Você conhece o fenômeno bullying?

Após uma tragédia em um colégio no município de Goiânia, venho conversar com você sobre o fenômeno bullying. Um adolescente levou uma arma para escola, com o objetivo de se defender do bullying cometidos pelos dos colegas.

É importante frisar que são dados trazidos pela impressa, não conheci nenhum dos personagens da tragédia. Pensando no tema, trago algumas informações necessárias sobre o fenômeno Bullying

O Bullying não é um fenômeno recente, ele é tão antigo quanto à própria instituição denominada escola. No entanto, o tema passou a ser objeto de estudo científico apenas no inicio dos anos 70 e vem crescendo tanto os  estudos quantos as ações do comportamento. Tudo começou na Suécia, onde grande parte da sociedade demonstrou preocupação com a violência entre estudantes e suas consequências no âmbito escolar, em pouco tempo, a mesmo onde contagiou todos os demais países.

A palavra bullying é de origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentes no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos destacas as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores.

ATENÇÃO: Pais e professores devem estar atentos a vários aspectos comportamentais das crianças e dos adolescentes, considerando os possíveis papéis que cada um deles pode desempenhar na situação de bullying escolar.

Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying.

Verbal: Insultar, ofender, xingar, fazer gozações, colocar apelidos pejorativos, fazer piadas ofensivas e zoar.

Físico e material: bater, chutar, espancar, empurrar, ferir beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima e atirar objetivos contra as vitimas.

Psicológico e moral: irritar, humilhar e ridicularizar, excluir, isolar, ignorar, desprezar ou fazer pouco caso, discriminar, aterrorizar e ameaçar, chantagear e intimidar, tiranizar, dominar, perseguir, difamar, passar bilhetes e desenhos entre os colegas de caráter ofensivo e fazer intrigas, fofocas ou mexericos (mais comum entre as meninas)

Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying.

 Os protagonistas do bullying –  As vitimas

Típicas: são alunos que apresentam pouca habilidade de socialização. Em geral são tímidas ou reservadas, não conseguem reagir aos comportamentos provocadores e agressivos dirigidos contra elas. Normalmente são mais frágeis fisicamente, ou apresenta alguma marca que as destaca da maioria dos alunos: são gordinhas ou magras demais, altas ou baixas demais; usam óculos; são deficientes físicos; apresentam sardas ou manchas na pele, orelhas ou nariz um pouco mais destacados; usam roupas fora de moda; são de raça, credo, condição socioeconômica ou orientação sexual diferente.

Provocadoras: são aquelas capazes de insultar em seus colegas reações agressivas contra si mesmos. No entanto não conseguem responder aos revides de forma satisfatória. Elas, em geral, discutem ou brigam quando são atacas ou insultadas. Neste grupo geralmente encontramos as crianças ou adolescentes hiperativos e impulsivos e/ou imaturos, que criam, sem intenção explícita, um ambiente tenso na escola.

Agressoras: são aquelas que reproduz os maus-tratos sofridos como forma de compensação, ou seja, ela procura outra vítima, ainda mais frágil e vulnerável, e comente contra esta todas as agressões sofridas, tornando um ciclo vicioso.

Comportamento no ambiente escolar

  • No recreio, encontram-se frequentemente isoladas.
  • Na sala de aula, apresentam postura comprimida, tristes, deprimidas ou aflitas.
  • Nas atividades ou jogos em grupo, sempre são as ultimas a serem escolhidas. Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares.
  • Ocasionalmente apresentam hematomas, arranhões, cortes, ferimentos, roupas danificas ou rasgadas.
  • Faltam frequentes às aulas.

Comportamento no ambiente doméstico

  • Proporcionam diversas desculpas, até mesmo sintomas de doenças físicas, com a finalidade de faltar às aulas.
  • Apresentam-se irritadas, ansiosas, tristes ou deprimidas.

Na maioria das vezes não tem amigos ou bem poucos

Os protagonistas do bullying escolar: Os agressores

Possuem em sua personalidade traços de desrespeito e maldade e, na maioria das vezes essas características estão associadas a um perigoso poder de liderança que, em geral, é obtido ou legitimado através de força física ou de intenso assédio psicológico. O agressor pode agir sozinho ou em grupo. Apresentam, desde muito cedo, aversão às normas, não aceitam serem contrariados ou frustrados, geralmente estão envolvido em atos de pequenos delitos, como furtos, roubos ou vandalismo, com destruição do patrimônio público ou privado. Os Agressores podem ser de ambos os sexos.

A afetividade deficitária (parcial ou total) pode ter origem em lares desestruturados ou no próprio temperamento do jovem.

Segue alguns traços dos agressores que são genuinamente malvados e que podem ser identificados, ainda precocemente, por meio de um histórico de vida repleto de condutas.

  • Mentiras constantes.
  • Crueldade com animais, irmãos e coleguinhas.
  • Comportamento desafiador diante de figuras de autoridade, com pais e professores.
  • Falta de responsabilidade.
  • Acessos de fúria.
  • Insensibilidade, ausência de culpa e remorso.
  • Falta de constrangimento, quando pego em flagrante.
  • Fugas de casa ou da escola.
  • Violação de regras de forma amplas.
  • Participação em fraudes.
  • Uso precoce de drogas.
  • Sexualidade precoce e exacerbada.
  • Atos de vandalismo.
  • Nítida tendência de manipular fatos e pessoas.
  • Em alguns casos poderão se tonar psicopatas na vida adulta.

Comportamento no ambiente escolar

  • Começam com brincadeiras de mau gosto, que rapidamente evoluem para gozações, risos provocativos, hostis e desdenhosos.
  • Colocam apelidos pejorativos e ridicularizantes, com explicito propósito maldoso.
  • Insultam, difamam, ameaçam, constrangem e menosprezam alguns alunos.
  • Fazem ameaças diretas ou indiretas, dão ordens, dominam e subjugam seus colegas.
  • Perturbam e intimidam, utilizando-se de empurrões, socos, pontapés, tapas, beliscões, puxada de cabelos ou de roupas.
  • Estão sempre envolvidos em desentendimentos e discussões entre alunos, ou entre alunos e professores.
  • Pegam materiais escolares, dinheiro, lanches e quaisquer pertences de outros estudantes sem consentimento.

Os protagonistas do bullying escolar: Os Espectadores

São aqueles alunos que testemunham as ações dos agressores contra as vítimas, mas não tomam qualquer atitude em relação a isso: não saem em defesa do agredido, em alguns casos se juntam aos agressores.

  • Passivos: assume a postura por medo absoluto de se tornarem a próxima vítima.
  • Ativos: apesar de não participarem ativamente dos ataques contra as vítimas, manifestam “apoio moral” aos agressores.
  • Neutros: não demonstram sensibilidade pelas situações de bullying que presenciam.

Portanto, é preciso ficar vigilantes as Consequências psíquicas e comportamentais do bullying.  A prática do bullying pode agravar um problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos ou comportamentos que muitas vezes trazem prejuízos irreversíveis. Dentre eles temos: Transtorno de conduta, depressão, Transtorno de Estresse Pós-traumático. Ser vitimas do bulliy pode levar ao suicídio e ao homicídio.


Artigo por: Eanes Moreira.
Imagem de Capa: Strockvault.

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