A ARTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Venho com esse artigo trazer algumas reflexões e estudos sobre os aspectos positivos da arte no desenvolvimento infantil.

Diante da situação atual de pandemia, temos diversas preocupações e crianças integralmente em casa, pensando nisso vamos falar sobre a importância da arte no desenvolvimento.

A arte é uma das disciplinas fundamentais na educação infantil, e tem uma grande influência no desenvolvimento cognitivo e emocional das nossas crianças, a criação de desenhos, pinturas, e colagens  tem muito a ver com a plasticidade cerebral, quanto mais utilizamos o cérebro maior tende a ser a sua capacidade de desempenho e aprendizagem.

Estudos neurocientíficos recentes tem provado que a pratica através de expressões artísticas, é importante e indispensável para o desenvolvimento infantil e tem relação com as habilidades socioemocionais.

Alguns desses estudos mostram que a musica por exemplo está ligada a capacidade de raciocínio e habilidades com números, matemática, e como já sabemos a linguagem, expressão verbal e corporal também.

Quem não se recorda das atividades realizadas na primeira infância;

O nosso cérebro é o principal órgão de aprendizagem, e é na primeira infância que através de atividades de cunho artístico bem como, realização de pinturas, desenhos, atividades que envolvem dança e utilização de instrumentos musicais, que são fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Não podemos deixar de dar crédito, ao desenvolvimento socioemocional, e o impacto positivo que essas atividades quando são realizadas durante o período da primeira infância há uma grande concentração de estímulos em todos os sentidos, sejam eles: auditivos, sensoriais, motores e cognitivos.

Isso ocorre com a realização de atividades artísticas.

O contato com atividades artísticas em todo período da infância, amplia os nossos horizontes.

De acordo com os estudos de Psicologia do neurocientista e psicólogo Michael Gazanni, traz em relatos como a arte influência a cognição das crianças através de técnicas de Pet (sistema de imageamento cerebral).

Esse estudo de vários anos constatou que a observação de obras de arte gera a motivação e sustentava as ideias e estudos, ativa os neurotransmissores, e a atenção sustentada, formando diversas conexões no cérebro.

Descobrindo Crianças Através da Arte

A arte também auxiliam as crianças  com algumas  dificuldades que ocorrem durante o período da infância e adolescência, como os transtornos ansiosos, timidez, mutismo seletivo sentimentos negativos, e também algumas emoções primárias como, medo, raiva, e tristeza que fazem parte da constituição do ser humano, mas que nem todos conseguimos nos expressar.

Através da escrita, desenho e expressão corporal as crianças e jovens podem superar e entender seus problemas e dificuldades.

A arte além de um instrumento fundamental na psicologia infantil mostra um grande resultado em crianças e adolescentes com questões sociais e cognitivas.

Algumas dicas de como realizar essas atividades com os pequenos, afim de auxiliar no seu desenvolvimento:

Nesses dias de isolamento podem ser introduzidas algumas atividades artísticas muito simples e que podem ser desenvolvidas em casa, psiquicamente a arte é produtiva em qualquer idade, inclusive com os bebês, por exemplo:

  • cantar canções para os bebês favorece o desenvolvimento e é uma fonte de vinculo afetivo e estimula a inteligência emocional.
  • Para as crianças com idade superior temos a opção de ilustração, leitura, os livros nos permitem descobrir um mundo de coisas novas, sonhos, diversões, e criação de histórias.
  • O desenho e pintura, entre todas as questões citada auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina, escrita, ludicidade, criatividade e expressão de sentimentos sensações e emoções através de criações e maturidade psicológica.
  • Monte um programa de arte com as crianças e promovendo a criatividade livre de asas a sua imaginação. Separe uma variedade de materiais como, lápis, giz de cera, rolos de papel, papelão, tecidos, tintas, massa de modelar. Mamãe você vai ver como tem um artista em casa….
  • Realize algumas atividades com música e teatrinhos!

Através dessas atividades, promovemos a autonomia, encenação, abrindo portas para a criatividade, imaginação, expressão corporal melhorando nas questões de timidez, desempenho físico, flexibilidade e habilidades naturais como pular, correr, atividades que contribuem com seu desenvolvimento.

Todas as questões relacionadas a desenvolvimento infantil, habilidades naturais são importantes para o seu desenvolvimento físico saudável e o seu desenvolvimento socioemocional.

Os aspectos sociais e a interação com o outros e consigo mesmo assim como os aspectos criativos e sociais desenvolvidos na infância e que levamos para a adolescência e vida adulta, tem grande influência dos nossos processos criativos.

Ainda que a arte sozinha não seja considerada uma terapia em conjunto de habilidades e aspectos ela pode ser terapêutica através dos seus benéficos para o nosso desenvolvimento.

“A imaginação não se torna grande até que os seres humanos se tiverem a coragem e a força, a usem para criar.” Maria Montessori

Por Camila Alves

Capa: Categorias Geral, Psicologia

Deixe um comentário