DESCOBRINDO SOBRE O TOD

Quer descobrir o que é TOD?

Desobediência e irritabilidade em crianças, até que ponto é normal?

Birra, malcriação ou Opositor

Sabemos que qualquer criança pode apresentar comportamentos pontuais de desobediência, frustração, irritabilidade e birra, fazem parte do desenvolvimento normal e da personalidade da criança, muitos desses comportamentos diminui significativamente com a maturidade e desenvolvimento da criança.

Mesmo as crianças com um bom comportamento podem apresentar reações explosivas e desafiadoras às vezes.

Mas quando os comportamentos forem contínuos, intensos e persistirem, estes podem significar a presença de um transtorno mais grave, por exemplo, o Transtorno Opositor Desafiador- TOD.

O Transtorno Desafiador de Oposição é uma condição caracterizada por padrões persistentes de comportamento hostis, desafiadores, negativos e desobedientes na interação com crianças, adultos e figuras de autoridade. 

Estas figuras de autoridade podem ser pais, tios, avós, professores, entre outros.

Características e sintomas mais comuns:

  • Agressividade;
  • Inflexibilidade;
  • Impulsividade;
  • Desobediência;
  • Indisciplina;
  • Agitação;
  • Perda da calma com facilidade;
  • Desafio da regras do dia a dia;
  • Importunar outras pessoas;
  • Discursões com adultos;
  • Dificuldade em seguir regras;
  • Ser cruel e vingativo em situações do cotidiano;
  • Resistencia em aceitação;
  • Ausência de controle inibitório;

Comportamentos mais frequentes em criança com Transtorno de Opositor Desafiador na escola:

  • Discute com professores e colegas;
  •  Recusa-se a trabalhar em grupo;
  •  Não aceita ordens;
  •  Não realiza deveres escolares;
  •  Não aceita críticas;
  •  Desafia autoridade de professores e coordenadores;
  • Deseja tudo ao seu modo;
  •  Definido como o “pavio curto” ou “esquentado” da turma;
  •  Perturba outros alunos;
  •  Responsabiliza os outros por seu comportamento hostil.

Segundo o DSM V, o Transtorno Opositor Desafiador trata-se de um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses.

De acordo com Associação Psiquiátrica Americana APA o TOD é um padrão de hostil, opositor e desafiador, direcionado principalmente a pais, professores, educadores.

TOD é um transtorno que geralmente aparece na infância, tendo seu início por volta dos 06 anos de idade, e as causas podem ser variadas, tendo influência de fatores genético, fisiológico, ambientais e temperamentais. Sendo um transtorno predominante em meninos, as meninas que apresentam o transtorno tendem a ser menos agressivas fisicamente com os pares.

Como o TOD é diagnosticado?

O diagnóstico do TOD é antes de tudo clínico, com avaliação com psicólogo, psiquiatra e neuropediatra.

Critérios para o diagnóstico do TOD:

1. Com frequência perde a calma.

2. Com frequência é sensível ou facilmente incomodado.

3. Com frequência é raivoso e ressentido. Comportamento Questionador/Desafiante

4. Frequentemente questiona figuras de autoridade ou, no caso de crianças e adolescentes, adultos.

5. Frequentemente desafia acintosamente ou se recusa a obedecer a regras ou pedidos de figuras de autoridade.

6. Frequentemente incomoda deliberadamente outras pessoas.

7. Frequentemente culpa outros por seus erros ou mau comportamento.

8. Foi malvado ou vingativo pelo menos duas vezes nos últimos seis meses.

O transtorno pode ser classificado em Leve, moderado e grave.

Leve: Os sintomas limitam-se a apenas um ambiente (p. ex., em casa, na escola, no trabalho, com os colegas).

Moderada: Alguns sintomas estão presentes em pelo menos dois ambientes.

Grave: Alguns sintomas estão presentes em três ou mais ambientes.

De acordo DSM V o Transtorno Opositor Desafiador pode vir acompanhado de outras comorbidades, como Transtorno de Conduta, Transtorno Depressivo, Transtorno Bipolar, Transtorno disruptivo da desregulação do humor e Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade.

