AUDIÇÃO E O SEU SENTIDO

Para entender a audição e a surdez vamos descobrir e conhecer os 5 sentidos.

Hoje! Você já parou para imaginar como que a audição influencia na forma que você  vê o mundo hoje?

E pensando nisso, você já imaginou como é o mundo daqueles que tem surdez?

Esses serão alguns dos pontos abordados nesse texto. Mas antes gostaria que você se pensa nessa pequena história:

Imagina que estamos em um ponto de ônibus depois de um dia de trabalho. 

Começamos a conversar sobre o tempo.

Naqueles últimos dias havia feito muito frio.

Um cadeirante se aproxima. Ele relata que o prefeito da cidade acabara de anunciar uma grande notícia, relata que aquela semana iria melhorar a vida de todos os moradores.

Logo após, um cego e uma pessoa com síndrome de Down, juntamente com a sua mãe se aproximam.

Empolgados, compartilhamos a noticia para essas pessoas e continuamos a conversar.

Mais tarde se aproxima outra pessoa, mas agora essa pessoa tem uma surdez profunda e é usuário da Língua de sinais.

A pergunta que fica é:

Quem conseguirá repassar a informação e dialogar com ele?

Muitas vezes uma simples conversa, corriqueira, fica difícil por não conhecermos a realidade daquela pessoa, não é verdade?

As informações se perdem, principalmente por uma barreira na comunicação.

Meu nome é Carolline, sou psicóloga e atendo em Libras. Vejo a população com surdez com grandes dificuldades na comunicação e acessibilidade.

Esse distanciamento me fez aproximar cada vez mais deles. E aqui quero apresentar um pouco desse mundo.

Nesse primeiro momento irei propor uma reflexão sobre os cinco sentidos e a importância deles em nossas vidas.

Os cinco sentidos são: a visão, olfato, paladar, tato e audição.

A visão é o sentido responsável por captar o estímulo luminoso e promover a percepção de imagens. Através dessas imagens aprendemos, reconhecemos o mundo.

Muitas vezes nos preocupamos com a visão das crianças, pois entendemos que quando a criança não enxerga bem isso irá prejudicar seu aprendizado.

O olfato é o sentido responsável pela captação das partículas presentes no ar.

Sabe quando você sente aquele cheiro de pipoca?

Quando sentimos determinados cheiros lembramos de algo ou alguém, além de podermos perceber que algo está bom ou não.

O Paladar é o sentido responsável por perceber os sabores básicos dos alimentos, está intimamente ligado ao olfato.

Através desse sentido também podemos perceber e reconhecer o mundo ao nosso redor.

Já reparou como o sabor da comida da nossa mãe é inconfundível?

O tato é o sentido responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura.

O tato e o paladar são os principais sentidos para a aquisição de novos conhecimentos na primeira infância, você á reparou que o bebê coloca todos os objetos na boca?

A audição é o sentido responsável por perceber as ondas sonoras e possibilitar a compreensão dos sons ao redor. Junto com a visão, são os principais sentidos que nos ajuda a perceber o mundo e adquirir novos conhecimentos durante toda a vida.

Você já reparou quantas informações temos através da audição?

Vamos a escola e ouvimos que a professora fala, em casa nossos responsáveis falam sobre algo, ouvimos o rádio, ouvimos e vemos um vídeo na internet ou na TV.

Sabe aquele som gostoso de cachoeira ou de chuva?

Ou aquela música que te lembra algo ou alguém?

Os sentidos tem uma carga afetiva e de memória e a audição não é diferente. 

Mas, quando a pessoa tem uma deficiência auditiva. Como é?

O que acontece?

Como acontece?

A perda auditiva é dividida em vários graus e níveis, temos a perda leve, moderada, profunda e severa.

Além disso, ela pode ser de nascença ou adquirida no decorrer da vida.

 A partir de então, cria-se uma infinidade de tipos de se lidar com a deficiência auditiva a depender do grau e da pessoa. Ou seja, há pessoas que tem perdas moderadas a leve que apenas utilizam o aparelho auditivo ou a leitura labial para se comunicar. 

As pessoas que tem uma perda auditiva severa e profunda muitas vezes utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar.

 A esse grupo podemos chamar de Surdo.

Como dito anteriormente, a deficiência auditiva abrange uma infinidade de pessoas, dessa forma ao falar apenas deficiente auditivo muitas vezes não abraçamos a realidade tão própria dos usuários da Língua de sinais, dessa maneira utilizamos o termo Surdo para designar a essa população específica. 

Voltando a falar da questão dos sentidos.

A audição tem papel primordial na nossa aquisição de conhecimentos. Ela é o meio que utilizamos para nos comunicar, aprender novas coisas e ter um contato com o mundo.

Esse é principal ponto para entendermos a perda auditiva profunda.

Como vimos anteriormente os sentidos estão intimamente ligados à nossa percepção.

O fato de não possuir capacidade auditiva ou ter baixa capacidade muda completamente sua forma de compreensão de mundo. 

Por exemplo, se perguntarmos para uma criança de dois anos:Como o cachorrinho faz?

Sendo ela uma criança ouvinte, com certeza ela responderá: Au! Au!

 Já se fizermos a mesma pergunta a uma criança surda irá falar que abana o rabo, ou algo que ela percebe através da visão.

Percebe a diferença?

A percepção do surdo está muito mais ligada a fatores visuais do que qualquer outro ponto.

Vygotsky, teórico famoso do desenvolvimento infantil, em seus estudos sobre a defectologia fala um pouco a respeito sobre quando determinado sentido falta outro se sobrepõe.

Um ponto chave da teoria de Vygotsky é que a criança aprende na interação social, esse é algo importante para refletirmos ao pensar a criança com surdez e a inclusão, como essa interação acontece e os reflexos dela para o desenvolvimento dos pequenos.

A arte no desenvolvimento infantil

Este tema será abordado em outro texto.

A Libras é uma língua que reflete esse ponto visual das pessoas com surdez. Ela utiliza as mãos, as expressões faciais e o espaço para transmitir a mensagem.

Trata-se de uma conquista social, fruto de muita luta como iremos conversar em outro texto.

Quando recebemos um aluno ou nos comunicamos com uma pessoa com surdez precisamos abarcar esse ponto visual.

Existem vários estudos sobre isso, como por exemplo, a pedagogia visual, que trabalha através de imagens para ensinar.

Sobre nossa história lá do começo, apenas eu conseguiria me comunicar com a pessoa que chegou em nosso ponto de ônibus.

 Isso é um pequeno exemplo de como que muitas vezes o Surdo é privado de informações do mundo dos ouvintes.

Lutar pela inclusão e acessibilidade deve ser um papel de cada um de nós para mudarmos essa história.

Hoje trouxe uma pequena reflexão sobre os sentidos, é um primeiro passo para entender esse novo mundo.

Por Carolline Nunes

Foto Capa: FreePik

Referência: VyGOTSKY, L. S. Obras Escogidas, Tomo V, Fundamentos da defectologia. Madrid: Visor, 1997.

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