COZINHA: LOCAL PARA SE DESENVOLVER HABILIDADES

Cozinha: local para se desenvolver habilidades nas crianças.

Todos sabemos que outubro é o mês das crianças.

O que poucos sabem, é que também comemoramos o dia Mundial da Alimentação e devemos sempre que possível, estimular bons hábitos alimentares nas crianças.

Quem conhece meu trabalho sabe que eu sempre repito: cozinha também é lugar de criança. Lá ela pode brincar com os alimentos, aprender a cozinhar, e desenvolver muitas habilidades.

Sem contar que quanto maior é o contato direto da criança com os alimentos, maior é seu repertório de preferências alimentares.

A chance de se alimentar bem aumenta enormemente.

Quando a criança prepara qualquer receita, mesmo que simples, ela fica orgulhosa e se sente mais confiante. Obviamente, que a supervisão de um adulto é fundamental.

No texto de hoje, vou pontuar o quanto a cozinha pode ser enriquecedora para a educação nutricional e para o desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças.

Cozinhar não é só preparar algo para comer.

É aprimorar os conhecimentos de matemática (pesando, dividindo, medindo), é melhorar a alfabetização (lendo receitas ou escrevendo anotações em seu próprio caderninho), é ampliar os conhecimentos de ciências (observando as diferentes técnicas de preparo), é aumentar o conhecimento de geografia e história (aprendendo sobre a origem dos ingredientes e das receitas), e muito mais!

Vocês já tinham pensado na presença da criança na cozinha com esse olhar?

Além disso, cozinhar estimula os sentidos das crianças, pois ela pega e conhece novas texturas, cheira e experimenta novos sabores.

Educação Alimentar

Se você não está convencido e ainda acha a cozinha um local impróprio para crianças, mesmo com a supervisão de um adulto, vamos lá…

Cozinhar pode ajudar no desenvolvimento das habilidades motoras finas, na coordenação motora e visomotora. Isso porque, dependendo da idade, a criança poderá cortar alimentos, por exemplo.

A criança também amplia seus conhecimentos de hora e percepção de tempo, pois acompanha o tempo de assar de um bolo, por exemplo.

Para encorajar você a deixar sua criança a se aventurar com você na cozinha, a seguir você encontrará um verdadeiro manual.

Dividi as crianças por faixas etárias, técnicas seguras de culinária e algumas ideias de pratos. Vamos lá?

GRUPO 1: Crianças de 3-5 anos

Nessa fase, a criança aumenta sua capacidade de atenção e consegue realizar qualquer atividade por mais tempo.

Mas quem tem criança dessa idade em casa, sabe que ela também é capaz de parar qualquer atividade quando quiser e largar tudo para continuar depois.

Paciência, porque estamos no início do processo de educação nutricional.

Nesse período a criança começa a gostar de se sentar à mesa (se for estimulada), conversar e comer o alimento que ela ajudou a preparar.

TÉCNICAS DE CULINÁRIA E AÇÕES SEGURAS NA COZINHA:

  • Ajudar a procurar os ingredientes da receita;
  • Tirar e pôr a mesa,
  • Amassar alimentos (vegetais, frutas, etc);
  • Distribuir (forminhas de cup cake na assadeira, rechear preparações, etc);
  • Empanar alimentos;
  • Misturar preparações;
  • Moldar massas;
  • Pincelar (óleo, manteiga, gema sobre massas ou assadeiras);
  • Rasgar folhas para a salada ou ervas;
  • Lavar vegetais e frutas.

SUGESTÃO DE PRATOS QUE PODEM SER FEITOS COM A AJUDA DA CRIANÇA:

  • Saladas;
  • Sanduíches;
  • Montagem de pizzas;
  • Sucos;
  • Iogurte com frutas;
  • Picolé de frutas;
  • Biscoitinhos.

GRUPO 2: Crianças de 5-7 anos

Em algum ponto desse estágio, a criança já está pronta para manusear uma faca pequena. Mas é importante que o adulto esteja sempre por perto orientando-a.

Nessa faixa etária a criança já tem mais noção de tempo, peso e leitura. A vontade de ajudar aparecerá naturalmente.

Deixe-a ler as receitas, medir os ingredientes e até adicionar um alimento diferente à receita, uma vez que é a fase da curiosidade e dos por quês.

TÉCNICAS DE CULINÁRIA E AÇÕES SEGURAS NA COZINHA:

  • Abrir latas e garrafas;
  • Cortar alimentos ao meio;
  • Cortar alimentos em rodelas grossas;
  • Medir ingredientes;
  • Moldar;
  • Pesar ingredientes e alimentos;
  • Quebrar ovo;
  • Ralar;
  • Abrir massas;
  • Espremer e peneirar alimentos.

SUGESTÃO DE PRATOS QUE PODEM SER FEITOS COM A AJUDA DA CRIANÇA:

  • Ovos mexidos;
  • Cuscuz marroquino;
  • Hambúrguer de forno;
  • Bolos e pães;
  • Tortas de liquidificador;
  • Vitaminas;
  • Salada de frutas.

GRUPO 2: Crianças de 7-11 anos

É a fase da independência e da autoconfiança. É muito provável que em algum momento dessa etapa, a criança possa fazer sozinha a receita.

Tente dar apoio para que ela se sinta no comando, mas fique por perto, caso ela precise de ajuda.

Nessa fase, a crianças gostam de cozinhar com os amigos ou com os irmãos. Em uma era tão digital, acho ótimo que elas percebam que cozinhar pode ser sua “rede social”.

E ser muito divertido. Ela também já consegue auxiliar e ensinar irmãos menores.

A coordenação está muito mais desenvolvida, o que faz com que ela possa usar instrumentos com pontas mais finas e realizar cortes menores.

TÉCNICAS DE CULINÁRIA E AÇÕES SEGURAS NA COZINHA:

  • Bater clara em neve;
  • Derreter chocolate;
  • Descascar vegetais;
  • Cozinhar macarrão;
  • Cortar alimentos em pedaços pequenos;
  • Ralar;
  • Escorrer alimentos cozidos;
  • Sovar massas;
  • Servir alimentos.

SUGESTÃO DE PRATOS QUE PODEM SER FEITOS COM A AJUDA DA CRIANÇA:

  • Massa de pizza;
  • Vegetais refogados;
  • Molhos;
  • Batata e vegetais recheados;
  • Macarrão gratinado;
  • Frutas assadas;
  • Pudim;
  • Risoto.

É importante salientar que, embora eu tenha destacado ações para cada faixa etária, cada criança tem o seu próprio desenvolvimento.

Por exemplo, algumas crianças do último grupo podem fazer tudo sozinhas. Outras com auxílio de um adulto.

Outras ainda, dentro dessa mesma faixa etária só estejam seguras para realizar ações do grupo 1.

Não existe regra! Ou melhor, existe sim! Envolva a criança na cozinha da maneira que você achar mais adequada para sua família.

Aproveite o momento para brincar, criar vínculos e memórias.

A criança vai perceber que a cozinha é um local divertido. Que cozinhar é muito mais do que preparar comida.

Será independente e não ficará refém de serviços de delivery de comida na fase adulta. E tenho certeza, que se alimentará muito melhor.

E para finalizar, envolva sua criança também na limpeza do ambiente.

Assim como guardar os brinquedos é importante após a diversão, limpar a cozinha após o preparo também faz parte do processo!

Por Fabiana Jarussi

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