O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros momentos da vida de uma criança são essenciais para o seu desenvolvimento.

É nessa fase que o cérebro mais necessita de estímulos para se desenvolver. Esse período tem papel decisivo na aprendizagem, adaptação e mudanças que podem ocorrer e repercussões que podem refletir em toda a vida da criança.

Muito falamos sobre desenvolvimento infantil, mas precisamos entender os principais fatores que fazem parte desse processo.

O desenvolvimento é um processo de maturidade de habilidades específicas que vão se completar com as interações externas.

Nesse processo observamos evoluções nas questões cognitivas, motoras, socioemocionais e de linguagem.

Durante esse processo, alguns marcos são esperados em cada idade em que o bebê/criança se encontra e quando percebemos que esses marcos não estão ocorrendo no tempo esperado ou adequado temos um atraso no desenvolvimento.

Os principais fatores que influenciam no desenvolvimento (ou não) das crianças são: fatores genéticos e fatores ambientais.

  • Fatores genéticos: fatores ocorridos durante a gestação, no momento do parto, infecções na infância e questões nutricionais.
  • Fatores ambientais: intoxicação por exposição a metais pesados como chumbo e mercúrio, toxinas ambientais como pesticidas, desreguladores endócrinos ao longo do crescimento, violências, negligência, uso de substâncias químicas pelo cuidador, ausência de afeto e estímulo por parte da família, ausência de serviços de saúde, sociais, falta de acesso a alimentação nutritiva, falta de acesso a saneamento básico e água potável.

Esses são alguns dos fatores que influenciam no desenvolvimento infantil de forma significativa.

O principal período do desenvolvimento cerebral é na primeira infância – de 0 a 6 anos conferir essa idade.

Nessa fase, os bebês iniciam seu aprendizado, até mesmo quando ainda estão na barriga eles já começam a identificar a voz da mãe. Esse vínculo desde a gestação vão afetar direta e profundamente o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança.

Investir emocionalmente nos primeiros anos da vida das crianças é a melhor forma de ajuda-las a desenvolver as habilidades necessárias para que ela consiga lidar com as situações da vida.

Para desenvolver e aperfeiçoar as habilidades motoras, sociais, cognitivas, emocionais e sociais a criança passa por esse processo de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento, a criança vai conquistando algumas habilidades e capacidades como dizer a primeira palavra, dar os primeiros passos que são esperados a partir de uma determinada idade.

Desta forma podemos definir que o desenvolvimento infantil é um conjunto de aprendizados motores, sociais, cognitivos e emocionais que vão influenciando na forma com que a criança lida com o que acontece ao seu redor e vão tornando a criança cada vez mais independente.

Quem tem bebês e crianças em casa sabe das expectativas e surpresas que vivenciam a cada dia, observando o desenvolvimento de seus pequenos, esperando ansiosamente cada etapa: quando vai sentar, engatinhar, andar, falar, aprender a letra do nome, entre outros.

As crianças passam por um processo de desenvolvimento, onde características motoras, cognitivas, socioafetivas, desenvolvimento da comunicação e da linguagem são observadas a partir dos marcos do desenvolvimento.

O papel dos pais ou cuidador principal é determinante para o desenvolvimento da criança e conhecer os marcos do desenvolvimento contribui para que a criança seja estimulada e principalmente para que os responsáveis possam identificar atrasos no desenvolvimento e buscar orientação profissional o quanto antes, aumentando as chances de uma qualidade no desenvolvimento de seu bebê.

Durante esse crescimento da criança pode-se observar o desenvolvimento típico que são comportamentos esperados dentro da fase em que a criança se encontra e o desenvolvimento atípico que é quando as crianças não apresentam comportamentos esperados dentro da fase de desenvolvimento em que ela se encontra. 

É muito comum ouvirmos que cada criança tem seu tempo.

Sim, é verdade!

Entretanto, há um tempo esperado para que algumas habilidades sejam alcançadas.

Desenvolvimento da resiliência infantil

Desta forma, é muito importante que toda criança – típica e atípica – seja estimulada para que possa adquirir as habilidades necessárias para seu desenvolvimento.

Os tipos de desenvolvimento infantil

No processo de desenvolvimento as crianças vão evoluindo em várias áreas de sua vida. Essa evolução ocorre nas principais áreas: cognitiva, emocional, física e social.

  • Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento da atenção, memória, raciocínio e habilidades para resolver problemas está relacionado ao cognitivo.

A parte cognitiva do ser humano é desenvolvida ao longo da vida. Ela possibilita que a criança perceba e interaja com os estímulos externos e consiga somar esses aprendizados a sua personalidade.

  • Desenvolvimento emocional

As emoções e sentimentos da criança está relacionada ao desenvolvimento emocional.

É possível observar a capacidade do bebê em perceber o carinho, a aceitação dos pais e assim o início desse vínculo afetivo, os laços familiares.

Esse vínculo familiar é muito importante no desenvolvimento emocional da criança. Desta forma ela vai aprender a identificar e lidar com suas emoções reduzindo possíveis conflitos emocionais ao longo da vida.

  • Desenvolvimento físico

O desenvolvimento das habilidades e capacidades de correr, pular, ficar em pé, sentar, andar, subir e descer escadas, escrever, desenhar, entre outros movimentos corporais está relacionado ao desenvolvimento físico.

Nessa área, é desenvolvida a coordenação motora grossa (movimentos dos grandes músculos) e a coordenação motora fina (movimentos mais precisos)

Nas atividades que exigem mais precisão, como escrever por exemplo, o desenvolvimento físico está relacionado também ao do desenvolvimento cognitivo.

  • Desenvolvimento social

A interação da criança na sociedade está relacionada ao desenvolvimento social.

Através desse tipo de desenvolvimento a criança estabelece vínculos com outras pessoas que a possibilita aprender culturas, costumes, comportamentos.

O processo de socialização proporciona habilidades sociais necessárias para um convívio no meio em que a criança está inserida.

Base do desenvolvimento

O afeto e estímulo é a base principal nesse processo de desenvolvimento da criança, pois o vínculo afetivo que o adulto estabelece com a criança influência no temperamento e personalidade da mesma como também vai interferir de forma intensa no desenvolvimento cognitivo.

Um neurocientista de Harvard comparou o desenvolvimento da primeira infância com a construção de uma casa onde o afeto é o estímulo são a base da construção do cérebro da criança.

Esta base precisa ser sólida, pois em cima dela a criança terá a possibilidade de desenvolver autoestima, aprendizagem, inteligência emocional, relacionamentos saudáveis, raciocínio, entre outras características que vão se desenvolvendo ao longo do tempo como empatia, bons relacionamentos com colegas de escola, etc.

A primeira infância vai determinar aquele indivíduo no futuro.

Por Roberta Ferreira

Foto: Keyla Gomes

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