A AUTONOMIA E SUA IMPORTÂNCIA

A importância da autonomia e participação das crianças em atividades diárias.

A infância é um importante período para o desenvolvimento da autonomia, é o período em que as crianças dispõem de muitos recursos cognitivos, emocionais e motores para a aprendizagem.

O período de zero a seis anos de idade é primordial para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades para o longo da vida, por isso essa fase deve ser aproveitada e estimulada da melhor forma.

Os pais desejam criar filhos independentes, assim como promover seu pleno desenvolvimento, porém, nem sempre eles conseguem se manterem seguros nesse caminho de educar e criar.

Independência x autonomia na infância

Autonomia:  é aquilo que a criança consegue fazer por si só, ato de fazer o que pode fazer dentro dos seus próprios limites, adquirindo responsabilidade e autoconsciência sobre seus atos.

Independência: É aquilo que a criança pode realizar e se responsabilizar. Capacidade, habilidades e características, como organização e administração dos comportamentos e decisões.

A porta para a independência é a autonomia, para alcançar a independência as crianças vão aprender e ter condições de realizar tarefas.

Cabe a nós, adultos, estimular, explorar e desenvolver este potencial, desde os primeiros anos de vida, pois as crianças são seres dependentes que precisam dos adultos orientando.

Não faça para a criança o que ela pode fazer sozinha: Método Montessori

O Método Montessori, um recurso que tem como base buscar desenvolver todo o potencial das crianças.

Este método foi criado e divulgado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori. De acordo com Montessori as crianças já nascem com uma capacidade extraordinária.

A estratégia Montessori defende a promoção da liberdade, autonomia, autodisciplina, estímulo às capacidades sensoriais dos pequenos, ambientes adaptados e acessíveis.

Em todo e qualquer espaço em que as crianças se encontroam, casa, escola, parques, entre outros.

Cabe aos adultos preparar, identificar e respeitar o processo de desenvolvimento da criança, auxiliando com responsabilidade, compreensão, paciência e amor, para que ela desenvolva integralmente suas competências, pois são indivíduos em processo de aprendizado.

Muitas vezes os adultos/responsáveis não estão atentos a autonomia e independência da criança. Temos que dar autonomia para as crianças começarem a fazer o que já são capazes, pois a porta para independência é a autonomia.

Pequenas tarefas que as crianças podem desempenhar de acordo com a faixa etária

Ensinar as crianças que elas são capazes de participar e realizar tarefas, estimula a terem confiança e autonomia.

Estimule a autonomia, isso vai fazer diferença a infância e no futuro. Pode ser que esta criança já descobriu algumas atividades e saiba realizar sozinhas.

Com que idade é possível estimular a autonomia?

De 2 a 3 anos:

  • Guardar os brinquedos
  • Guardar sapatos
  • Colocar a roupa suja no cesto
  • Dobrar panos e toalhas pequenas
  • Colocar a roupa suja no cesto
  • Jogar as fraldas no lixo

De 4 a 5 anos:

  • Regar plantas
  • Ajudar a cuidar do animalzinho de estimação
  • Arrumar sua cama
  • Ajudar a lavar e a secar louças pequenas
  • Arrumar sua mochila
  • Auxiliar os pais na separação do lanche da escola

6   a 7 anos:

  • Recolher o lixo
  • Ajudar a varrer o chão e passar pano
  • Limpar seu quarto
  • Colocar e tirar a mesa
  • Dobrar sua roupa
  • Lavar louças simples
  • Ajudar no preparo de refeições junto aos adultos

8 a 9 anos: 

  • Guardar compras do supermercado
  • Lustrar móveis
  • Lavar a louça
  • Preparar o próprio lanche
  • Ajudar a cozinhar

10 a 11 anos:

  • Levar o cachorro para passear
  • Ajudar a cuidar dos irmãos menores
  • Lavar suas roupas

A partir dos 12 anos

  • Fazer compras de mercado
  • Preparar refeições
  • Passar roupa
  • Limpar a casa

Como proporcionar e incentivar a autonomia?

