Mindfulness Com Crianças: Será Que É Possível?

Em textos anteriores aqui no site, abordamos a importância do sono, com nossa colunista Terapeuta Ocupacional, Suellen Merencio e estratégias para lidar com o comportamento da birra, com nossa colunista psicóloga, Renata Lela.

Abordamos a importância do sono e do autocontrole para a manutenção de um bom comportamento na criança e no adolescente.

Trouxemos também dicas para auxiliar nessas questões, com estratégias que podem ser desenvolvidas com os pais para facilitar o manejo de uma situação de birra e o relaxamento e a rotina do sono.           

Dentro dessas estratégias, trouxemos o texto sobre o Cantinho da Calma e hoje vamos abordar o Mindfulness, que tem sido muito estudado e aplicado atualmente, com excelentes resultados, inclusive para crianças.

Mas o que é mindfulness, quais seus resultados e como posso adaptar essa prática para crianças?

Venha com a gente entender um pouquinho mais sobre esse assunto e veja como ele pode ser uma prática de extrema importância em muitos momentos da rotina de seus filhos, trazendo diversos resultados benéficos em inúmeros contextos.

O que é mindfulness?

Mindfulness é a atenção plena ao presente, com abertura e aceitação para o momento que estamos vivendo no aqui e no agora. Um estado de atenção às experiências que surgem de momento a momento, dentro e fora de nós.

É a possibilidade de parar, de se concentrar, de trazer para nós a consciência do presente momento, aceitar as emoções que estão acontecendo no agora, no momento que se está vivendo.

Quando estamos nesse estado, conseguimos ativar todas as funções do cérebro e funções sensoriais para aquele momento que está sendo vivido.

Essa é a grande chave do mindfulness…viver no presente, com atenção para o presente e para o momento que se está vivenciando.

Como oposto ao estado de atenção plena, temos um estado que recebeu o nome de “Mindlessness”, que traduzindo livremente para o português, seria um estado de desatenção, desconcentração, um agir baseado em crenças e hábitos.

Quando estamos nesse estado, é como se estivéssemos sendo dirigidos por um piloto automático, estamos na situação, mas é como se não estivéssemos.

Para ficar mais claro o que seria esse estado “mindlessness”, basta pensar em quantas vezes, você apesar de ter decidido fazer um caminho diferente de volta para sua casa, para passar em algum local antes, como um mercado ou padaria, se viu parado em frente à sua casa, no portão, não lembrando de fazer suas compras.

Isso acontece porque na maioria dos nossos dias, estamos em modo piloto automático, enquanto comemos, enquanto tomamos banho, etc. Estamos sempre agitados, correndo, fazendo tudo de forma acelerada e sem pensar no que fazemos.

Fazemos as tarefas por hábitos e nos cansamos nessa correria do nosso dia-a-dia.

Psicólogo Infantil e Suas Descobertas

Mas e as crianças e adolescentes, como ficam em meio à toda essa agitação?

Tem sido cada vez mais comum, nós, que atuamos com a infância, recebermos crianças com queixas de ansiedade, com sintomas físicos de estresse e muitas vezes, diversas implicações e comprometimentos desse estado em sua rotina, tanto em casa quanto na escola.

Por isso, o mindfulness e suas atitudes e práticas podem ajudar muito.

Atitudes Mindfulness

Muito mais do que uma prática apenas, o mindfulness engloba um conjunto de atitudes que também deve fazer parte do dia-a-dia das crianças e dos adolescentes e muito mais ainda de seus pais ou cuidadores.

Importante lembrar novamente, como já temos abordado muito por aqui, que muito mais vale os exemplos e ações dos pais e cuidadores do que apenas suas falas.

As atitudes mindfulness são:

  • Paciência;
  • Recomeçar, reiniciar, ser livre e aberto (que recebe o nome de “Beginner´s mind” em inglês);
  • Confiança;
  • Não lutar ou brigar com os pensamentos ou com as situações;
  • Aceitação;
  • Deixar ir, deixar fluir;
  • Ser generoso e gentil com você em primeiro lugar e também com os outros;
  • Atitude de não julgamento e não crítica.

