RESSIGNIFICAR VALE A PENA

Vale pena ressignificar a educação como um todo

Vale a pena

Somos constantemente tomados pelas adversidades da vida. Incertezas nos consomem e enaltecem nossas dúvidas sobre os caminhos que desejamos trilhar.

Muitas vezes a certeza de que estamos no caminho certo vem de pequenas ações refletidas através de nosso carma.

Percebemos que valeu a pena quando somos abraçados pelos nossos alunos, pacientes e clientes ouvimos palavras de carinho e desejos de um breve reencontro.

Quando recebemos homenagens e mensagens referentes a todos os projetos e sonhos trabalhados e realizados no decorrer do ano.

Ficamos gratos quando olhamos para trás e vemos o quanto de obstáculos conseguimos superar.

 Vale a pena quando mesmo ao encerrar um ciclo, saímos leve e com a missão de dever cumprido.

Eu sei o quanto é difícil nosso processo de desconstrução, evolução e eterna evolução, mas fazer valer a pena é a opção plausível para vivermos o mais próximo da felicidade.

Que a gente acorde todos os dias com o desejo de fazer valer a pena sonhar, conquistar, amar e existir e fazer o melhor para as nossas crianças.

Ressignificando as práticas educacionais

Quando escrevemos ou falamos sobre inovação nas práticas pedagógicas, não é esquecer tudo o que fizemos ou jogar fora o que vimos aplicando atualmente.

 Inovar as práticas pedagógicas é utilizar o conhecimento comum daquela comunidade para produzir um conhecimento significativo, ou seja, ressignificar a educação.

Não adianta eu aplicar a lição utilizando a música do pintinho amarelinho, falando sobre o medo que temos do gavião, para uma sala com crianças que nem tiveram o mínimo contato com esses animais.

Muitas vezes achamos que estamos sendo falhos na aplicabilidade da atividade, mas a verdade é que o mundo contemporâneo necessita que o conhecimento explanado em sala de aula seja adaptado à realidade de cada turma.

Passei a observar uma de minhas filhas.

Todas as vezes que eu chegava com algum livro infantil, sobre contos de fadas, ela parecia não gostar, ficava apática e quase não conseguia esconder sua insatisfação por estar ouvindo aquelas histórias sobre castelos e princesas.

Confesso que fiquei um pouco preocupada. Como uma educadora incansável, percebi que seu interesse era justamente a matemática e seu fascínio pelos números.

Em todos os papeis que oferecia, ela desenhava números.

Foi quando elaborei textos relacionando fatos do cotidiano em que envolviam números, enaltecendo os problemas matemáticos e sua interpretação.

Acreditem: aquela criança que havia recebido um relatório de defasagem e possível dislexia, em pouco tempo estaria alfabetizada e acompanhando o restante da turma.

Não pude deixar de registar sobre a importância e necessidade de ressignificar o ensino em todas as fases do ser humano.

Não faz sentido aplicarmos conteúdos de maneira tradicional, muitas vezes que não possui significado algum para a criança ou adolescente.

Se até para nós adultos, empenhamos em prestar atenção em estudos e falas em que nos identificamos mais, como cobrar isso de nossos estudantes?

Faz sentido repudiar tecnologias, celulares, tablets, games etc.?

Considerando esta ser a realidade de nossos jovens?

A prática pedagógica inovadora não espera o futuro, ela é do aqui e agora!!!!

Partindo dessas expectativas de transformação e de anseios comungados por muitos educadores, surge, então, uma necessidade de provocar, inspirar, disseminar, incentivar e compartilhar algumas práticas inovadoras e materiais que possam contribuir com novas ideias e outros ideais e na desmistificação de que a escola não pode ser inovadora, dinâmica e um lugar linkado com a realidade do aluno.

Só teremos uma verdadeira aprendizagem se ressignificarmos todo o ensino de acordo com a realidade da sociedade contemporânea, da realidade dos jovens e crianças, juntamente com a utilização das tecnologias inovadoras oferecidas atualmente.

É importante frisar mais uma vez:

Não faz sentido aplicarmos conteúdos de maneira tradicional, atendemos de forma técnica e muitas vezes que não possui significado algum para a criança ou adolescente.

        Aqui no Descobrindo Crianças o que faz sentido é que as crianças do mundo inteiro sejam respeitadas e amadas como elas são.

          Simbora ressignificar

Rumo a 1000 textos

Vem conosco!

Deixe um comentário