É normal repetir palavras na fala ou a criança tem gagueira?

Alguns pais de crianças no inicio da linguagem se perguntam: É normal a criança repetir estas palavras ou meu filho (a) tem gagueira?

Caso seu filho tenha dificuldades para falar e costuma hesitar ou repetir determinadas sílabas palavras ou frases, ele pode ter uma disfluência ou uma gagueira. Contudo, ele também pode estar atravessando um período de disfluência normal, período este que em muitas crinas enfrentam quando estão aprendendo a falar.

A disfluência ocorre com mais frequência entre 1 ano e 6 meses a 5 anos. É normal ocorrer as disfluência típicas da idade, aquela fase em que muitas crianças enfrentam quando estão aprendendo a falar e acabam hesitando, repetindo algumas palavras ou não completando a palavra.

Este fato faz parte do desenvolvimento e significa que a criança está adquirindo vocabulário e aprendendo a usar a linguagem de maneira nova.

Também pode ocorrer da criança passar por essa fase e depois de um tempo voltar a ter essas repetições de sons, palavras. Isso significa que a criança pode estar atravessando uma nova fase de aprendizagem.

Porem as crianças que apresentam gagueira leve, em geral repetem sons mais de duas vezes (pa-pa-pa-pa- pato).

Pode haver presença de tensão sendo evidente nos músculos faciais, especialmente ao redor da boca. A intensidade da voz pode aumentar com as repetições e ocasionalmente, a criança terá “bloqueios”, ausência de ar e voz por alguma segundos.

Meu filho tem gagueira. E agora?

Caso haja a suspeita de gagueira, o quanto antes iniciar a intervenção, melhor.

Os pais, muitas vezes, acabam sendo orientados incorretamente, para que esperem até passar ou, pior, para que pressionem o filho para falar sem gaguejar. Nenhuma destas atitudes é recomendada. Por isso a ajuda de um especialista irá favorecer as condutas em casa com a criança.

Quem avalia e trata a gagueira?

O fonoaudiólogo é o responsável pela avaliação e terapia da gagueira. Em alguns casos, um psicólogo também será muito importante para trabalhar questões emocionais.

O fonoaudiólogo medirá aspectos detalhados e fará uma avaliação criteriosa da criança. Assim conseguirá identificar se a disfluência é comum da idade ou se caracteriza gagueira. Medirá os tipos de disfluências (típicas ou atípicas), a frequência das rupturas e o grau de severidade da gagueira (se é leve, moderada, severa, etc),  levando em consideração diversos fatores, como: história familiar, contexto social, fatores emocionais, organização motora da fala.

Este profissional também reabilitará a criança, estimulando ritmo e velocidade de fala, mobilidade, tônus, articulação, coordenação pneumofonoarticulatória, sempre envolvendo a brincadeira, interação e a motivação.

Algumas dicas:

  • Devemos ouvir a criança com calma, atenção e respeito a sua fala.
  • Não se deve pressioná-la ou apressá-la para que fale o que deseja. Ou seja, dar todo o tempo para ela terminar o que quer dizer é fundamental, demonstrando estar atento ao que ela diz, sem interrompê-la.
  • Mostre que você está prestando atenção ao que a criança fala: acene com a cabeça, sorria, faça sons de aprovação, etc
  • Mantenha contato de olho com a criança enquanto ela estiver falando.
  • Não termine as palavras para ela
  • Nunca diga para seu filho se acalmar ou respirar; escute o que ele tem a dizer até o final. O importante aqui é o queele diz e não como ele diz.
  • Tente falar mais lenta e relaxadamente quando conversar com seu filho. Encoraje outros membros da família para fazerem o mesmo. Não fale tão devagar de modo que sua fala pareça estranha, mas mantenha-a lenta e faça várias pausas.
  • Os pais são os melhores modelos, e a criança seguirá. Assim, o adulto deve apresentar uma fala bem articulada, sem pressa, que estimule ritmo e entonações diversificadas para a criança.
  • Tente não ficar chateado ou nervoso quando a gagueira aumentar. Seu filho está fazendo o melhor que pode para aprender muitas regras novas de linguagem (todas ao mesmo tempo). Sua atitude de aceitação e paciência vai ajudá-lo muito.

GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA! TEM TRATAMENTO!

Por Roberta Ceron

Leia: Disfagia Infantil

Foto: Keylla Gomes

35 comentários em “É normal repetir palavras na fala ou a criança tem gagueira?”

    • Maiara, gratidão pela pergunta!
      As crianças nesta fase, estão descobrindo as palavras, no decorrer do tempo que ela vai desenvolvendo a fala das frases. No entanto, é importante incentivar o desenvolvimento da linguagem, através de muitos diálogos entre os pais e a criança. Aqui no blog tem um texto sobre o desenvolvimento da linguagem. Qualquer dúvida pode chamar!

      Responder
    • Meu filho tem 3 anos e 2 meses e algumas vezes que vai falar ele repete a primeira palavra, ex: como, como, como que e daí ele fala a frase, devo procurar uma fonodiologa

      Responder
  1. A minha filha esta com 5 anos e sempre conversou muito bem, de um período de 4 meses para ela começou com repetição da ultima silaba das palavras.
    Exemplo: Olha o barquinho – nho – nho.
    Isso pode ser um problema? estou preocupada.

