Os Cuidados com as crianças nas férias!

Janeiro, mês de descanso, recesso e de férias. Porém requer cuidados redobrados na diversão.

Assim que começam as férias para as crianças, acaba o descanso para os pais pois têm de ficar mais atentos para que nenhum acidente ocorra com os filhos.

Acidentes ou lesões são as principais causas de morte entre as crianças de 1 a 14 anos de idade, segundo dados do Ministério da Saúde. São índices alarmantes, que poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.

Nas férias, o número de acidentes aumenta muito!

Nesse mês a maior preocupação é com os perigosos mergulhos em água rasa e os afogamentos.

Os pais têm de redobrar a atenção! O trauma em um mergulho, afeta a cabeça e o pescoço podendo deixar a criança tetraplégica.

Há também inúmeros tipos de acidentes relacionados aos esportes terrestres, especialmente aqueles que podem ser feitos fora de casa e em ambientes abertos.

Rios, piscinas e praias são os locais preferidos para o descanso e lazer. Mas é justamente nesses locais que acontecem com mais frequência os chamados acidentes em águas rasas. Essa é a 2ª causa mais comum de lesão medular no Brasil.

Os dados revelam que 60,9% das pessoas que sofrem uma lesão por bater a cabeça ao realizar um mergulho ficam paraplégicas ou tetraplégicas. E de cada 10 casos, 9 envolvem crianças e jovens na faixa etária que vai dos 10 aos 25 anos.

Alguns traumas na coluna, em função desse mergulho de cabeça, podem levar a pessoa a ficar paraplégica ou tetraplégica.

Dependo do grau da lesão na coluna, pode ocorrer uma interrupção parcial ou total das conexões nervosas do cérebro para os membros; e podendo acometer o sistema respiratório.

Em quase todos os casos, a pessoa que está nesse momento de lazer não consegue visualizar o fundo do rio, ou do lago e nem imagina a profundidade e o perigo.

Por isso, é fundamental a pessoa primeiro conhecer o lugar e avaliar bem os riscos antes de fazer qualquer tipo de mergulho.

No caso de atividades terrestres, as duas fraturas mais comuns são as de punho e também dos dedinhos. Contudo, a fratura mais perigosa é a que ocorre no cotovelo, geralmente entre os quatro e oito anos de idade, que se não for bem tratada e cuidada, pode levar a deformidades.

Assim que a criança cai, o primeiro procedimento é checar os sinais vitais dela (batimentos cardíacos, respiração) e verificar seu nível de consciência (se está acordada, desacordada, desorientada), especialmente se bateu a cabeça procure um serviço médico de urgência. Se ela também ficar sonolenta, respondendo pouco, mole, apresentar dor de cabeça e vômitos, é importantíssimo leva-la a uma emergência.

Para evitar acidentes, é importante que a criança use equipamentos de proteção: capacete, cotoveleiras e joelheiras, quando usar bicicletas, skates, patinetes, patins ou outros brinquedos similares.

Ah! até dentro de casa também existem riscos e devem tomar cuidados para serem evitados.

Vamos curtir as férias com as crianças e redobrar os cuidados!

Por Aline Ribeiro

Capa: FreePik

Leia também: Férias Escolares: O cuidado com a alimentação

Deixe um comentário