LÍNGUA INGLESA E SUAS DESCOBERTAS

A língua inglesa vive entre nós. Vemos ela por toda parte e todos os dias: “Pet Shop”, “Apple” e “Shopping”, são só alguns dos exemplos.

Mesmo assim, a língua inglesa no Brasil, não é tão incentivada. Seja por medo ou por pensarmos que é difícil. Ou mesmo pelo o pensamento:

“Nunca vou precisar disso”.

Mas existem inúmeras vantagens em aprender Inglês.

Aprendendo a língua inglesa você desenvolve sua habilidade de ser multitarefa. Ajuda a manter o foco, se tornar mais criativo e fortalece a memória, além, de melhorar a tomada de decisões.

E o contato com a língua inglesa desde pequeno amplia todas as vantagens. E pode trazer experiências incríveis.

Por tanto, vou contar um pouco da minha experiência com o inglês.

Desde pequena, tendo contato com o inglês por conta do meu pai que sempre morou fora do Brasil, me fez descobrir muito mais que as vantagens do idioma.

Além de ter tido contato com pessoas de várias partes do mundo. Ter tentado explicar o que era um pão de queijo para uma ucraniana, me abriu os olhos para um mundo redecorado pela língua inglesa.

Me fez ser professora.

Trabalho como professora de Inglês. Minha especialidade, onde trabalho, é alfabetização infantil na língua inglesa. Depois trabalho com pré-adolescentes e com adolescentes e, por fim, adultos.

Adianto que não é um trabalho fácil e cada pessoa é diferente.

Minha turma de alunos mais novos, dos 4 aos 6 anos, é composta por alunos completamente diferentes.

Alguns são mais apegados aos pais e, no momento em que os pais se despedem, já começam a chorar e sentir saudades de casa.

Já outros querem brincar, assistir filmes ou desenhos. Outros desenhar.

No começo achei que seria impossível.

Pensava todos os dias “é impossível controlar essas crianças”.

Foi então que me dei conta de que estava pensando da maneira errada.

Não se tratava de controlar as crianças, mas sim de entender, participar, brincar junto a elas e fazer parte.

Educação Infantil

É como ser a criança mais velha da turma, da qual as mais novas precisam escutar e seguir.

A melhor parte das minhas aulas é como eu posso, e devo, aplicar o lúdico em tudo.

Estou sempre buscando novas formas, mesmo com os adultos. Para que tudo se torne divertido, imaginativo, mas acima de tudo, produtivo.

O real objetivo é que os alunos aprendam a língua inglesa.

Mas cada um vai levar o seu tempo e irá entender e aprender conforme sua própria personalidade.

Com as crianças, principalmente, eu aprendi que a melhor abordagem era aprender brincando.

Então nós, eu e as crianças, montamos um tapete colorido por toda a sala e cada uma precisa dizer a “color” antes de encaixar seu bloco no tapete.

Também criamos “acordos”, para não dizer regras.

Escrevi com eles, em um papel, com letras coloridas, de acordo com a cor favorita de cada aluno.

E assim os acordos ficam grudados ao lado do quadro para que eles sempre possam ver o que combinamos.

Fazemos muitas brincadeiras, sempre visando aprender a língua inglesa. Claro que as crianças tem as suas favoritas.

Mas é importante ter uma rotina e ter apoio visual na hora de aprender coisas novas; vocabulários, frases, letras e, na alfabetização inglesa, sons.

Então uso sempre “Flashcards” e quando não tem algum pronto, eu mesma desenho e plastifico. Assim cada criança pode levar um para casa e mostrar aos pais.

Serve também para que os alunos mostrem aos pais o que aprenderam na aula e cria um vínculo maior de confiança entre os pais, a escola, os alunos e o professor.

Também há músicas e aquecimentos em cada aula. Tudo tornando a língua inglesa mais natural e familiar.

Contar histórias é uma das coisas mais importantes também. Cada aula é como um tema novo. Uma nova história a ser contada.

Então precisa de um clima, de uma entrada: “O que vamos encontrar? Aonde estamos indo?”.

Da participação do aluno: “Quais serão as aventuras de vocês?”

O lúdico e as histórias despertam a curiosidade no aluno e é ali que ganhamos ele para o aprendizado da língua inglesa.

As vezes até me visto como pirata, trago acessórios para os alunos também. Preparo todo o cenário da aula para ser de acordo com o tema da história do dia.

Precisamos sempre de um plano “A. B e C” e, as vezes, até um “D”. Com as crianças tudo é possível.

Se um aluno chora, é hora de sentar ao lado e conversar. Mostrar que o ambiente é seguro, que ele faz parte da turma e pode se divertir com todos os outros.

