A NEUROPSICOLOGIA E AS BRINCADEIRAS

Os benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento neurológico da criança.

Brincar é coisa séria quando necessitamos perceber e condicionar as crianças para que tenham um desenvolvimento sadio, seja ele físico ou mental.

O cérebro humano é algo totalmente adaptável às circunstâncias apresentadas para cada sujeito em seu lugar no mundo.

Ele irá se desenvolver conforme  for estimulado para tal, isto acontecerá de forma mais rápida na fase infantil, aqui,  não quer dizer que não nos desenvolvemos quando adultos, somos eternos aprendizes com novos neurônios e condições de novas conexões cerebrais, não importa a idade.

No entanto,  grande parte de nosso cérebro se desenvolve antes dos dez anos de idade, pois todos nossos receptores sejam auditivos, sensitivos ou visuais estão de prontidão para novas experiências.

A aprendizagem infantil ocorrerá quando perceber que ela consegue exercer tal função sozinha, e a certeza disto – quando ela puder explicar para outro sujeito, como fazer aquilo que foi apreendido.

Jean Piaget (1976) pensador e cientista do século XX, quem estudou profundamente o desenvolvimento humano, fala sobre a importância do brincar para a criação de condições psíquicas na criança e não vê tal ato apenas como algo supérfluo.

Brincar para a vida

Quando a brincadeira é compartilhada com outras crianças, outros recursos serão desenvolvidos, como por exemplo, aprender a conviver com o outro, este que possui jeitos diferentes de brincar e poder emprestar o seu brinquedo, artificio que contribui para a criança perceber que existe o outro no mundo.

Outra questão também é criar regras em brincadeiras no grupo, onde as condições do brincar surgirão conforme a faixa etária e assim irá evoluindo.

Brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e polícia e ladrão, são brincadeiras culturais onde muito das vezes ocorrerão em ambientes escolares.

No recreio, quando a criança possui espaço suficiente para correr e amplificar seu repertório comportamental e físico, dividindo com outras crianças, criará progressivamente novas habilidades e estratégias de como pegar o ladrão da brincadeira ou o melhor esconderijo no pátio da escola.

Por Silvana Alves

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