Uma mãe com dúvida enviou a pergunta para o blog: “Meu filho não fala porque tem preguiça? A dúvida dessa mãe é mito ou verdade?
A comunicação é algo que se desenvolve naturalmente, a interação com o meio em que vive e inter-relação com o outro, faz como que se desenvolva cada vez mais com maior habilidade a comunicação oral.
A capacidade de fala é um ato muito complexo, diferenciar todas as estruturas silábicas, articulações de sons envolvem áreas diversas do cérebro. Diante de tal complexidade não podemos rotular a criança como preguiçosa para falar! Devemos sim, ficar atentos aos sinais que a criança vem demonstrando, seja de dificuldade articulatória, compreensão ou até mesmo falta de necessidade para se comunicar.
A fala e a linguagem recebem influencias sociais, e por esta razão devemos considerar os aspectos biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais do indivíduo ao avaliarmos a sua comunicação e a sua linguagem. Deve-se considerar o meio onde a criança está inserida para que possam ser medidas suas habilidades e inabilidades.
O meio em que a criança vive e consequentemente os pais exercem papel fundamental na hora de estimular a criança. Conversar bastante com ela, desde pequena, faz com que ela queira imitar e acaba facilitando o processo de desenvolvimento da fala e linguagem. Porém quando a criança não é estimulada a falar pelos pais ou cuidadores ou quando a criança recebe tudo o que deseja sem que precise expressar oralmente esse desejo, não há a necessidade de comunicação, gerando desta forma atraso no desenvolvimento da fala.
Por isso, é indicado investigar as causas para uma dificuldade, atraso ou distúrbio Para que se possa elucidar o que está ocorrendo, ao invés de rotular a criança como “preguiçosa”. A criança que não fala nada aos dois anos, por exemplo, está mostrando uma diferença no desenvolvimento normal da comunicação humana e deve ser observada por especialistas.
Por Roberta Ceron.
Capa: Pixaboy.
Muito válido essa explicação, com certeza essa dúvida ocorre em muitas famílias que por falta de conhecimento sobre o assunto, muitas vezes acaba não procurando um especialista, o que pode agravar a situação da criança com o passar do tempo.
Parabéns pelo artigo !
Oi Kali
Obrigada pela leitura e comentário. Tens razão é muito importante estar atento ao desenvolvimento da criança e procurar os profissionais responsáveis, ao observar atrasado do desenvolvimento da fala.
Um abraço
Roberta Ceron