Deixe a comida do seu filho mais atraente

Muita gente acredita que não se devem usar temperos na comida das crianças porque julgam que deixam um sabor muito forte, mas isso não é verdade.

É claro que estou falando dos temperos naturais, como alecrim, cebolinha, manjericão e companhia. Além de não haver contraindicação de uso, os temperos naturais possuem uma infinidade de propriedades medicinais, agregam valor nutricional e ampliam a experiência sensorial da alimentação.

Para aprimorar ainda mais esta experiência é indicado que a família monte uma pequena horta em casa, pois os temperos não precisam de muito espaço para se desenvolver. Assim você pode colocar o tempero na comida e mostrar para seu filho como aquela planta que ele cuida e vê crescer faz melhorar o sabor dos alimentos.

http://descobrindocriancas.com.br/2017/10/30/nao-vamos-brincar-com-a-obesidade-infantil/

Além de a comida ficar saborosa, também fica mais saudável, pois os temperos naturais são potentes antioxidantes capazes de favorecer a digestão, melhorar a memória, ser expectorante, ajudar em problemas respiratórios, possuir ação anti-inflamatória e anticancerígena.

Dicas de temperos deliciosos para as crianças:

  • A folha de louro é muito conhecida pelo uso em feijão, também vai bem em ensopados e carnes assadas. Em geral uma folha de louro basta para conferir sabor e ela deve ser adicionado no início do preparo, pois libera aromas bem lentamente, e ser retirada antes de servir.
  • O alecrim deve ser usado com cautela para não sobressair muito no resultado do prato. Além das folhas, ramos inteiros podem ser adicionados no preparo e retirados antes de servir. Combina com carnes e legumes assados, especialmente batatas.
  • O manjericão é extremamente aromático, de sabor suave e deve ser usado preferencialmente fresco e adicionado no final do preparo. Complementa pratos que levam cebola, orégano, alho ou azeite e combina muito com tomate e omeletes.
  • A cebolinha verde cortada em pequenas rodelas deve ser adicionada no final do preparo e é ótima para decoração de pratos. Pode ser usada em saladas, omelete, sopa, molhos e arroz.
  • O acafrão da terra é derivado de uma raiz de cor forte alaranjada e possui sabor forte. Normalmente é utilizado o pó, adicionado no final do preparo em arroz, peixes, frutos do mar, frango, sopas e molhos.
  • A canela pode ser utilizada no preparo de alguns pratos salgados, mas costumamos usar em preparações doces. Pode ser adicionada na banana ou na maçã, e até em bolo e mingau.
  • O gengibre possui sabor picante e marcante; deve ser utilizado em pequenas lascas da raiz, ralado ou em pó. Pode servir para aromatizar carnes ensopadas, peixes e frutos do mar, sucos, legumes e risotos. Para que se mantenha o princípio ativo, o ideal é ralar na hora do preparo.

 

As crianças podem criar um paladar diversificado e para ajudá-los basta dar oportunidade. Eles devem comer comida gostosa, refogada, temperada, com sabores variados e cores diversas. Usem os temperos naturais sem medo, sejam ousados, descubram combinações e ganhem sabor e saúde!

Por Angélica Ribeiro.
Capa: freepik

1 comentário em “Deixe a comida do seu filho mais atraente”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile