FESTA JUNINA E SUA TRADIÇÃO

Festa junina e sua importância de se trabalhar e relembrar as tradições brasileiras.

Oba o mês de junho chegou!!!

Quase que automaticamente, associamos o mês de junho a comemorações populares que ocorrem em todo o Brasil: são os festejos juninos.

Dentro dessa temática e bom frisar que cada região brasileira traz uma cultura diferenciada frente as festas juninas, mas a essência continua a mesma.

Para nós que moramos no interior e fazemos parte da identidade caipira, diversas características típicas dessa festividade, como a presença de costumes, danças, comidas e roupas tradicionais, contribuem para a desconstrução de certos estereótipos veiculados socialmente, ao mesmo tempo que valorizam aspectos culturais do campo.

Esse distanciamento, associado a estereótipos geralmente veiculados pelas mídias, tendem a falsear as características e os comportamentos dos cidadãos que moram nas zonas rurais.

A festa junina é um momento valioso para desconstruir essa ideia, de modo a retirar os elementos caricatos do personagem caipira. O professor pode usar a preparação e a celebração desse festejo para mostrar a realidade do homem do campo.

As delicias das festas juninas

Quem aqui não se recorda das festas juninas na escola?

Das barraquinhas, das quadrilhas… o fato é que a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças, deixando lembranças para a vida toda.

Assim, a festividade precisa ir além da manifestação artística, abrangendo componentes curriculares, como história, artes, literatura e educação física.

Segundo a competência geral número 3 da BNCC, deve-se:

“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.

Falar sobre a festa junina e suas origens é de suma importância e de grande potencial tanto para auxiliar os alunos a construírem conhecimentos sobre disciplinas específicas, como é muito importante para que desenvolvam habilidades socioemocionais fundamentais para a sua formação.

Mesmo em tempo de pandemia, não deixa de falar da cultura brasileira, incluindo aqui a festa junina.

Festeja na escola, mesmo sendo virtualmente, festeje em casa, faça comidas típicas, apresente as crianças a cultura brasileira e importância delas.

Conhecer sua história para construir um futuro melhor, esse é o nosso desafio.

Por Fernanda Colil

Conhece o nosso canal do YouTube

Deixe um comentário

Sair da versão mobile