Existem muitas teorias que definem o que é música, pois a definição de música e a linguagem musical, sua definição possui e está relacionada a diferentes definições, pois estas vão de acordo com a cultura, à época/momento histórico, a forma de pensar, os valores e as concepções estéticas vigentes no momento histórico.
A música é uma linguagem universal e participa da história da humanidade desde as primeiras civilizações.
A música é de extrema importância na educação, fundamentada em práticas pedagógicas em um estudo de diversidades.
Tendo como problema a preocupação sobre o conteúdo de música que é trabalhado com as crianças, no que se refere à formação e o conhecimento que elas podem construir com a prática do ensino de música na escola.
Deve-se trabalhar a música na educação, no sentido de que seja prazerosa e que traga muitos significados para os educandos.
A música possui o ritmo, a harmonia, a melodia, a organização do material sonoro, é também o som das máquinas, da natureza, das vozes, dos instrumentos, dos objetos e também é toda ação de uma escuta intencional, que é transformadora, que gera sentidos e significados a quem está ouvindo.
Existem músicas que nos fazem adormecer, dormir, dançar, chorar e entres outros diversos sentimentos que a música nos remete ao ouvirmos, mas, sobretudo a música também é um meio de reflexão para abrir a mente do ouvinte para o mundo.
Portanto, tudo o que fazemos, todos os sons e não sons incluídos é música.
A cultura está inteiramente ligada a qualquer definição de música ou produção musical, cada som produzido em um determinado lugar está relacionado ao local, a finalidade da produção de determinado som, ao momento e a cultura de determinada região e sociedade.
A música e o seu papel no desenvolvimento infantil
Cada som possui seu significado, e este significado está totalmente relacionado à cultura, por exemplo, quando estamos em casa ao tocar a campainha sabemos que há uma pessoa e que devemos sair de dentro da cada para atendê-la, outro exemplo de som produzido pela cultura são os sons das máquinas (indústria), entre outros.
A música sempre existiu como produção cultural, econômica e social, pois desde que o ser humano começou a se organizar enquanto ser social, a música é parte integrante do cotidiano da vida humana.
Uma educação musical eficaz possibilita que a criança tenha um desenvolvimento artístico que por sua vez desenvolve a cultura em geral, como ser humano, além dos aspectos sensorial, afetivo e mental.
O professor nos momentos de educação musical deve atuar sempre como animador, estimulador, provedor de informações e experiências que possibilitem não só o desenvolvimento e conhecimento das crianças no ponto de vista da música e sim no desenvolvimento integral das crianças.
,Deve respeitar o processo de aprendizado da criança, lembrando que cada um se desenvolve de forma diferente, em tempos diferentes, de acordo com a interação com o meio em que vivem.
Para que o trabalho da música seja feito com qualidade é preciso que o professor tenha alguma formação musical e também se faz necessário que os educadores repensem suas concepções ultrapassadas de música, onde a música é trabalhada e entendida como algo pronto, onde se ensina a música apenas para a reprodução e interpretar músicas, ou ensaiar uma determinada música para apresentar em uma determinada data comemorativa.
Uma educação musical pode contribuir para a formação da criança de forma positiva em sua vida ou negativa, caso o trabalho com a educação musical com a criança não seja feito com qualidade pode-se influenciar diretamente na formação ruim de um indivíduo, porém ocorre também ao contrário, quando o trabalho da educação musical é realizado com qualidade esta formação contribuirá de forma positiva para o desenvolvimento das crianças.
Assim, é necessário que o aluno esteja exposto a um material sonoro de boa qualidade, que de fato possibilitará na formação de um ser humano com equilíbrio emocional, afetivo e intelectual.
Para realizar um trabalho com a música na educação com qualidade é preciso além de todo repertório musical com qualidade, é preciso pensar no espaço físico, na sala de educação, pois é preciso uma organização do espaço que possibilite o movimento corporal, com ambiente que possa ter uma percepção do som e do silêncio, bem como limpeza do ambiente, iluminação e ventilação.
Na seleção do repertório musical é preciso ser analisado conforme a fase do desenvolvimento do aluno. Deve ser norteado por princípios pedagógicos e ter também flexibilidade diante da maturidade e capacidade específica a cada criança.
Aprender a escutar de forma inteligente, uma música, possibilita que uma criança tenha níveis mais altos de atenção, interesse, concentração e criatividade, além do possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico e também aprendizado com diferentes palavras e até outros idiomas.
Utilizar os instrumentos musicais com os alunos, promovendo que eles tenham o contato com este instrumento na medida em que possam experimentar tocar um tambor, por exemplo, em diversas formas seja mais forte ou mais fraco, e outros instrumentos tem um resultado muito importante para o desenvolvimento da técnica aliada à percepção da qualidade dos sons produzidos.
É muito importante oferecer oportunidades que a criança possa ouvir músicas sem texto, possibilitando a música instrumental, para que possam através destas experiências ampliarem sua capacidade de atenção e de concentração.
Possibilitar o contato da criança com musicais de outros países e regiões, para que elas possam entender que o contato da linguagem musical é também uma forma de expressão individual e coletiva, além de ser também uma forma de como interpretamos o mundo.
Trabalhar a música com os alunos significa fazer a diferença na vida deles, pois mostrar outra cultura e suas origens, ensinar não só a ouvir por ouvir uma música, mas apreciar e interpretar cada letra musical, deixando que se expresse e saiba mais sobre a música e suas dimensões.
Assim, o trabalho com a música tem como foco o envolvimento e o interesse das crianças em conhecer o mundo musical através das diversas vivências, experiências e atividades, possibilitando o contato e conhecimento das crianças nos diversos repertórios musicais, nos diferentes gêneros musicais, na qual levará experiências com os diferentes tipos de sons, instrumentos, que trarão grande benefício em relação ao desenvolvimento integral da criança.
Por Erica Lacerda
Capa: FreePik