ATIVIDADES PARA CRIANÇAS

Algumas sugestões de atividades para realizar com as crianças durante a pandemia.

Durante a pandemia, muitos pais não sabem o que fazer para entreter as crianças em casa e acabam deixando-as em frente às telas por muito mais tempo do que gostariam.

Talvez por falta de tempo dos pais para com as crianças, devido a grande demanda que estão tendo atualmente com todas essas mudanças que vem acontecendo em todos os cenários da vida, trabalho em modo home office, aulas online, cuidar da casa e filhos e ainda tentar preservar a saúde mental de todos.

Ou também, às vezes, por não ter mais ideias do que brincar, quais atividades fazer com as crianças e acabam deixando as crianças usar as telas por muito tempo para se distrair.

Estamos vivendo um momento muito difícil, onde as crianças estão sendo muito prejudicadas com tudo isso, precisamos ter um olhar mais atento para elas, acolher seus sentimentos, abraçar, ouvir o que elas têm a dizer, o que estão sentindo e como podem ajudá-las a passar por esse momento de uma maneira um pouco mais leve e sem tantos prejuízos para elas.

E para tentar amenizar e ajudar nessa situação, hoje trago sugestões de atividades que podem ser realizadas com as crianças em casa, estimulando-as, desenvolvendo assim, novas habilidades.

  • Desenho livre utilizando tinta guache, giz de cera ou outro material disponível e folha em branco.
  • Para as crianças menores, de até uns 3 anos, é recomendado utilizar o giz de cera mais grosso, chamado de “meu primeiro giz”, ele permite que a criança pegue de forma melhor o giz, abraçando o giz com todos os dedos, pois a criança ainda não consegue segurar o giz ou lápis tradicional com o movimento de pinça corretamente.


Movimento de pinça


Meu primeiro giz
  • Ainda com tinta e papel, pode também fazer pinturas com a ajuda de um cotonete. A criança pega a tinta com o cotonete e faz seus desenhos no papel, como no exemplo abaixo:

Cotonete

  • Faça desenhos de formas geométricas em um papel e peça para a criança fazer as formas geométricas utilizando massinha de modelar, tendo como exemplo os desenhos feitos no papel pelo adulto. Trabalhará além da coordenação motora fina, a aprendizagem de formas geométricas.

  • Com massinha de modelar, faça uma base e espete um espeto ou macarrão espaguete e depois com macarrão argolinha ou pene, a criança tenta encaixar o macarrão no espeto, conforme exemplo:
  • Brincadeiras com papel: entregue tiras de papel, pode ser papel crepom também, para as crianças e deixe que brinquem, fazendo movimentos de dança, pode colocar um ventilador por perto para dar mais movimento para as tiras e observar o dançar das tiras pelo ar.
  • Atividades que envolvem os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão.

Para o tato pode ser realizada uma brincadeira com caixa de papelão ou qualquer outra caixa e colocar dentro dela alguns objetos, algodão, tampinhas de garrafa, lixa, bolas, folhas ou qualquer outro objeto que tiver em casa.

Depois de colocar dentro da caixa, peça à criança que pegue o objeto com os olhos vendados e tente adivinhar. Isso trabalhará o tato, reconhecendo objetos do cotidiano da criança. Depois das tentativas, tire a venda e mostre o objeto, veja se acertou e converse sobre o sentido que foi trabalhado com ela.

O olfato pode ser trabalhado também com os olhos vendados ou simplesmente fechados mesmo, dar algumas opções de cheiros para a criança sentir e tentar adivinhar que cheiro é. Como, perfume da criança, sabonete, shampoo, algum alimento com cheiro mais forte, como maracujá, cheiros que ela esteja acostumada no dia a dia para tentar adivinhar.

O paladar a criança pode experimentar alguns alimentos para diferenciar seus sabores: doce, amargo, salgado e azedo, conversem com a criança, fale seu sabor favorito, pergunte para ela qual o sabor que mais gostou de experimentar, experimente você também.

Depois mostre imagens de outros alimentos desses grupos, recortem de revistas, jornais ou encartes e cole numa folha alimentos que experimentaram dos quatro grupos.

Explique um pouco sobre os alimentos doces, que não são tão saudáveis para as pessoas, que devemos dar preferência para alimentos mais ricos em nutrientes, da natureza e menos industrializados, mostre embalagens de alimentos industrializados e tente explicar sobre a importância de uma alimentação saudável, de maneira simples.

Para a audição, faça sons diversos com brinquedos, algum instrumento musical que tenha ou outros objetos e peça para a criança tentar adivinhar que som foi feito, de qual objeto, mas sem a deixar ver.

Depois pergunte para ela qual ela mais gostou, qual a música preferida dela. Coloque a música para tocar e dancem juntos, observem a letra da música e façam movimentos de acordo com o que se pede na música.

Construam juntos objetos musicais, como chocalho, com garrafa pet pequena e grãos dentro, tambor feito de latas de leite ou outro material e divirtam-se juntos.

A visão peça que feche os olhos, pergunte se a criança vê alguma coisa. Depois peça para abrir e pergunte novamente o que ela vê. Faça óculos com papel celofane colorido para observar objetos de uma forma diferente, pegue uma lupa para observar algum inseto, algum brinquedo pequeno.

Faça binóculos com de rolo de papel higiênico, cola e tintas. Pinte os rolos de papel, espere secar, depois cole um no outro e veja através dos binóculos objetos e paisagens.

  • Cantar e dançar cantigas de roda, estimulando a expressão corporal da criança, deixando-a dançar livremente, mas também com comandos nas músicas, pedindo para fazer gestos diferentes durante a música.
  • Brincar de dança da cadeira também é uma boa opção.
  • Oferecer revistas e imagens para a criança recortar, sob supervisão de um adulto, assim, ela trabalhará a coordenação motora fina e concentração. Depois dê um papel e peça que cole os recortes no papel, se preferir.
  • Ler histórias é um recurso muito legal também. Ao final, questione a criança, pergunte quem são as personagens, o que aconteceu no final da história, o que mais gostou. Peça também, que faça um reconto da história, de acordo com o que entendeu. Sairá um belo reconto!
  • Monte um circuito em casa: pegue fita e cole no chão fazendo diversos traçados, coloque cadeiras no meio do circuito, peça que passe por cima, por baixo das cadeiras ou de outros objetos, ande em linha reta sobre a fita, etc., trabalhando, então, a coordenação motora ampla da criança.
  • Caça ao tesouro: faça um desenho em folha com um mapa do tesouro, esconda um brinquedo ou outro objeto em um lugar da casa e dê o mapa do tesouro para a criança tentar descobrir onde está o tesouro escondido na casa. Se quiser, faça um tapa olho e outros acessórios para a brincadeira ficar mais divertida.
  • Ofereça tintas guache e pincéis para a criança brincar e pintar no banheiro, nos azulejos e box. Depois da brincadeira, chame a criança para ajudar a limpar o banheiro e guardar os objetos.

Essas foram algumas sugestões de atividades e brincadeiras para os pais e crianças fazerem em casa nesse período de pandemia em que vivemos.

Após todas as brincadeiras e atividades que forem desenvolvidas, sempre estimule a criança a organizar o ambiente no qual estava brincando.

Para deixar esses dias de incertezas um pouco mais alegre e divertido. As crianças merecem esse cuidado com elas, são pequenas e não entendem bem o que está acontecendo e o motivo de toda sua rotina, sua vida ter mudado assim, tão de repente.

Entende-se perfeitamente que não está sendo fácil para os pais se adaptarem a essa nova rotina, afinal, não está sendo fácil para ninguém.

Mas cuide de suas crianças, desses seres indefesos e que estão com toda a energia disponível para gastar, estimule a gastar essa energia com atividades e brincadeiras produtivas.

Tenham um tempo juntos, de qualidade, se conecte com seus filhos. Crie uma rotina para a família, para a criança, ela precisa disso. Para se sentir pertencente, para se sentir parte do todo e se desenvolver de uma forma saudável.

Se cuidem, vai ficar tudo bem!

Por Erica Lacerda

Deixe um comentário

Sair da versão mobile