PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e vai até os 5 anos.

O que se espera ser trabalhado no processo de aprendizagem da educação infantil.

O que é chamado de Creche atende crianças de 0 a 3 anos e a matricula é opcional, já na Pré-escola, crianças de 4 a 5 anos, a matrícula se torna obrigatória.

Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança nos aspectos psicológico, físico, social e intelectual, ajudando o que a comunidade e a família vem ensinando para a criança.

Sendo assim, muitas pesquisas comprovam a importância da Educação Infantil, pois as crianças que frequentam essa primeira etapa da educação, têm melhor desempenho durante sua vida escolar, devido ao fato de se trabalhar integralmente o desenvolvimento da criança.

Na Educação Infantil não falamos “alunos”, mas sim “crianças” e o que se espera dessa etapa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é que a criança aprenda de forma lúdica, através das interações e brincadeiras com o outro.

Letramento na Educação Infantil

Que as experiências propostas para essa etapa, trabalhem as motricidades ampla e fina, a capacidade de foco e concentração, a percepção e também proporcionar a ampliação das interações sociais, das capacidades linguísticas da criança e o senso moral e ético.

Assim, a Educação Infantil não deve ser tratada apenas como uma solução para os pais que precisam trabalhar e não podem cuidar dos filhos, a escola de Educação Infantil não é um local para “deixar” a criança enquanto os pais trabalham.

É um ambiente que vai além disso, que proporciona inúmeras experiências para cada criança. É um importante meio de desenvolvimento social e pessoal do indivíduo, que aprimora cada vez mais suas habilidades sociais, motoras e cognitivas.

Na Educação Infantil o cuidar e o educar são indissociáveis. O professor pode construir os saberes com as crianças durante a própria rotina, pois nessa etapa, o desenvolvimento não ocorre de maneira compartimentada, ocorre em todos os momentos.

A BNCC assegura 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças:

  • Participar
  • Conviver
  • Expressar
  • Explorar
  • Conhecer-se
  • Brincar

Dessa forma as crianças aprendem enquanto desempenham um papel ativo no ambiente escolar.

Esses direitos estão inseridos em campos de experiências pelos quais as crianças devem aprender e se desenvolver: O Eu, o outros e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Oralidade e escrita; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

E cada campo de experiência possui objetivos de aprendizagem para cada faixa etária e o que ela precisa dominar ao fim de cada ciclo da Educação Infantil, sendo organizados em três grupos: de 0 a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses.

A medida que a criança vai crescendo, as aprendizagens se tornam mais complexas, requerendo uma organização das experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.

Sendo assim, cita-se alguns exemplos do que se espera ser trabalhado no processo de aprendizagem, para além do que foi dito, para cada faixa etária da Educação Infantil.

Para crianças até 2 anos, se trabalhe a interação, permitindo a exploração de ambientes, com muita segurança, incentivar a interação com outros colegas e demais funcionários da escola e participar de momentos com outras turmas;

Texturas diversas;

Tamanhos e formas com objetos do cotidiano da criança, permitindo observar se é grande/pequeno, redondo ou não, etc.;

Coordenação motora através de brincadeiras dirigidas e circuitos com obstáculos;

Partes do corpo e os sentidos, utilizando muito o espelho para esses momentos;

Proporcionar o contato com a natureza;

Linguagem sonora, com sons do ambiente e diferentes instrumentos, confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis;

Linguagem escrita disponibilizar livros de texturas diversas e muita contação de história para as crianças.

De 2 a 3 anos, interação com seus pares;

Autonomia em diversos momentos, um bom momento para isso é a hora de guardar brinquedos;

Expressão oral com rodas de conversa, brincadeiras de roda, incentivar que se identifiquem-se pelos nomes;

Coordenação motora ampla e fina;

Jogo simbólico através da estimulação da imaginação e fantasia da criança;

Jogo de comandos, seguindo ordens simples, brincadeiras de mímicas;

Sensações que estimulem os cinco sentidos;

O contato com a natureza como a brincadeira na areia, terra, etc.