    Responder
  2. Oiiii…o meu filho de 4 anos fala super bem,a pronuncia é muito boa de todas as palavras,ele é super comunicativo,mas tem uns 4 meses mais ou menos que observo que ele fica muito apressado para falar uma frase e começa a voltar varias vezes na frase até concluir e repete baixinho algumas palavras e frases.Como por exemplo,eu falo: Coloque este papel aqui!Ele repete baixinho a mesma frase ou até frases dele mesmo.Devo procurar um profissional ou é da idade?Obrigado

    Responder
    • Olá! Kali, obrigada pela comentário!
      A criança quando regredi em algum comportamento pode ser algo que está acontecendo emocionalmente. Este momento de pandemia pode afetar as emoções da crianças e também algum evento que ocorreu ou presenciado.
      Sugiro, procurar uma psicóloga, ela irá te auxiliar. Psicóloga Eanes Moreira

      Responder
  3. Minha filha tem 6 anos a aínda não fala direito algumas palavras, hj percebi que ela está falando melhor, porém percebi que em uma coisa simples frase pequena ela repete mae muitas vezes do começo ao fim do que ela quer falar

    Responder
    • Eda, boa noite! A nossa equipe orienta você procurar uma psicóloga ou uma fonoaudióloga. Essas profissionais poderão avaliar o caso da sua filha!

      Responder
  4. Olá, meu filho está com 2 anos e 2 meses.
    Ele fala o tempo todo, mas não consigo compreender algumas palavras, ele é super inteligente, mas tem dificuldade com as palavras, de uns dias pra cá começou a repetir as sílabas das palavras, tipo qdo ele me chama por exemplo ele diz mamamãe, ou papapai, ele adora brincar de caminhão, e diz minhãominhão. E ainda não forma frases, ele usa as palavras na hora certa, mas algumas com essa repetição de sílabas, será que na idade dele é normal? Ou devo me preocupar e procurar ajuda profissional?

    Responder
  5. Olá, meu filho tem 9 anos e não é sempre que ocorre. Observo que é mais em conversas comigo ou pessoas bem próximas dele.
    Ele conversa normalmente, mas após falar normal, ele repete algumas frases em tom bem baixo, como se fosse um eco. Ele já passou com alguns psicólogos, mas nunca foi detectado nada diferente.

    Responder
  6. Com cerca de 5 anos minha filha pausava pra falar ou repetia duas vezes a primeira sílaba de algumas palavras,tipo: LA LASANHA…
    Durou cerca de 05 meses. Agora com 08 anos,voltou a acontecer.
    É normal da idade/desenvolvimento ou é gagueira??

    Responder
  7. Meu filho tem 2 anos e 5 meses o coloquei na creche faz 2 semanas e ele começou a repetir a última sílaba das palavras. Ex . mamãe o cavalo lo caiu. Ex. : Vou pegar o urso so so.
    Ele não fazia isso. Estava articulando as frases normalmente.
    O que pode estar acontecendo?

    Responder
    • Izabella, pode ser imitação de colegas ou sentindo falta de algo. Não tem como te orientar claramente sem conhecer a criança e a família. Sugiro você procurar um profissional da psicologia ou da fonoaudiologia. Obrigada pela confiança no nosso trabalho.

      Responder
  8. Meu filho tem 6 anos e sempre repete as frases várias vezes, ex ele vai falar: “mamãe eu sonhei com o cachorro” aí ele fala” mamãe eu sonhei eu sonhei é eu sonhei mamãe eu sonhei com o cachorro” as vezes demora tanto que fico até apavorada ele sempre foi assim

    Responder
    • Amanda, obrigada pela sua participação.
      A nosso orientação e que você procura um fonoaudiólogo para avaliar os motivos da repetição das palavras. Sugiro procurar um psicólogo para avaliar questões emocionais.

      Responder
  9. Ola
    Meu filho vai completar 5 anos, de uns dias para cá, ele começou a repetir as palavras que ele mesmo fala.
    Ex: caso a gente pergunta algo para ele.
    Ele responde não não não e vai aumentando o tom de voz, e as vezes a palavra não sai.

    Mas ele sempre se comunicou muito bem.

    Responder
    • Thiago, boa tarde! Obrigada pelo seu comentário. Oriento você procurar uma psicóloga na sua cidade o mais rápido possível. ela irá avaliar e encaminhar para a fonoaudióloga. Caso você tenha dificuldade, peço que enviar uma mensagem pra nós.

      Responder
  10. Meu filho sempre falou muito bem sem gaguejar
    De 7 para oito anos começou a falar e repetir as primeiras silabas repete só uma vez por exemplo: “ca casa” isso não é sempre é só as vezes quando que falar rapido demais ou está ansioso. Isso é normal?

    Responder
    • Sandy, obrigada pela pergunta. No caso do seu filho, oriento você realizar uma avaliação com um psicólogo, e ele vai analisar o nível de ansiedade da criança e encaminhar para um fonoaudiólogo. Você reside em município de quantos habitantes?

      Responder
  11. Minha filha tem 5 anos ela quando menor nao era perceptivel mais a uns 3 anos há trás quando ela vai falar repete as primeiras palavras ex:eu vou vou vou vou também com vcs

    Responder
  12. Minha filha tem 4 anos e até 3 semanas atrás falava tudo perfeitamente. Agora de 3 semanas pra cá qndo vai formular uma frase ou falar alguma coisa repete várias vezes antes de concluir ex:oque…o que… o que …o que… o que…você tá fazendo?

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile