SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

O que toda a mãe precisa saber agora sobre o desenvolvimento psicomotor dos seus filhos!

Você já parou para pensar na importância que o desenvolvimento psicomotor tem para o seu filho?

Estamos falando sobre o alicerce do crescimento saudável, cognitivo e emocional da criança que vai além do simples ato de aprender a andar, falar, escrever…  É um processo fascinante que merece toda a sua atenção!

Imagine poder acompanhar de perto cada conquista, cada marco significativo na vida daquele que ocupa lugar especial em seu pensamento e coração.

Com o conhecimento sobre o desenvolvimento psicomotor, você estará preparada para estimular seus filhos de forma adequada, fornecer os estímulos certos em cada fase e detectar possíveis atrasos ou dificuldades precocemente.

Neste texto, vamos mergulhar no universo maravilhoso do desenvolvimento psicomotor.

Desde os primeiros movimentos, reflexos até as habilidades motoras finas e grossas (ampla), vamos desvendar os segredos por trás de cada etapa e compartilhar dicas valiosas para você acompanhar o crescimento do seu filho bem de pertinho.

Seu apoio e envolvimento fazem toda a diferença. Não espere mais!

Descubra como impulsionar o desenvolvimento do seu filho e estar presente em cada conquista.

Prepare-se para uma jornada incrível e enriquecedora! Vamos?

O desenvolvimento psicomotor refere-se à interação entre o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor de uma criança.

É essencial, que você mãe, tenha conhecimento sobre esse processo, pois isso lhe ajudará a compreender e apoiar adequadamente o crescimento e o progresso de seu(s) filho(s).

Aqui estão alguns aspectos importantes e significativos, em uma sequência específica de como poderemos observar o desenvolvimento psicomotor.

A seguir, alguns marcos de desenvolvimento que todas as mães devem conhecer:

É esperado no primeiro mês, que a criança mantenha a cabeça erguida quando deitada de bruços, responder a sons altos e estabelecer contato visual.

Já no segundo mês, espera-se que haja intensa movimentação das pernas e braços, aumente a reação a estímulos sonoros ou visuais e busque o que é de seu interesse com os olhos.

 Ao terceiro mês, deve apresentar boa sustentação da cabeça quando está em posição vertical, sorrisos sociais e tentativas de alcançar objetos com as mãos.

Ao quarto mês, a criança realiza rolagem de barriga para as costas, começa a se interessar em brinquedos ou objetos e vocaliza sons ou balbucios.

 Ao quinto mês, é capaz de se apoiar com as mãos quando está de bruços, intensifica a interação social, mostrando cada vez mais sorrisos responsivos e apresenta tentativas de alcançar objetos próximos, sejam quais forem.

No sexto mês, é esperado que a criança consiga sustentar e controlar a cabeça quando está sentada com apoio, a apresentar rolagem de costas para barriga e vice-versa, capacidade de realizar várias tentativas de pegar objetos e levá-los à boca e de apresentar grande interesse pelos objetos ao seu redor.

No sétimo mês a criança aumenta o controle sobre a postura sentada e explora, através da sucção objetos com as mãos e os dedos, levando-os à boca.

Já no oitavo mês, consegue sentar sem apoio das mãos por curtos períodos de tempo e já pode começar a engatinhar, movendo-se com as mãos e os joelhos.

No nono mês, a criança começa a puxar-se para ficar em pé, segurando-se em móveis ou outras superfícies. Ela explora objetos com mais intencionalidade e pode tentar empilhar blocos ou brinquedos.

No décimo mês começa a rastejar, movendo-se com o abdômen no chão e já demonstra algumas habilidades motoras finas como começar a pegar pequenos objetos usando o polegar e o indicador.

No décimo-primeiro mês, já pode começar a se mover enquanto segura em móveis, como mesas ou sofás, para se deslocar lateralmente. Compreende, reconhece e começa a falar “do seu jeito” palavras simples, como “tchau” ou “mamãe”.

No décimo-segundo mês a criança pode trocar os primeiros passos enquanto segura em móveis ou segura nas mãos de um adulto.

 E, continua aprimorando suas habilidades de linguagem, imitando sons e palavras simples.

É fundamental lembrar que o desenvolvimento pode variar de uma criança para outra oscilando de acordo com a estimulação recebida.

Estes marcos comuns que a literatura traz devem ser observados durante cada fase do desenvolvimento e considerados importantes para a saúde e ao desenvolvimento psicomotor. São apenas uma referência geral.

Se houver alguma preocupação significativa ou atrasos importantes no desenvolvimento psicomotor do seu filho, é sempre recomendado buscar orientação de um profissional da saúde especializado como:

  • Pediatra,
  • Neuropediatra ou neuropsicólogo
  • Terapeuta ocupacional,
  • Fisioterapeuta
  • Psicomotricista infantil.

É muito importante evitar comparações com outras crianças, pois cada uma tem seu próprio repertório e ambiente de estimulação.