De 3 a 4 anos, diferentes tipos de gêneros musicais, deixar que a criança manuseie instrumentos musicais e objetos que possam produzir sons;

Desenhos e pinturas livres, diferentes tipos de materiais para produzirem suas artes;

Movimento com brincadeiras livres, circuitos motores, brincadeiras cantadas, etc.;

Leitura com materiais de diferentes gêneros textuais, durante a leitura de histórias enfatizar elementos como: cores, quantidades, etc.;

Letra inicial do nome da criança, crachá com o nome;

Habilidades manuais para ampliar a coordenação motora fina da criança, como manipular lápis, giz de cera, prendedor, pincel, rasgadura, recorte de revistas, etc.;

Linguagem matemática através da contagem oral, comparação, classificação de objetos, etc.;

Orientar as crianças para gerar ainda mais autonomia nos momentos de higiene bucal, de guardar seus pertences, etc.

De 4 a 5 anos, trabalhar a escrita para diferenciar letras, números e símbolos, produção de história coletiva oral com o professor como escriba, a grafia do nome, vogais;

Leitura de imagens em livros e gibis, ampliação de vocabulário e orientação temporal da história (começo, meio e fim);

Atividades que estimulem as habilidades manuais da criança para a ampliação da coordenação motora fina, como brincar com massinha, recorte e colagem e pinturas com diferentes instrumentos;

Desenhos e pinturas com desenhos dirigidos utilizando diversos materiais, apreciação de obras de arte;

Linguagem matemática trabalhar a simetria, relação número e quantidade, seriação, classificação, sequenciação e grafia dos números;

Jogos simbólicos e com regras como o jogo da velha, dama, etc.;

Identidade com o autorretrato, emoções e sentimentos, pesquisa sobre a origem do nome;

Movimento com circuitos motores, músicas com comandos, brincadeiras livres e direcionadas.

E por último de 5 a 6 anos, que é o último ano na Educação Infantil antes das crianças irem para a próxima etapa da Educação, o Ensino Fundamental aos 6 anos.

Nessa etapa, sugere-se que se trabalhe com as crianças a leitura com rimas, adivinhas, parlendas, trava-línguas, reconto de histórias, confeccionar um livro coletivo, diferentes gêneros textuais;

Na escrita sequência alfabética, letra inicial de objetos em sala, trabalhar com rótulos, revistas, encartes de mercado e a escrita espontânea;

Conceitos matemáticos com a grafia dos números, sequência numérica, relação número/quantidade, situações problema, ordem crescente/decrescente, seriação, sequenciação, classificação, etc.;

Jogos de regras e estratégias;

Desenho e pintura com diversos recursos, desenho em dupla, autorretrato e identificação do colega no desenho do outro;

Movimento com brincadeiras de comando, mímica, encaixe de peças, conhecer e identificar seus elementos corporais;

Habilidades manuais que estimule os dois hemisférios do cérebro ao mesmo tempo, como, por exemplo: mover dois objetos ao mesmo tempo um em cada mão seguindo diferentes traçados, contorno de objetos e manusear sucatas, massinha, argila, etc.;

Trabalhar meio ambiente com diferentes elementos naturais, como areia, terra, pedras, etc., atividades que abordem questões da natureza e sua preservação e tipos de moradia.

A avaliação na Educação Infantil é feita de forma contínua, observando a participação das crianças ao longo dos processos de aprendizagem e registrando esses momentos, que refletem cenas do cotidiano da criança na escola, ligados aos direitos de aprendizagem. Podem ser feitos através de relatórios, portfólios, fotografias, textos e desenhos.

Mas lembre-se, tudo isso não tem a intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças para qualquer outra etapa do ensino, visto que, na Educação Infantil a criança não “passa de ano” ou “reprova”.

Por fim, eis aqui um recado aos pais e educadores, a Educação Infantil não é um curso preparatório para o Ensino Fundamental.

Ela é a primeira etapa da Educação Básica e tem as suas próprias características e precisam ser respeitadas, além de respeitar as crianças e suas fases de desenvolvimento e o tempo de cada uma no processo de aprendizagem.

Por Erica Lacerda

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