O DIA DA NATUREZA É

Durante o ano temos várias datas comemorativas como forma de relembrar à população da importância da preservação do meio ambiente e da natureza.

No mês de outubro, temos no dia 4 a celebração do Dia da Natureza.

Mas o que é a natureza?

Para você o que ela representa?

Para compreender mais sobre o tema, é preciso entender as definições relatada no dicionário:

I- Ambiente em que vive o homem;

II- Organização particular de cada animal, por exemplo, a natureza da onça é ser caçadora;

III- O que caracteriza ou define algo, a essência dos seres; qualidade, por exemplo, ele é de natureza calma;

IV- O que compõe o mundo natural, como a água, as florestas.

Em sua etimologia, a palavra natureza varia do latim natūra, e associado a natus, como participativo do verbo nasci, por nascer. Olhando por esse aspecto, podemos dizer que natureza está ligado ao nascimento, ao que surge em sua essência.

Temos a natureza humana, que assim como a natureza do meio ambiente, é complexa e um sistema todo interligado.  Sendo necessário estudo de várias áreas para compreender o homem.  

A famosa frase do químico Antoine Lavoisier “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, nos remete a percepção de que no mundo tudo passa por fases de constante transformações. É todo um ciclo de vida.

Da semente germina uma planta, que cresce, floresce, frutifica e morre. Mas toda sua energia ainda está ali, alimentando um solo, servindo de moradia e alimento para pequenos seres, fazendo parte de um novo sistema. Tudo é interligado.    

Quando comecei a escrever essa coluna, pela minha área de formação só pensava em algo relacionado ao meio ambiente, mas depois de refletir mais sobre a palavra percebi que estava lidando com algo muito maior, afinal o nascer é vida, é o que move tudo no mundo.  

Então agora, se me perguntarem o que é a natureza, a primeira palavra que penso é “essência”.

Dessa forma vamos celebrar este dia com o melhor que temos no mundo, a vida. Criança faz parte da natureza.

É da natureza da criança querer brincar. Vamos separar não só este dia, mas sempre é bom mostrar para nossas crianças que elas fazem parte de algo maior, um universo.

E a melhor forma de criança aprender é se divertindo!

Para isso, separei algumas atividades que podem ser feitas com as crianças ensinando-as a viver em um mundo mais sustentável são:

– Construir uma hortinha em casa. Trabalhar com a terra é terapêutico, além de verem que podem produzir seu próprio alimento;

– Fazer brinquedos com material reciclado, estimula a criatividade, onde uma caixa de sapato, pode virar um carrinho, uma latinha pode se transformar em um instrumento musical;

– Utilizar o papel que seria jogado fora para fazer seu próprio caderninho de papel reciclado;

– Criança adora filme. Hoje deixo a indicação de WALL-E que é indicado a todas as idades, mostra um futuro, sem os recursos naturais, mas que tem a esperança de construir um mundo melhor quando um robô encontra uma planta;

– Passeios no parque é diversão garantida! A observação da vida pode se tornar uma sala de aula.

Como forma de auxiliar nessa reflexão temos como referência São Francisco de Assis, pelo qual dedicou a proteção da natureza. Para ele, a Natureza era uma perfeição e uma casa sagrada.

Ele nos instigou e continua nos instigando a amar a natureza, privando da intelectualidade e abrindo para tocá-la, senti-la. Conversar com as plantas, animais e procurar captar dentro do coração as respostas de que precisamos, ensinando as crianças essa conexão.

Nós, enquanto comunidade e integrante da sociedade possamos tomar consciência da natureza como fraterna e colaboradora da construção de um mundo melhor.

Que tenhamos atenção de que somos parcela fundamental de transmissão sobretudo nos ter noção de que matar as formigas quando estão no seu habitat, de matar abelhas quando visitamos a lanchonete ou quando elas visitam a nossa casa; retirar plantas e flores da mata; alimentar  de forma inadequada os macacos que estão nos parques e os animais  silvestres entre outras ações, provocam o desrespeito e a falta de cuidado com a natureza.

Que assim como São Francisco, juntos podemos pensar meios de proteger nossa natureza sagrada, nosso meio ambiente. Como adulto de hoje, podemos passar a importância para o adulto de amanhã, ou seja, ensina as crianças AOGRA o quanto é necessário cuidamos da natureza.

É essencial lembrar que nós, seres humanos, compartilhamos de um mesmo bioma. As nossas atitudes hoje, por menores que sejam, contribuem diretamente para um mundo melhor, mais harmônico, equilibrado e sustentável.

É recomendável conhecer melhor o lugar onde moramos, suas particularidades e os principais problemas que afetam este meio ambiente.

A minha ou sua interferência podem colocar em risco a sustentabilidade, e consequentemente comprometer as gerações futuras.

Juntos somos mais fortes como passar essa conscientização as futuras gerações.

Diga não as queimadas!

Diga não aos desmatamentos da Amazônia

Viva e cuida da natureza como sua casa.

Plante uma árvore.

Precisamos proteger o nascer da vida na Terra.

Portanto, todo dia é dia da natureza, por isso, cuida sempre.

PS: Acredito que essa minha primeira coluna tomou um desvio de tudo que havia planejado escrever. Mas o que quero deixar aqui é a reflexão deste dia para a natureza, de todas as formas.  Faz parte! O que vale e a mensagem maior, o cuidado da natureza.

Por: Nauara Lamaro  – Engenheira Florestal

Capa: Pablo Maciel Fotografia

Deixe um comentário

Sair da versão mobile