AUTISMO

Neste mês de abril, mais precisamente no dia 2 celebramos a data mundial de Conscientização do Autismo.

Conforme Manual de Saúde mental DSM, o Autismo ou Transtorno do Espectro Autista- TEA  é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento.

Esse transtorno se caracteriza pela dificuldade na comunicação, interação social e repertório restrito de atividades e interesses.

Por se tratar de um espectro, há grandes variáveis entre um individuo e outro, desde suas características até a intensidade delas, mesmo as vezes tendo o igual grau de acometimento.

Alguns sintomas podem ser observados desde o nascimento, outros se tornam mais claros durante o desenvolvimento infantil.

A aceitação dos pais com crianças especiais

Pesquisa nos EUA em novembro de 2015 publicado por National Health Statistics Reports, relata um número alarmante sobre o autismo, descrevendo que 1 a cada 45 pessoas teriam autismo.

Já no Brasil o Relatório estatístico de Saúde Nacional em 2014 divulgou que teríamos a prevalência de 1 a cada 68 pessoas com autismo.

Não devemos comparar as duas estatísticas diante de que seguem metodologias diferentes.

Todavia podemos afirmar que estes números vêm crescendo a cada dia, não só ao aumento de casos, mas também associado ao diagnostico precoce.

O diagnóstico do TEA é clínico, ou seja, não há exames laboratoriais ou de imagens que confirmem o diagnóstico.

Portanto, o profissional deve ter conhecimento na área de TEA a fim de realizar avaliação detalhada, confirmando ou excluindo o diagnostico de autismo.

Assim sendo,  a conscientização ao autismo, vem corroborar não somente com o conhecimento da população, mas também servindo como alerta aos profissionais para que busquem conhecimentos, a fim de que os diagnósticos sejam cada vez mais precoces, auxiliando desta forma com intervenções direcionadas  as necessidades das pessoas com TEA.



Leia também o artigo da colunista

http://descobrindocriancas.com.br/2017/03/17/o-que-e-lingua-presa/

Deixe um comentário