Toda criança faz xixi na cama. Mas até que idade?

Enurese noturna é o nome dado para o esvaziamento da bexiga durante o sono, ou seja, fazer xixi na cama. O controle urinário é adquirido com o tempo e após o nascimento. Tanto que existe a necessidade do uso da fralda. A criança tende a adquirir o controle do xixi durante o dia por volta dos dois anos de idade, mas pode continuar fazendo xixi na cama até os cinco anos, sem que isso seja motivo de preocupação. É recomendado buscar ajuda médica e investigar as razões após os sete anos. Antes disso só se o problema tiver afligindo sobremaneira a família ou a própria criança.

As possíveis causas para enurese noturna são alterações na produção de um hormônio chamado vasopressina, também conhecido como hormônio antidiurético (ADH); distúrbios do sono; retardo no desenvolvimento neuropsicomotor; fatores hereditários; e instabilidade vesical.

O tratamento será norteado pela causa, e inclui aconselhamento, diminuição da ingesta de líquidos três horas antes da criança dormir, evitar alimentos irritativos (café, chocolate, refrigerantes, frutas cítricas), evitar uma dieta rica em sódio (alimentos industrializados), motivar a criança a esvaziar a bexiga antes de deitar para dormir.

Um dos profissionais que acompanha a criança e contribui significativamente no tratamento é o fisioterapeuta, que ao se especializar nos distúrbios miccionais (urinários), consegue direcionar ajustes de comportamento e estilo de vida da criança e dos pais visando sanar o problema, além de investigar e tratar possíveis disfunções nos músculos do aparelho genitourinário que podem estar ligadas a enurese noturna.

Frequentemente a criança pode apresentar desordens emocionais em virtude do problema ou ainda apresentar a enurese noturna devido a problemas que geram nela estresse emocional como, por exemplo, bullying, divórcio entre os pais, mudança de escola, dificuldade na aprendizagem. Nestes casos o acompanhamento psicológico é fundamental.


Fisioterapeuta Pelvica

Deixe um comentário