As férias escolares chegaram, elas representam uma boa oportunidade dos pais e filhos passarem um tempo juntos, e nada impede que esse tempo seja de muita diversão e parceria. Há uma infinidade de coisas que eles podem fazer juntos, ir ao cinema, ir a parques ou clubes, brincarem de jogos de tabuleiro ou cartas, trocarem ideias, e porque não, cozinharem juntos?
Cozinhar é uma maneira de preencher o tempo de maneira prazerosa, feliz e que ainda ajude as crianças na percepção dos alimentos, do tempo de preparo e na qualidade da alimentação.
Uma das recomendações do Ministério da Saúde sobre os passos para alimentação saudável é desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias para que se diminua o consumo de alimentos ultraprocessados e aumente o de alimentos naturais.
Hoje em dia a nossa comida é embalada. É de fácil preparo e fácil acesso, porém rica em açucares e gorduras que podem trazer como consequências o desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, diabetes, hipertensão, alterações de colesterol, inclusive nas nossas crianças. Por isso a regra é desembalar menos e descascar mais.
As crianças aprendem muito mais quando colocam a mão na massa, então nada melhor do que passar um momento gostoso com seu filho preparando um bolo, um pão, o almoço ou até mesmo uma vitamina ou um suco. Deixe sujar, fazer bagunça e se divertir, mas sempre peça ajuda na hora da limpeza, para que eles aprendam desde cedo a organizar a cozinha.
As crianças podem ajudar a cortar os legumes com uma faca sem ponta, escolher o feijão, lavar o arroz, empanar bifes à milanesa, lavar as verduras, quebrar os ovos e pesar os ingredientes para bolos, fazer sanduíches para família inteira, arrumar a mesa de jantar.
Invista tempo para seu filho e para a saúde de sua família!