentas ou objetos relacionada com dificuldade na realização do movimento.

A produção de sequencias de ação permanece afetada e percebe-se uma diminuição da precisão nas habilidades de execução prática diante ao aumento da complexidade das tarefas motoras.

Na criança, a apraxia ideomotora pode manifestar-se em gestos simples, tais como:

  • dificuldade de retirar o invólucro protetor de uma bala (descascar uma balinha), pentear os cabelos, abotoar os botões da roupa, escovar os dentes e, principalmente, na aquisição da prontidão para a escrita.

Ao avaliar uma criança trazida pelos pais ao consultório com queixa de dificuldades de aprendizagem, o profissional neuropsicólogo em seu plano avaliativo, utiliza de recursos (testes neuropsicológicos, psicométricos, baterias de inteligência e escalas psicomotoras) para saber qual função cognitiva (atenção, percepção, visuo-construção, memória, etc.) está prejudicada.

Após constatado a disfunção, é programado o melhor tratamento e reabilitação para esta condição atual do paciente, que tem como finalidade preparar esta criança para sua prontidão na linguagem escrita/alfabetização.

Este aspecto em questão pode prejudica-la especificamente no processo de alfabetização.

Por exemplo, colocar as informações no papel através da linguagem escrita.

Podem ocorrer alterações não somente em seu desenvolvimento escolar, mas também de uma maneira comportamental e afetiva/emocional.

Isto pode acarretar em aversão escolar e até mesmo evasão (fobia social) caso não tratado prontamente.

(E) Outros exemplos de apraxia:

  • Apraxia ideatória: quando está alterada a conduta de um ato complexo da sucessão lógica e harmônica do gesto motor, ou seja, quando o sujeito não tem, com precisão, a representação mental do ato a executar;
  • Apraxia sensório-cinética: quando há comprometimento da automatização do gesto, embora o sujeito tenha pleno conhecimento do ato a realizar-se.
  • Caracteriza-se por um atraso na aquisição da organização motora.
  • Nesses casos não há alteração do esquema corporal e se manifesta por gestos lentos e torpes.
  • Apraxia somatoespacial: quando há comprometimento da noção do esquema corporal, o que interfere na execução do gesto no espaço e no tempo.

Ao ser identificado o tipo de apraxia na criança, o profissional neuropsicólogo faz o encaminhamento mais adequado para a equipe multiprofissional:

terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, educador físico, neuropediatra, etc, e juntamente com os pais e a escola, acompanha a criança em seu desenvolvimento neuropsicomotor e de aprendizagem.

Por Vanessa Marques



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