Um dos acordos é de que somos um time e ninguém é deixado para trás nas brincadeiras e atividades.

Pouco a pouco vai chegando o momento em que eles já conseguem ler sozinhos, mesmo tão pequenos e chegando a formular frases sozinhos. Esta é a melhor parte para mim.

Na hora das atividades eles pedem ajuda, há comandos em Inglês para isto. As plaquinhas escritas “Teacher Help!”.

Também pedem ajuda aos colegas, são um time, afinal.

Claro que há os alunos com um nível diferente de desenvolvimento em relação aos outros.

Minha parte é não deixar nenhum aluno se sentir menor ou excluído por conta disto. Cada um tem seu próprio tempo para aprender.

As aulas com as crianças são maravilhosas. Elas querem ser ouvidas, contarem do dia delas, dos brinquedos, da escola. Então todos temos que estar lá para ouvir.

Para mim, de forma bem pessoal, é mágico quando eles começam a ler e falar em inglês. Mostra uma evolução tão linda e especial que não consigo ainda colocar em palavras.

Muitas dificuldades que encontro dando aula para outras idades, as crianças me mostram a solução sem ao menos saberem.

Eles enxergam o mundo de outra forma. Alguns acreditam em unicórnios e outros juram que unicórnios não existem, mas que o Homem de Ferro sim.

“Ah existe sim, Teacher, ele é inteligente e fez a própria armadura”.

Nas minhas aulas eu busco coisas das realidades deles para a sala de aula.

As aulas com as crianças são mágicas e muito especiais.

E, são sempre divertidas. Elas me ensinam a rir de tudo. E ser verdadeira, na minha opinião, ser verdadeiro é a chave para uma aula de verdade.

Uma das minhas alunas de 7 anos estava aprendendo sobre as cores e a mãe dela comprou tintas coloridas. Ela chegou na aula seguinte com o cabelo todo colorido e disse: “Olha teacher, meu cabelo tá rainbow”.

E foi, de fato, inesquecível. A língua inglesa fora da sala de aula direto para as casas e famílias.

Com os adolescentes a parte lúdica já é com outra abordagem.

Especialmente no ritmo que o ensino regular e o mundo ao redor está sempre correndo. A ansiedade é algo que tenho reparado de forma muito precoce.

O medo de errar é grande, medo de passar vergonha, medo de não ser capaz.

Então falar a linguagem dos adolescentes é muito importante na hora da aula.

Saber do que eles gostam, quais jogos estão jogando. Quais livros estão lendo. Séries e filmes. 

Preciso estar lá e mais do que mostrar que me importo com eles, eu tenho que realmente me importar.

Eles querem ser ouvidos também. Então eu ouço.

É preciso impor limites entre ser amigo e ser a professora.

É muito importante para não perder o controle da sala de aula e perder eles na missão de aprender e alcançar seus sonhos e objetivos através da língua inglesa.

Gosto e quero que eles saibam que qualquer coisa que eles desejem podem ser alcançadas.

Mas há passos que não podem ser ignorados. A aula precisa ser dada e a língua inglesa aprendida. 

Então é preciso manter a calma e não levar nada para o pessoal.

São adolescentes, passando por muitas mudanças. A própria anatomia do cérebro deles está em constante mudança.

O mundo ao redor deles está sempre mudando.

É importante saberem que a sala de aula é um lugar seguro para cometerem erros.

Saberem que podem cair e então cairemos todos juntos, mas logo iremos aprender a nos levantar e tudo será resolvido e eles irão acertar quando chegar a hora.

Com os adultos é ainda mais difícil a parte lúdica e divertida, mas ainda há como conseguir extrair a criança interior dentro de cada um.

Seja jogando um “word ping-pong”. Ou um bingo.

Tudo no meu trabalho tem que ser adaptado e personalizado para cada um.

É bem trabalhoso e cansativo, mas quando chega no final da aula e todos estão sorrindo eu sei que vale a pena cada esforço.

Minha área de atuação não é fácil, exige paciência, esforço, muito tempo e criatividade.

Mesmo assim vale a pena quando sei que pude ajudar ao menos alguns dos meus alunos.

Dar esperança, uma inspiração e principalmente se divertirem enquanto aprendem.

Acompanhar essa caminhada pela língua inglesa com eles. Ver cada um chegar em seus objetivos.

Brincar com eles.

Me divertir com cada um deles… é extraordinário.

Nunca é tarde para se descobrir algo novo, para aprender algo novo. Só temos que nos permitir e quebrar as barreiras dentro de nós mesmos.

Porque descobrir algo é extraordinário.

See you soon!

Por Sarah Nascimento

Foto Capa: Free Pink

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