Resultados do Mindfulness

                Os resultados têm sido comprovados em várias pesquisas em Universidades ao redor do mundo e também no Brasil e incluem;             

  • Aumento na resposta do córtex pré-frontal (região do cérebro responsável por nossas funções executivas, entre elas, atenção, concentração, planejamento, organização e controle do impulso), o que ocasiona mais atenção e concentração;
    • Como atua na resposta do córtex pré-frontal, auxilia no controle de impulsos e na redução do comportamento de impulsividade (ação antes do pensamento);
    • Glândula pituitária com mais ativação, o que proporciona melhora do sono (daí a relação com o texto da Suellen, que nos alerta com a importância da rotina e do sono para as crianças desde a gestação);
    • Melhora em aproveitamento de neurotransmissores – serotonina (neurotransmissor relacionado ao bom humor), endorfina (neurotransmissor relacionado ao bem estar), noradrenalina (neurotransmissor que em conjunto com os citados anteriormente, atua no nosso estado de bem estar e no nosso sistema de recompensa do cérebro, junto com a dopamina);
    • Diminui a liberação do cortisol (responsável pelo estresse) da supra-renal em situações estressoras;
    • Melhora de vários processos incluindo problemas de saúde diversos – redução de pressão arterial, diminuição de ritmo cardíaco, melhoras em enxaquecas, doenças de pele, resposta de dor, quadros depressivos e de ansiedade, doenças autoimunes, doenças crônicas, entre muitos outros;

Mas como podemos adaptar tal prática para as crianças?

                Crianças sentem-se atraídas pelo lúdico, pelo brincar, por algo que lhes cative a atenção, então a melhor forma de conseguir adaptar essa prática para o público infantil, é transformar as estratégias de mindfulness em brincadeiras.

                Isso fará com que a criança pratique várias estratégias de atenção plena, sem nem perceber que está praticando, como se estivesse brincando.

Abaixo, segue algumas dicas:

  • Utilize um bichinho de pelúcia para colocar sobre a barriga da criança e trabalhe a respiração com ela deitada, praticando um desafio de contagem de quantas vezes o bichinho irá subir e descer. Aumente gradativamente o número de respirações, que devem ser lentas, inspirando o ar pelo nariz e soltando pela boca;
    • Faça a brincadeira do sapinho. Fique em uma postura de sapinho com os dois pés no chão, agachado junto com criança e coloque as duas mãos no chão, à sua frente. Diga à criança que o desafio é ver quanto tempo ela consegue ficar assim “quietinha feito um sapo” na lagoa;
    • Brinque de extra terrestre com a criança e caminhe por praças, parques, até mesmo no quintal de casa ou no parque do condomínio e diga à criança que você é um alienígena que chegou agora na Terra e não conhece nada e que ela tem que mostrar e explicar a você tudo que ela vê. Você pode construir tiaras e óculos de alienígenas com ela para tornar mais divertido;
    •  Escolha com a criança os super-heróis favoritos dela ou personagens de desenhos animados, crie fantasias ou máscaras e brinque de estátua com as fantasias ou máscaras dos heróis, fazendo as posturas dos mesmos;
    • Escolha algo que a criança gosta muito de comer e coma junto com a criança, pode ser um chocolate ou uma fruta que ela goste muito. Enquanto ela come, vá pedindo à ela que fale a você o que sente, que gosto acha que tem, como está aquele alimento na língua, se está quente ou frio, etc;
    • Escolha um brinquedo que a criança goste bastante e faça com ela o desafio de conseguir te falar a maior quantidade de detalhes possíveis que ela está vendo naquele brinquedo;
    • Utilize bolinhas de propriocepção (aquelas com pontinhos utilizadas em fisioterapia) para fazer massagem pelo corpo da criança com ela deitada ou sentada. Troque e combine com ela para que faça em você;
    • Utilize bolinhas de gel (aquelas que a gente coloca em vasos) e faça várias atividades com a criança utilizando as mesmas, pode ser pisar dentro de uma bacia e te dizer tudo que ela sente ou então coloque objetos dentro das bolinhas, vende os olhos da criança e faça com que ela explore o balde ou a bacia e te diga tudo que ela sente dos objetos que encontrar;

Essas foram somente algumas dicas, mas se você usar sua criatividade, poderá transformar qualquer momento em um recurso lúdico e de atenção plena.

Fica aqui o convite e o recado de que em primeiro lugar você como adulto deve dar o exemplo. De nada adianta praticar exercícios e brincadeiras de atenção plena com seus filhos e colocá-los em estado de ansiedade e alerta constantes na rotina de vocês.

Lembre-se: Mindfulness não são apenas exercícios!! É um estilo de vida!!

Conte para a gente como foi praticar Mindfulness com seus filhos por aí!

Referências Bibliográficas:

  • Mindfulness para crianças (Autor: Vitor Friary)

Editora Sinopsys;

  • Quietinho feito um sapo (Autora: Eline Snel)

Editora Rocco;

  • Curso de Mindfulness para Psicólogos

CBI of Miami;

  • Brincando de Mindfulness (Autora: Patrícia Calazans)

Editora Matrix;

  • Mindful Kids (Autora: Olivia Smith)

Produção independente (em inglês);

Por Renata Lela

Foto Capa: Fotografa Keyla Gomes

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