Sono, Gestação e Desenvolvimento infantil

O Sono influencia no desenvolvimento gestacional?

A vida se inicia no momento da concepção e todas as informações ambientais que a mãe recebe são também passadas ao bebê.

Sabemos que a rotina da família, principalmente da mãe, influencia diretamente no desenvolvimento da criança desde a fase intrauterina. Uma delas é a rotina de sono e descanso.

Durante a gestação, o cansaço e a fadiga fazem a mãe ter mais sono do que o comum. Isso acontece pelos altos níveis de progesterona no organismo da gestante.

Esse hormônio tem como função preparar o interior do útero para receber um óvulo fecundado, e isso acontece por meio do aumento da espessura e da circulação sanguínea, dando início à gestação. É formador também do muco do ovário, necessário para que seja possível a implantação do óvulo. Ou seja, a progesterona é a principal responsável para que a gravidez aconteça.

O sono é um importante processo para restaurar nosso organismo tanto no aspecto físico, mental ou emocional. Enquanto dormimos acontecem funções importantes como a liberação dos hormônios do crescimento e das substâncias formadoras dos músculos.

Dormir também auxilia para que tenhamos maiores períodos de atenção, eficiência, atividade e volição em nosso cotidiano.

Sono infantil e seus reflexos no desenvolvimento

Por suas importantes funções e por fazer parte do cotidiano, o sono e o descanso são considerados áreas da ocupação. O mecanismo que governa nossa compulsão para desligar o sistema consciente e deixar que o subconsciente tome conta de nosso corpo é rítmico e intercala o estado de vigília (acordado) e de sono. Se esse ritmo está bem estabelecido na gravidez terá impacto na chegada do bebê, pois a tendência é o bebê entrar no mesmo ritmo de vida da mãe.

Algumas dicas para ajudar na hora de estabelecer ritual de sono e assim criar bons hábitos na hora de dormir:

  • Prepare o ambiente, deixando a cama e o quarto arrumados;
  • Coloque uma música calma e relaxante para tocar. Dê preferência para sons de água, como cachoeiras e chuva;
  • Desligue equipamentos eletrônicos e/ou luzes;
  • Se possível, tome um banho morno antes de deitar-se;
  • Faça xixi antes de deitar-se;
  • Encontre posições confortáveis;
  • Evite assistir filmes, séries ou cenas de violência antes de dormir;
  • Evite alimentos pesados.

            As dicas acima listadas podem ser adaptadas e usadas também para mamães e papais que já tem crianças maiores. Um sono bom e restaurador depende de hábitos bem estabelecidos. Tente perceber o que você tem feito duas horas antes de dormir e mude aquilo que possa estar interferindo na rotina de sono e descanso.

            E uma última dica: Não leve para cama tarefas que você terá que fazer no dia seguinte. Antes de deitar, anote todas as coisas importantes e que você precisa lembrar-se ao acordar. Essa estratégia ajudará você a desligar-se e garantirá bons sonhos.

Por Suellen Merencio

Foto Capa: Keylla Gomes

Leia também: E quem cuida de você?

Deixe um comentário