5 IDEIAS PARA PAIS E FILHOS

Vem descobrir as ideias que irão auxiliar pais e filhos durante o período de recolhimento.

As crianças estão sem escola e de certa forma obrigadas a ficarem dentro de casa, com isso, tende a mudar de humor e ficarem entediadas ou sem ânimo para realizar algumas atividades.

Pensando neste cenário tragos algumas dicas para auxiliar os pais neste período.

1- Crie uma rotina – A rotina possibilita

Cria um auxílio visual para colocar a rotina em prática.

Você pode montar com a criança num papel, cartolina ou usar um quadro com imas.  

Usa a criatividade e faça um quadro bem atrativo para a criança, com imagens e cores.

Estabeleça com horários pré-definidos e tempo para cada atividade.

Comece com a hora de acordar, café da manhã, rotina das matérias da escola, lanche, hora da brincadeira.

Caso os pais precisem sair para trabalhar, mencione os horários em que a criança vai estudar ou se divertir sozinha e também os horários em que ela vai estar com você.

Busque montar o que farão juntos e o que elas conseguem realizar sozinha.

As crianças se beneficiam de rotina, elas gostam de saber o que vai acontecer, assim elas encontram segurança e tranquilidade, no entanto, é importante frisar que a rotina não precisa ser rígida, ela pode e deve ser flexibilizada.

Por isso, a importância de deixar as ideias fluírem e planejar uma boa rotina.

5 dicas para auxiliar seu filho nas tarefas de casa

2- Cria momento para a leitura

Permita o seu filho ver você ler.

A criança se espelha no seu comportamento e ver você em casa com um livro na mão vai chamar a atenção. Depois disso você pode chamar a criança para ler com você. Cada um ler uma frase desenvolve a interação, ler ao mesmo tempo ajuda a desenvolver entonação, pontuação e timing.

Leia com o seu filho em qualquer situação, assim a criança associa o livro com uma memória positiva, com um momento de intimidade entre vocês e cria interesse pela leitura fica muito mais fácil.

Caso a criança não leia, só te ouvir você lendo já é um estimulo para ela.

3- Permita a criança descobrir o prazer de ser solitário

Este é um bom momento para deixar a criança pintar e desenhar à vontade, mas o que fazer com tanta arte espalhada pela casa?

Incentive o seu filho a fazer desenhos e cartões para as pessoas que não podem receber visitas nos asilos, ou para as crianças que vivem em orfanatos. Caso tenha vizinhos idosos coloque os desenhos nos portões ou nas portas.

Aproveita o tempo em casa e separar brinquedos e livros em bom estado que não são mais usados e enviá-los para outras crianças que também estão em casa. Assim todo mundo vai ter coisas novas para se divertir nesse período de recolhimento.

4- Descobre ou redescobre brincadeiras

Acione a imaginação das crianças e coloque esses pequenos pensantes para trabalhar. Explore bastante as ideias deles!

A dica é desenvolver seu próprio jogo de tabuleiro. Eles têm que pensar nas regras do jogo, em cada casa do tabuleiro, em quantos jogadores podem brincar a cada vez. A diversão é infinita.

Após do jogo pensado é hora da ação: muito papel, caneta, lápis de cor, cola, liberdade e criatividade. Fazer o jogo é quase tão divertido quanto brincar com ele depois!

5- Faça bom uso da internet

Com o recolhimento vieram também a boa iniciativa de muitas empresas: livros online gratuitos ou quase gratuitos, cursos de pintura grátis, canais de experiências caseiras no YouTube, a lista é extensa!

Você como pai ou mãe é responsável pelo que o seu filho vê no computador, mas pode fazer uma seleção para a semana e deixar a lista prontinha pra uso. Discuta com a criança quais as coisas que ela gostaria de aprender e deixe ela participar do processo.

Aproveite esse momento para descobrir e redescobrir o prazer de compartilhar ideias com o seu filho.

Essa é uma excelente oportunidade para estimulá-lo com atividades que sejam produtivas e educativas, ao mesmo tempo que são focadas no que ele gosta. Converse com seu filho e escute o que ele tem a dizer.

Por Eanes Moreira

www.descobrindocriancas.com.br

Deixe um comentário

Sair da versão mobile