COMO AS CRIANÇAS VISUALIZAM AS FÉRIAS ESCOLARES

Aproveitando que estamos de férias, repostamos este texto de 2018 que traz muitas dicas para as férias escolares.

Chegou o momento do fim das aulas, notas entregues, retrospectiva do ano e as expectativas que as crianças criam de como serão suas férias.

É possível compreender como elas visualizam as férias escolares.

Com felicidade, com planos que envolvam e estimulem as suas relações interpessoais: familiares e dos amigos.

As crianças possuem poder de planejamento e execução de tais tarefas das férias,  conforme os anos passam e seu aparato cognitivo se desenvolve de forma plástica, é possível perceber que tais planos ficam mais complexos e com maiores detalhes.

Os pais por sua vez, acabam planejando a respeito de lugares ou planos para seus filhos, que acontecerão neste momento único.

Afinal, muitos responsáveis que trabalham fora, planejam férias no momento da pausa escolar de seus filhos, por ser um momento único de descontração e onde possa aproveitar um tempo de qualidade na companhia dos pequenos.

Porém, com estes planejamentos que acontecem às vezes no calor do momento, por exemplo, propor certas promessas de lugares ou parques de diversão e opções válidas, pode ser algo que não se mantenha na memória dos pais, mas se mantém na da criança, onde poderá criar expectativas e planos em base daquilo que foi dito pelo seu tutor.

Guarda compartilhada nas férias e datas comemorativas

E, então, quando a data finalmente chega, a criança lembrará aquele momento onde se citou que certo parque aquático faria parte da programação das férias.

E, sim, a criança conta com a presença de seus pais, e entende que férias é um momento onde a convivência com os pais será maior, afinal para ela é importante perceber que eles estejam apreciando sua presença ali, isso validará suas relações interpessoais.

E para os pais é importante que entendam a expectativa real que seu filho possui, pois a palavra de seus tutores é uma das que há maior confiança e por consequência, possibilidade de acontecer.

Por isso, é necessário perceber que eles visualizam as férias escolares como um momento de maior estímulo de suas habilidades sociais.

As crianças aguardarão para interação com os pilares de sua vida de uma forma que diferencie ambientes de sua rotina e do lazer, entendendo que há a necessidade de haver os dois momentos em sua vida.

Ou seja, o tempo para estudos e retenção de conteúdo escolar, e os momentos de descontração e descanso para que tais temáticas sejam transportadas para a memória de longo prazo.

Para os pais é desejável um planejamento prévio onde vise atividades que envolvam desenvolvimento psicomotor, memória, atenção, entre outros, hotéis-fazenda e lugares com praia, pode ser uma boa opção, ou para os responsáveis que não possuem condições de sair, criar atividades lúdicas, com cores vivas, para maior atenção da criança.

Pois assim, eles sentirão que as férias escolares serão um momento de descontração e aproximação com os pais/responsáveis, algo que a rotina escolar pode não proporcionar de uma forma tão fluída e descontraída.

“A criança é curiosa e imaginativa, está sempre experimentando o mundo e precisa explorar todas as possibilidades. Ela adquire experiência brincando. Participar de brincadeiras é uma excelente oportunidade para que a criança viva experiências queiram ajudá-la a amadurecer emocionalmente e aprender uma forma de convivência mais rica.” (MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.)

Não existe uma fórmula mágica da melhor maneira de uma criança desfrutar de suas férias escolares, porém o afeto e atenção neste e em todos os períodos, sempre será bem vindo em todas as etapas da vida infantil.

Concluindo, as férias escolares farão parte de um ciclo importante para a criança e para o seu desenvolvimento intra e interpessoal.

A criança  poderá reviver esses dias estimulando sua memória quando a atividade que envolve contar como foi este momento do ano é solicitada pelos professores.

Por Silvana Bernardo

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