DIFICULDADES X TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

Você sabe a diferença relacionadas as dificuldades da aprendizagem e transtornos de aprendizagem?

Seu filho em idade escolar tem apresentado dificuldades para ler ou escrever?

Não consegue organizar e reconhecer números?

Apresenta dificuldades no reconhecimento ou fluência de palavras, problemas de decodificação e dificuldade de ortografia?

Estas perguntas são importantes e devem ser feitas quando se fala de aprendizagem escolar.

Ninguém vai mal na escola porque quer!

As dificuldades e transtornos de aprendizagem são observados em crianças na fase escolar, é no inicio da alfabetização que começam a apresentar os primeiros sinais de dificuldades na aprendizagem.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é onde vamos observar melhor e entender mais sobre as dificuldades que estas crianças podem apresentar.

Vale lembrar que ninguém vai mal na escola porque quer, o processo de aprendizagem é complexo e está ligado a vários fatores internos e externos, como por exemplo, habilidades cognitivas/neurológicas, psicomotoras e emocionais.

A família e o seu papel na aprendizagem


É fundamental observar o processo de aprendizagem e ficar atento aos sinais que a criança apresenta diante deste caminho da aprendizagem.

Em crianças e adolescentes com dificuldades e transtorno de aprendizagem é comum observar desinteresse em ir à escola, evasão escolar, introspecção, falta de interação social, baixa autoestima, sentimento de inferioridade, evitar fazer tarefas e atividades escolares, agitação, ansiedade, agressividade e outros comportamentos. Esses são alguns sinais de que sua criança precisa de ajuda.

Na atualidade são cada vez mais comuns queixas relacionadas às dificuldades de aprendizagem no contexto escolar.

Muitas vezes é atribuído à criança ou adolescente estigmas como burro, incapaz ou preguiçoso, sem ao menos buscar entender o que está por trás desse transtorno ou o que pode estar causando tal dificuldade.

As Dificuldades e transtornos podem ser percebidos pela família, professores, fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras e outros profissionais que tenham contato com a criança.

Ao se falar de Dificuldades e Transtornos de aprendizagem, temos a necessidade de definir o que é aprendizagem.

De acordo com o dicionário aprendizagem é:

1 – Ato ou efeito de aprender.

2- Tempo durante o qual se aprende.

3 – Experiência que tem quem aprendeu.

Existem diferentes conceitos relacionados ao ato de aprender, porém todos eles entendem que a aprendizagem resulta numa relação mútua, tanto da pessoa que ensina como da que aprende.

Em outras palavras, a aprendizagem é definida como um processo evolutivo e constante, que envolve um conjunto de modificações no comportamento do indivíduo, tanto a nível físico como biológico, envolvendo o ambiente em que está inserido, no qual esse processo aparecerá sob a forma de novos comportamentos.

Dificuldades de aprendizagem X Transtornos de Aprendizagem

Transtornos de aprendizagem: É um tipo de disfunção neurológica que leva a um funcionamento cerebral diferente. A desordem influencia a forma como a criança processa as informações, ocasionando problemas de modo que a capacidade de falar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar ou fazer cálculos matemáticos são prejudicadas.

Dificuldades de aprendizagem: As dificuldades de aprendizagem podem ocorrer em qualquer momento da vida de uma pessoa e tem múltiplos fatores, que vai desde a metodologia de ensino inadequado, causas de ordem emocional, mudança de escola, troca de professor, nascimento de um irmão, bullyng,separação dos pais, perda de um familiar, falta de sono, problemas de saúde, cultural, entre outros.

A descrição dos Distúrbios e dificuldade de aprendizagem é encontrada tanto no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), como no DSM-V Manual de Diagnóstico Estatística das Perturbações Mentais).

O CID-10 no capitulo Transtorno do Desenvolvimento das Habilidades Escolares descreve como Transtornos “as modalidades habituais de aprendizado que estão alteradas desde as primeiras etapas do desenvolvimento, o comprometimento não está somente na consequência da falta de oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, ele é devido a um traumatismo ou doença cerebral.

Os transtornos específicos de aprendizagem foram incluídos no DSM-V como transtornos do neurodesenvolvimento, sendo de ordem neurobiológica e permanente, distinguido das dificuldades de aprendizagem que são de ordem transitória.

De acordo com o DSM-V, “os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência.”

 Transtornos de aprendizagem:

  • O Transtorno da Leitura (Dislexia) é um transtorno cognitivo caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldade de ortografia.
  • O Transtorno da Matemática (Discalculia) é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números.
  • Dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras. Resumidamente, as manifestações clínicas da dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas.
  • Transtorno da Expressão Escrita, um transtorno exclusivamente de ortografia ou caligrafia, na ausência de outras dificuldades da expressão escrita. Normalmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade de compor textos escritos, evidenciada por erros de gramática e pontuação dentro das frases, má organização dos parágrafos, múltiplos erros ortográficos ou fraca caligrafia, na ausência de outros prejuízos na expressão escrita.
  • Transtorno do déficit de Atenção com Hiperatividade: TDAH- O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

É necessário que a escola e família fiquem atentas aos indicativos e quando identificados, que busquem uma equipe multidisciplinar para a avaliação.
Diante de uma demanda/queixa é necessário buscar ajuda profissional para avaliação, fim de investigar afundo essa queixa.

Visto que, identificar e diagnosticar adequadamente são importantes recursos para pais, professores, especialistas e todos envolvidos, com isso possibilitar um apoio mais eficiente e ativo, proporcionando que este aluno desenvolva sua aprendizagem ao máximo.

A intervenção precoce é a melhor forma de trabalhar e contornar as dificuldades. A intervenção quando é eficaz, as dificuldades tendem a ser bem trabalhadas e tendem a evitar que a criança ou adolescente sofra no seu processo de aprendizagem.

Somente uma avaliação especializada vai poder definir e caracterizar a natureza e a gravidade do problema, analisando se este é um transtorno ou dificuldade de aprendizagem.

A avaliação diagnostica tem a função de avaliar os aspectos físicos, emocionais e ambientais que estão interferindo na aprendizagem adequada da criança.

Ao identificar o que está ocorrendo a intervenção com os profissionais indicados vai trabalhar com a criança, nortear a escola e família, com o objetivo de proporcionar estratégias e condições adequadas para o bom aprendizado da criança e adolescente.

Pais e responsáveis acompanhem seus filhos nas atividades escolares, desta forma vocês poderão observar quais são os impasses que a criança pode estar passando e assim ajudar e apoiar no enfrentamento destas dificuldades.

No silêncio das crianças há um programa de vida: sonhos. É dos sonhos que nasce a inteligência. A inteligência é a ferramenta que o corpo usa para transformar os seus sonhos em realidade. É preciso escutar para que a inteligência desabroche”.
Rubem Alves

Por Ilma Paula

Capa: FreePik

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