A História como Recursos no Desenvolvimento e na Comunicação Infantil

Já sentiu dúvida ou falta de ferramentas para ajudar seu filho em alguma fase ou situação que ele passou?

Além de ser um recurso importante para o desenvolvimento, é uma ótima ferramenta de auxílio aos pais, educadores, cuidadores e amigos, na comunicação com os pequenos.

Sendo uma invenção muito antiga, as histórias acompanham o processo evolutivo da humanidade. Nossos ancestrais já demonstravam através de desenhos nas cavernas aspectos de sua rotina e sua forma de pensar. O homem sempre contou e ouviu histórias, através delas, encontrava significado e sentido para si, para o seu povo e para o mundo.

A sabedoria popular comunicada pela história auxilia o indivíduo na resolução de conflitos como maneira de identificar sua individualidade, sua busca por si e pelo sentido da vida.

Na leitura ou escuta de uma história, os personagens dos contos são identificados na subjetividade, em um nível mais consciente o indivíduo reconhece no personagem principal suas próprias características, mas em seu aprofundamento são reconhecidos que dentro de si também existem gigantes, javalis, e príncipes pretensiosos, acolhendo seus diversos personagens internos.

Descobrindo Crianças através das Artes

A importância das histórias no desenvolvimento infantil

A infância é o período mais delicado da vida, base na sustentação das próximas fases que surgem no crescimento. As histórias agem como ferramentas nesta formação, enriquecendo o imaginário da criança que constrói com liberdade sua própria representação e acessa seu mundo interior com conteúdos e referências singulares. Outros benefícios são:

Elaboração do caráter: percebe diversas alternativas que a história oferece e analisa suas consequências e lições de vida;

Raciocínio: as histórias estimulam o pensamento da criança;

Imaginação: visualiza mentalmente cada aspecto que lhe é apresentado no conto;

Criatividade: quanto mais “viagens” a imaginação fizer, maior será o “arquivo referencial” da criança para que torne-se mais criativa;

Novos conhecimentos: em cada história são apresentadas situações novas, ampliando o conhecimento e novas informações;

Autonomia: é muito importante a sensação de capacidade e segurança para desenvolver a autonomia na infância. Na história, além de um ambiente seguro para o processo criativo, a criança poderá construir sua aventura singular, sem ter que trilhar o caminho que outro planejou.

Portanto, contar uma história ou estimular que a criança tenha contato com livros e contos, auxiliam em seu processo de amadurecimento e desenvolvimento de suas potencialidades.

Como posso usar a história para me comunicar com a criança e para auxiliar em um período difícil?

A história permite a criança criar, porém é o contador da história quem facilitará o acesso da criança a essa experiência, tendo a função de traduzir oralmente as imagens que o texto contém e escolhendo com cuidado a história de acordo com a mensagem ou tema que deseja transmitir.

Normalmente a escolha da história é um momento delicado, afinal, que história seria boa para conversar temas tão delicados?

Não existe fórmula pronta para esta descoberta, pois até levar uma criança em bibliotecas e livrarias para que escolha um livro sozinha traz muitas possibilidades e benefícios. Porém, como nossa proposta é de planejarmos algum tema para o momento que a criança está enfrentando, uma sugestão é pesquisar em sites de buscas de acordo com a temática do livro.

Deixo o seguinte site como exemplo de outros que existem com esta proposta de trabalhar os livros através de seus temas: https://www.minutosdeleitura.pt/livros/temas/

Uma outra sugestão é a escolha de livros para momentos de conversa sobre um assunto que não pertence tanto ao mundo infantil. Temas como sexualidade, morte e dinheiro, costumam ser tabus até entre os adultos, mas as crianças, inevitavelmente, terão acesso à temas como esses e precisam sentir-se seguras para questionar e entender aquela curiosidade.

No site “Nexo Jornal”, existe uma matéria sobre dez livros infantis que transformam temas de adulto em assuntos de crianças: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2015/12/09/Dez-livros-infantis-que-transformam-temas-de-adulto-em-assuntos-de-crian%C3%A7a

Também é possível experimentar ir em espaços com livros infantis para ler cada história e identificar qual faz mais sentido para o momento. Será uma oportunidade de reconexão entre o adulto e seu mundo infantil, para que também possa ser mais acessível ao contato com a criança.

Mesmo com uma escolha cuidadosa da história e um narrador preparado e disposto à proposta, não é possível dimensionar que aspectos serão despertados para cada ouvinte, conforme existem muitas correlações e sentidos individuais.

Não ocorrem prejuízos ou contraindicações, afinal tudo o que for despertado será importante e necessário de ser compreendido e compartilhado. Porém, se houver dúvida ou dificuldade para trabalhar determinada situação ou curiosidade que a criança demonstre, sempre existe apoio profissional para auxiliar no que está ocorrendo, podendo este apontar para pontos que muitas vezes não são identificados por quem vive tão próximo na relação com a criança e mediar esta interação com maior qualidade.

Além de tudo isso que foi apresentado, o processo de contar uma história surge como grande experiência de interação, como forma de aproximação entre quem conta e quem ouve. Lembre-se que a história sempre esteve presente na vida humana, sendo um recurso importante no desenvolvimento infantil e como melhora do relacionamento e da comunicação entre as crianças e os pais, cuidadores, professores. Que tal reservar um momento do seu dia para ler e contar uma história para sua criança?

Por Jessica Bianchi

Fonte da imagem: Imagem de Jonny Lindner por Pixabay

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