A Erupção dos Dentes e Sua cronologia

A erupção dos dentes, sejam eles de leite ou permanentes, é um processo fisiológico que mais dia ou menos dia acontecerá com todas as crianças, exceto, em casos raros, em crianças com certas alterações ou doenças sistêmicas. A idade em que esse processo acontece é variável.

A cronologia de erupção dentária varia de criança para criança. Na prática cada uma tem a sua. Como assim?

Cada grupo de dentes se forma num determinado período, alguns ainda em vida intra-uterina outros no período pós-natal.  Ou seja, não se formam todos ao mesmo tempo. Alguns começam a se formar antes. Outros depois. E precisam de certo tempo para se desenvolver e formar suas estruturas. De modo que eles erupcionam à medida que já estão formados o suficiente para estarem em atividade na boca.

Vários estudos populacionais foram feitos e assim foi possível observar e identificar fases em que é mais comum a erupção de certos grupos de dentes. Assim, surgiram médias que orientam os cirurgiões dentistas, especialmente os odontopediatras, quanto à cronologia de erupção dos dentes.

Essas médias servem para todas as crianças? Não. Cada criança tem seu tempo.

Todas as crianças passarão pela erupção dentária na mesma idade cronológica? Também não, cada uma tem sua fase.

Elas estabelecem faixas etárias que servem como guia do que os profissionais devem esperar em cada fase. Além disso, fatores locais, sistêmicos, de crescimento e de desenvolvimento podem alterar tal cronologia. Isto é, a cronologia é extremamente variável entre diferentes crianças.

Por exemplo, como média, o primeiro dente de leite aparece na boca dos bebês aos seis meses de idade.  Mas não significa que ao completar os seis meses o dente vai estar presente no seu bebê, alguns tende a nasce antes ou depois a idade cronológica, entre os 5 a 8 meses.

A diferença do aparecimento do dente não trará prejuízo algum à criança, no entanto, é importante frisar que comparações entre crianças diferentes não são interessantes.

Do contrário, geram ansiedade e angústia nos pais. Logicamente, quando há uma discrepância muito grande em relação à média, para mais ou para menos, caberá uma investigação junto ao odontopediatra.  Somente o profissional saberá avaliar e dizer até que ponto essa mudança na cronologia é aceitável ou não. E se será necessária alguma intervenção.

Lembre-se isso é biologia, não matemática. Não é exato. Tem margem de variação.

Portanto, recomenda-se que a primeira consulta aconteça antes da erupção dos primeiros dentes. Não é uma consulta de procedimentos. Mas sim de orientação. Quanto à cronologia de erupção, higiene, alimentação, hábitos de sucção.

O importante é prevenção e cuidado.

Por Carla Minozzo

Leia Também

Anestesia Local, Aliada ou Vilã

Deixe um comentário