Alguns comportamentos são comuns entre os transtornos, porém é importante conhecer ambos, realizando um diagnóstico adequado pra evitar confusão na condução do tratamento.

Estresse na infância

É mais comum o TOD estar associado ao TDAH, mas é preciso avaliação adequada para conhecer cada um, para evitar serem confundidos e a criança /adolescente ser prejudicado na vida escolar, social, entre outras.

De acordo com estudos na área, o prognóstico do TOD está associado com uma estimativa de outros problemas na vida adulta, com alto risco de depressão, tentativas de suicídio, porém quando é feito o diagnóstico de forma precoce e com apanhamentos adequados há uma melhora e evolução positiva dos comportamentos.

O apoio familiar e social, escola e terapias frequentes são essenciais para boa evolução e condução do transtorno. Adotar estratégias é métodos que possam transformar relacionamentos e modificar comportamentos é o caminho para uma saúde emocional de crianças e adolescentes.

O papel da família é fundamental no diagnóstico e tratamento da criança e adolescente com TOD, mesmo se tratando de um transtorno que exige muito dos pais e de todos os envolvidos, é preciso que a paciência, atenção, o amor, empatia e a valorização desta criança e adolescente sejam exercidas todos os dias.

Dicas para lidar com o Transtorno opositor Desafiador:

  • Rotinas claras;
  • Estabeleça um ambiente seguro e solidário
  • Estabeleça limites razoáveis e apropriados para a idade com consequências que podem ser aplicadas de forma consistente.
  • Reforçar os comportamentos positivos;
  • Ordem e regras devem ser realizadas de forma objetiva;
  • Linguagem clara e firme;
  • Seja afetuoso/amoroso com a criança;
  • Mostre empatia e acolhimento;
  • Não grite ou fique com a raiva;
  • Ensine a resolver os problemas;
  • Converse sobre emoções;
  • Demonstre preocupação com os problemas da criança;

Tratamento: O tratamento requer uma equipe multidisciplinar (escola, médicos, família, terapia);

  • Medicação – Consulta ao Médico para avaliar a necessidade do uso medicação;
  • Terapia Cognitivo Comportamental- Trabalhando aspectos emocionais, do pensamentos e comportamentais – A psicoterapia comportamental com a criança vai auxiliar a lidar com a raiva entre outras emoções;
  • Terapia Familiar- Organização, Rotinas e Psicoeducação- Treinamento dos pais e de outras pessoas para ajudar a gerenciar o comportamento da criança, a psicoterapia familiar auxilia na melhorar da comunicação e a compreensão mútua entre os membros;

Dentre os tratamentos e estratégias para melhor conduzir o quadro de dificuldades, pode-se incluir:

  • Atividades complementares- Esportes, apoio escolar, atividades ao ar livre;
  • Programas para desenvolver a inteligência emocional e empatia;
  • Treinamento para auxiliar na resolução de problemas e para diminuir a negatividade e hostilidade;
  • Treinamento de habilidades sociais para aumentar a flexibilidade e melhorar as habilidades sociais e a tolerância à frustração com os colegas e outros pares;

A infância é uma fase de formação de identidade, por isso, além do diagnóstico de TOD, a criança e adolescente precisa ser educada e amada sem rótulos.  Se a criança for tratada com estereótipos, não terá a oportunidade de desenvolver suas próprias habilidades.

Deve-se evitar comparações entre outras crianças, amigos ou membros da família, pois são prejudicais, sendo capaz de provocar marcas na identidade, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima e insegurança.

Busca por acompanhamento

Apenas com diagnóstico e tratamento adequado, o quadro de dificuldades apresentadas pelas crianças pode diminuir e impedir que esse transtorno afete a personalidade, desenvolvimento e a conduta no futuro.

Ao perceber algum padrão de comportamento potencialmente inadequado, busque avaliação de um profissional, pois quando não descoberto ou não tratado adequadamente pode evoluir para transtornos mais graves na adolescência e vida adulta.

Ilma Paula

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Capa: Freepik

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