ALIMENTAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA

O Cuidado com a alimentação infantil na pandemia.

Estamos retornando aos poucos à rotina durante esse período de pandemia. Contudo, a maioria das crianças permanece sem aulas e os cuidados com a alimentação infantil são ainda mais necessários.

O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus alterou por completo a rotina de todas as pessoas do planeta. Com as crianças, esse desafio foi ainda maior.

Mantê-las em casa, estudando e com muitos pais trabalhando em home office fez com que a rotina alimentar também sofresse adaptações. Muitas crianças fazem ao menos uma refeição na escola e agora têm todas em casa.

Quando o isolamento social imposto pela pandemia começou, todos nós fomos obrigados a cozinhar mais, afinal todos estávamos em casa.

Teve a febre do pão caseiro, do bolo funcional, das sobremesas e hambúrguers gourmets feitos logo ali na nossa cozinha. As redes sociais inundadas de fotos de novos chefs.

Passada a “euforia” algumas famílias perceberam o quanto é difícil dar conta de todas as obrigações e ainda cozinhar com todos em casa. Muitas famílias começaram a optar por refeições mais rápidas, prontas e que bastava jogar no microondas.

Mas será isso saudável? Nutritivo? Adequado para as crianças?

Manter uma alimentação saudável no período da pandemia é muito importante para as crianças. Além de deixar o sistema imunológico fortalecido, pode prevenir a obesidade infantil.

Falaremos em outra oportunidade especificamente sobre a obesidade infantil, mas para terem uma ideia, os números são alarmantes.

Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no País. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões.

Na pandemia as crianças estão gastando muito menos energia, pois as atividades ao ar livre e passeios ao parque estão mais restritas e a hora do recreio e aulas de educação física não estão mais acontecendo.

Assim, o alerta sobre a importância dos cuidados com a alimentação infantil não pode ser desligado!

Manter uma rotina alimentar saudável auxilia na saúde de toda família e vai facilitar o retorno das atividades escolares para que o consumo de lanches e merendas não seja tão penoso.

Ouvia tanto das pessoas antes da pandemia:

“Queria ter mais tempo para me dedicar aos seus filhos”.

“Queria poder fazer as refeições em família”.

Pois bem, essa hora chegou! Que tal aproveitar que a maioria das crianças ainda está em casa e se conectar ainda mais em família? Leve as crianças para cozinha!

Além de aumentar o vínculo e render boas brincadeiras, estimular as crianças a cozinhar permite que reforcemos alguns conhecimentos que estão sendo aprendidos na escola. Acredita?

Pois é, podemos reforçar alguns conhecimentos de matemática, por exemplo. Afinal, muitas receitas precisam analisar o tempo, pesar, etc.

Também é um ótimo momento para conversarmos sobre História e Geografia. Discutir sobre a origem da receita, de onde aquele alimento veio, a importância dos hábitos alimentares para as civilizações.

Não é o máximo aprender sem perceber?

Esse período de pandemia também é uma grande oportunidade para que os pais ajudem as crianças com dificuldades alimentares. Introduzir um novo alimento e mostrar que quando comemos bem nosso corpo fica mais fortalecido para combater o vírus, por exemplo.

Brinque com as crianças.

Em tempos de coronavírus que tal dizer, se seu filho(a) não gosta de cenouras por exemplo, que se quisermos ficar mais fortes e lutarmos contra as doenças, precisamos comer o quê? Cenouras, claro! Utilize como analogias os alimentos saudáveis que seu filho(a) mais tem restrição.

Não estou falando que nada disso é fácil de se fazer na loucura das mil tarefas que precisamos cumprir todos os dias. Mas com foco e planejamento, conseguimos melhorar os cuidados com a alimentação da família, especialmente das crianças.

Devemos lembrar que nenhum alimento precisa ser proibido, basta ter equilíbrio.

Não há problema em comer pratos mais calóricos de vez em quando, desde que a criança entenda que isso é uma exceção e não a regra.

A criança precisa de dieta

Para te ajudar ainda mais nesses cuidados com a alimentação infantil, separei algumas dicas práticas:

  • Crie uma rotina de alimentação, com horários definidos para cada refeição, pois isso reduz o risco de a criança querer comer lanches e doces durante o dia para “enganar” o estômago; 
  • Se possível, realize algumas refeições em família, com todos sentados juntos para comer, para que a hora da refeição também se torne um momento agradável e prazeroso; 
  • Deixe frutas prontas para consumo à disposição da criança nos momentos em que a fome bater entre as refeições. Lembre-se de lavar bem os alimentos antes do consumo;
  • Ofereça água, muita água! Isso vale para os adultos também. Tente se lembrar de tomar água com frequência e, sempre que beber, ofereça também às crianças. Existem aplicativos de celular que ajudam enviando lembretes; 
  • Evite levar as crianças ao mercado. Nesse momento de pandemia, o mais indicado é que apenas uma pessoa da casa faça as compras. Além de ser uma medida de prevenção contra a Covid-19, dessa forma somente o responsável escolhe os itens a serem comprados, evitando que as crianças peçam diversos alimentos inadequados ao passar pelos corredores do mercado;
  • Para crianças com menos de seis meses, a recomendação da OMS é o aleitamento materno exclusivo. Nesses casos, não é necessário oferecer nenhum outro alimento ao bebê, nem mesmo água. 
  • Dê o exemplo! Se queremos que nossos filhos tenham hábitos saudáveis, devemos dar o exemplo. Para se ter uma rotina alimentar infantil saudável, os pais devem dar o exemplo e ter hábitos saudáveis. As crianças se espelham em nossas atitudes. Nós adultos somos sua referência para tudo, incluindo a alimentação.

Como meu principal instrumento de trabalho é a comida, separei uma receita super fácil que dá para fazer com a criançada e ainda turbinar a imunidade durante a pandemia!

      Todas essas informações não substituem o atendimento personalizado. Para informações específicas para sua criança, consulte sempre um Nutricionista!

SUCO MULTICOLORIDO

INGREDIENTES: 

1 beterraba picada

2 rodelas de gengibre 

2 maçãs picadas

Suco de 1 limão

2 folhas de couve picadas

MODO DE PREPARO:

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Adicione pedras de gelo e folhas de hortelã para deixar mais refrescante. Evite coar para não reduzir o teor de fibras.

Rendimento: 02 porções

Um beijo da nutri

Por Fabiana Jarussi

Capa: Freepik

2 comentários em “ALIMENTAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile