Por que as crianças não se comportam mais como nos velhos tempos?

Se você tem uma criança é bem provável que já tenha se perguntado.

Na época de nossos pais e avós era comum ver crianças obedientes, fazendo tudo o que os pais e professores pediam e que não ousavam em momento nenhum “responder” os adultos.

Geralmente não existiam questionamentos e a voz do pai era a definitiva. Para refleti a primeira pergunta é preciso responder outra.

Mas por que será que não é mais assim nos dias de hoje?

Se pararmos para refletir, encontraremos diversas respostas para isso e com certeza uma das primeiras coisas que virão na cabeça é: o excesso de tecnologia. Porém a tecnologia em si não é a única explicação de toda a mudança.

Podemos pensar que nós adultos também não temos mais os mesmos padrões de comportamento dos velhos tempos.

Um exemplo, hoje a maioria das mulheres trabalham fora, o que não ocorria antigamente, que inclusive existia aquela imagem de submissão ao homem.

Os homens geralmente naquela época tinham uma postura mais submissa e obediente em relação ao seu trabalho, o que também não ocorre nos dias de hoje. Culturalmente fomos mudando nossa postura ao longo da vida.

A importância da Conexão para a saúde emocional da criança

Nos velhos tempos existiam muitos modelos de submissão. Muitos homens aceitavam trabalhos submissos e obedeciam a seus chefes sem questionar por medo de perder o emprego.

Já nos dias atuais é muito raro ver alguém querendo uma posição submissa em sua vida. Pelo contrário, agora a grande maioria luta pela igualdade e dignidade de todos.

O que acontece é que as crianças estão acompanhando este avanço também. Elas seguem os exemplos observando tudo ao seu redor e também querem ser ouvidas e tratadas com respeito e dignidade.

Hoje as crianças são mais questionadoras e acabam expressando suas próprias opiniões, o que não acontecia no passado.

Tudo isso é um reflexo do mundo atual, de como nós adultos estamos agindo.

É muito importante refletirmos que a criança precisa da intervenção dos adultos para auxiliá-las a desenvolver suas habilidades de vida. Em um ambiente rígido e controlador (como era antigamente), dificilmente a criança desenvolverá habilidades.

Da mesma forma que também não desenvolverá num ambiente totalmente permissivo.

É preciso criar um ambiente pelo caminho do meio, com firmeza, mas ao mesmo tempo gentileza.

Existe esse caminho. Jane Nelsen, autora do livro “Disciplina Positiva” relata diz algo muito relevante:

“Gentileza é importante para mostrar respeito pela criança. Firmeza é importante para mostrar respeito por nós mesmos e conforme a necessidade da situação. Aos métodos autoritários, geralmente falta gentileza, e aos métodos permissivos falta firmeza.”

Assim como os tempos mudaram, precisamos compreender que a maneira antiga de educação que os nossos pais e avós utilizaram já não funciona mais para as nossas crianças.

Os métodos controladores utilizados no passado não são eficazes e entender o porquê disso é um grande passo. Culturalmente muitas coisas mudaram, o mundo evoluiu, os padrões de criação estão diferentes, nós mudamos e consequentemente as crianças mudaram.

Após alguns pontos de reflexão, que tal pensar mais um pouco!

O que foi diferente durante sua educação comparado aos dias de hoje?

Já tinha parado para pensar e em como reagir à essa mudança e evolução?

Por Samatha Monteiro

Capa: Categorias Desenvolvimento infantil, Psicologia

3 comentários em “Por que as crianças não se comportam mais como nos velhos tempos?”

Deixe um comentário