O primeiro passo, são os responsáveis procurarem notar os indicadores de independência e de maturidade da criança.

O segundo passo é usar a linguagem adequada com a criança, ou seja uma linguagem assertiva. Terceiro é demonstrar confiança na criança.

É importante que os adultos auxiliam as crianças nos primeiros anos de vida para realizarem atividades do dia a dia, com ambiente acessível, como tarefas domésticas simples, incluindo objetos que a criança consiga manusear sem apresentar risco.

Autonomia na primeira infância

Fortalecer na criança o senso de pertencimento, capacidade de realizar tarefas e gerenciar os conflitos, dar a responsabilidade para a criança agir e realizar aquilo que ela já é capaz.

É preciso apoio e paciência dos adultos, para mostrar para a criança como realizar as atividades diárias.

Temos que avaliar se estamos exigindo de mais ou de menos para a criança.

Se perguntar se ele tem condições para realizar tal tarefa sozinha ou não, para não fazer pela criança o que ela já sabe fazer por conta própria.

Fazer comparações é um comportamento desencorajador, pois cada criança pode ter tido incentivos diferentes ou mesmo outras dificuldades e limitações.

Os pais tem papel fundamental na construção da autonomia da criança, ela pode ser iniciada desde bebê, através da fala dos pais e no encorajamento.

É fundamental encorajar e elogiar o processo da criança, comparando a criança com ela mesma e não com outras crianças.

As conquistas da criança é um processo, tem que ir aos poucos, e não querer um resultado final rápido, pois muitas vezes, os pais focam no resultado imediato e não no processo.

Vale lembrar, os pais e responsáveis precisam aprender a lidar com os erros da criança, visto que não é possível ensinar autonomia para a criança se os adultos não aceitam erros, se os adultos frisar o erro da criança e não a ação.

Corrigir o erro de maneira agressiva e regida não estimula a autonomia e confiança, pois ela vai achar-se incapaz, que não está ajudando, aprendendo, e muitas vezes vai se sentir culpada pelo erro. Isso pode diminuir a autoconfiança dela e da próxima vez, ela estará convencida de que não consegue realizar tal tarefa.

Não exigir da criança algo desafiador, que seja extremamente difícil, que mesmo se esforçando ao máximo a criança não consegue realizar.

A criança deve ser incentivada mesmo que não consiga realizar algo, deixando claro para a criança que ela é capaz, pois assim buscará o seu melhor.

Incentive pequenas tarefas, colocar a roupa, arrumar a cama, comer sozinho, guardar os brinquedos, tomar banho, pentear o cabelo, escovar os dentes, se limpar por conta própria etc.

Vale lembrar que nesse processo de busca da autonomia, a rotina, consistência e repetição se fazem imprescindível. Falar a linguagem da criança, através do lúdico/brincadeira, estimulando o comportamento, as crianças adoram se sentir útil, pertencentes e amados.

Por que é importante desenvolver autonomia na infância?

Devemos incentivar a autonomia da crianças desde sempre, pois estaremos preparando para serem adultos  com senso crítico, além de um melhor desenvolvimento da autoestima, da resiliência, da criatividade, da capacidade de tomar decisões, da autoconfiança, da responsabilidade, da independência, da iniciativa, do planejamento e da organização.

Fazer tudo para as crianças e não estimulas, é assumir a responsabilidade delas crescerem e se tornarem adultos indecisos, inseguros, sem iniciativa e dependentes.

Que tal entregar a responsabilidade nas mãos das crianças, com supervisão, apoio, paciência e conduzi-las a um caminho de autonomia, independência e autorresponsabilidade.

Importante: A autonomia é um processo, deve ser estimulado com a supervisão de um adulto, para evitar qualquer risco para os pequenos.

Para finalizar deixo a frase da Maria Montessori:

“Nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sente que pode realizar sozinha”.

Por Ilma Paula

Foto capa: Keyla Gomes

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