Por isso que, conhecer esses marcos, é possível proporcionar um ambiente rico em estímulos a fim de promover o desenvolvimento psicomotor, por meio de brincadeiras, brinquedos apropriados, atividades lúdicas, sensoriais, inúmeras oportunidades para explorar e interagir com o ambiente.

A arte no Desenvolvimento infantil

O brincar é uma parte fundamental do desenvolvimento psicomotor.

As brincadeiras ajudam as crianças a desenvolverem suas habilidades motoras, bem como a criatividade, resolução de problemas, as habilidades sociais, suas ideias e percepções.

Observar o comportamento e as conquistas do seu filho é uma maneira essencial de acompanhar o desenvolvimento psicomotor. Isso permite detectar possíveis atrasos ou áreas que precisam de apoio adicional.

Como o desenvolvimento psicomotor está intimamente ligado ao desenvolvimento emocional, devo reforçar que a mães é que fornecem um ambiente seguro, amoroso e encorajador ajudando seus filhos a desenvolverem a confiança e a autoestima necessárias para explorar seu ambiente e alcançar esses marcos importantes!

Ao concluir o tema sobre o que as mães precisam saber AGORA sobre o desenvolvimento psicomotor dos seus filhos, faz-se necessário trazer o modelo de divisão do desenvolvimento psicomotor sobre a perspectiva do educador Jean Piaget.

Um autor amplamente conhecido e referenciado nessa área, cujas teorias continuam influenciando significativamente no campo do desenvolvimento infantil.

Piaget propôs estágios do desenvolvimento cognitivo que também podem ser relacionados ao desenvolvimento psicomotor. Seus estágios são:

Estágio Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos):

Durante essa fase a criança explora o mundo por meio dos sentidos e das ações motoras.

Ela irá desenvolver habilidades motoras como, alcançar, agarrar e engatinhar, enquanto também começa a desenvolver noções de causalidade e permanência de objetos.

No Estágio Pré-operacional, Piaget subdivide em Articulado e Intuitivo.

No Pré-operacional Intuitivo, suas habilidades motoras continuam a se desenvolver, permitindo que a criança se envolva em atividades mais complexas.

Ela começa a usar o pensamento simbólico e a linguagem de forma mais elaborada, mas seu pensamento é principalmente baseado em percepções imediatas e ainda não é lógico ou reversível.

Já no Estágio Pré-operacional Articulado (dos 4 aos 7 anos), a criança avança em sua capacidade de usar o pensamento simbólico e a linguagem.

Nesta fase, ela começa a desenvolver habilidades de classificação, seriação e compreensão de relações espaciais.

No entanto, o pensamento ainda se mantém egocêntrico, e a criança tem dificuldade em compreender pontos de vista diferentes ao seu.

Chegando ao Estágio Operatório Concreto (dos 7 aos 11 anos), a criança desenvolve habilidades de pensamento lógico e começa a entender conceitos de conservação, reversibilidade e relações causais.

Ela é capaz de pensar de forma mais sistemática e lógica sobre objetos e eventos concretos, mas ainda tem dificuldade em lidar com ideias abstratas.

Somente no Estágio do Pensamento Formal (a partir dos 11 anos), a capacidade de pensar de forma lógica e abstrata se desenvolve ainda mais e a criança é capaz de raciocinar hipoteticamente, refletir sobre possibilidades futuras e formar conceitos abstratos.

Ela pode se envolver em pensamentos críticos e questionar ideias estabelecidas.

Novamente é importante ressaltar que essas idades são aproximadas e podem variar de uma criança para outra.

Além disso, o desenvolvimento cognitivo não ocorre de forma linear, e as habilidades de um estágio podem se sobrepor aos estágios anteriores à medida que a criança progride.

Essa divisão em estágios serve de apoio para a compreensão das mudanças no pensamento e no raciocínio da criança ao longo do tempo.

Há outros modelos de divisão do desenvolvimento psicomotor propostos por diferentes autores, onde trarão suas próprias subdivisões para descreverem as principais etapas do desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional da criança.

Escolhi Piaget por eu ter uma maior afinidade com sua teoria e pensamento.

Se houver preocupações significativas sobre o desenvolvimento psicomotor do seu filho, é importante buscar orientação profissional.

A intervenção precoce pode fazer uma diferença significativa na superação de desafios e no desenvolvimento saudável da criança.

Lembrando que, embora seja importante ter esse conhecimento sobre o desenvolvimento psicomotor, é sempre recomendável buscar profissionais especializados.

Esses profissionais podem realizar avaliações específicas e fornecer orientações pontuais, suporte especializado e intervenções adequadas, se necessário, para o desenvolvimento de seu(sua) filho(a).

No próximo texto, abordaremos brincadeiras para serem realizadas a cada etapa do desenvolvimento psicomotor!

Acompanhe!

Por Adriana Luchin

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