Dia do nutricionista: você sabe a diferença entre alimentar e nutrir?
No próximo dia 31 de Agosto comemoramos “O Dia do Nutricionista”. Profissão em alta em tempos onde todos querem mais saúde e qualidade de vida.
Se você quiser conhecer mais sobre a história referente “O Dia do Nutricionista”, aqui no blog tem um texto muito bacana. Veja!
Pensando na importância deste dia, trago uma reflexão frente o alimentar e o nutrir.
O foco de profissionais, que como eu optaram pela carreira, é ajudar as pessoas na nutrição do organismo. E o que difere alimentar de nutrir o corpo?
Palavras com ideias tão parecidas, mas que não são sinônimas!
Alimentar-se significa ingerir alimentos de forma voluntária e consciente. Ou seja, como porque quero ou estou com
As escolhas alimentares dependem do hábito alimentar, de questões econômicas, religiosas, culturais, etc. Ou seja, é comer mesmo!
Nutrição, por outro lado, é um processo involuntário e inconsciente. É a mágica acontecendo dentro do nosso organismo.
São todos os processos fisiológicos que acontecem desde a ingestão dos alimentos até a excreção.
Através da nutrição todas as células do meu organismo recebem NUTRIENTES para seu funcionamento adequado e para a manutenção da vida.
O grande problema é que comemos tantas vezes ao dia, que podemos não nos dar conta da importância da nutrição. Não nos alimentamos com atenção plena muitas vezes.
A nutrição adequada é indispensável para o bom estado de saúde, em qualquer idade!
A formação, a manutenção e o perfeito funcionamento de todas as células do meu corpo, dependem de uma nutrição adequada. Nas crianças, a nutrição se faz ainda mais importante.
Imagine um organismo que vive fases de intenso crescimento e evolução, inclusive intelectual. Não faz sentido prezar pela correta nutrição e não só alimentação?
Além de contribuir para o correto funcionamento do nosso organismo, a nutrição adequada também pode prevenir diversas doenças.
A Ciência já demonstrou que muitas patologias como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer e tantas outras, podem ser prevenidas ou ter seu aparecimento retardado com uma nutrição adequada.
Sabemos que mudar os hábitos alimentares na vida adulta, nem sempre é uma missão fácil.
Assim, cada vez mais se faz presente a importância da formação de hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros dias de vida.
Isso porque as crianças normalmente são desprovidas de preconceito com novos alimentos, especialmente na época de introdução alimentar.
Assim, deixar as crianças explorarem os diferentes alimentos, texturas, cores e aromas é um passo importante.
Para nutrir adequadamente o nosso corpo é importante lembrar também que não existe alimento vilão ou mocinho.
O segredo é combinar alimentos diferentes, com variedades no cardápio e quantidades adequadas.
Quanto mais colorido for o prato, mais nutrido meu corpo ficará. Todos os dias! Isso é criação de hábito alimentar saudável que falei acima.
Agora vou deixar um convite: que tal se aventurar na cozinha com seus filhos e preparar algo colorido e nutritivo? Vale algo simples, como uma salada de frutas ou um sanduíche natural.
Tenho certeza que as crianças vão amar a experiência e conexão com a comida, e o entendimento da importância de nutrir o corpo vai aumentar.
Atitude muito mais saudável do que se alimentar com uma comida “empacotada”, não?
Para te animar, vou sugerir uma receita fácil, linda e super nutritiva. Chame as crianças e divirta-se!
PICOLÉ DE IOGURTE COM MORANGO
INGREDIENTES
1 pote e meio de iogurte natural (iogurte de VERDADE, sem açúcar)
1 colher de sopa (cheia) de um bom mel
8 morangos grandes
MODO DE PREPARO
Pique os morangos em tamanho bem pequeno.
Coloque a fruta no fundo das forminhas de picolé. Misture o iogurte com o mel até conseguir um creme uniforme e disponha na sequência nas forminhas.
Leve ao freezer por 3-4 horas ou até congelar.
Aproveito para desejar um Feliz dia do Nutricionista!
Por Fabiana Jarussi
Capa: Free Pink