Páscoa e o Exagero no Consumo de Chocolate Pelas Crianças. Como Lidar?
A páscoa é o momento do ano mais esperado pelas formiguinhas de plantão.
Apesar de ter um significado religioso muito mais amplo, culturalmente presentear os amigos e familiares com ovos de chocolate acabou virando um símbolo desta data.
Infelizmente, a páscoa também se tornou um sinônimo de comer chocolate com exagero, principalmente entre as crianças.
Não são raros os relatos de crianças com sintomas de intoxicações alimentares (vômitos, diarreia, alergias na pele) devido ao consumo excessivo de doces durante o feriado.
Então como lidar com as crianças em um feriado tão importante, mas sem ter exagero no consumo de açúcar?
Devemos liberar tudo ou restringir a quantidade de chocolate? Recorremos às opções mais saudáveis ou “fit” ou atendemos as preferências das crianças?
Existem várias formas de curtir a páscoa em família e tornar este momento especial. A palavra-chave é: moderação! Se a criança não tem nenhuma restrição alimentar, é preferível oferecer o ovo de páscoa da preferência dela.
Quando optamos por ovos diet, com chocolate amargo, ou com ingredientes mais saudáveis, se não é do hábito da criança ela pode não gostar do sabor, se sentir diferente das outras crianças e não aproveitar a ocasião.
Então é preferível presentear com um ovo que a criança goste e controlar as porções que serão consumidas, do que oferecer uma opção mais saudável que ela não vai gostar.
Mas e os nutrientes?
As opções mais saudáveis não prometem um menor teor de açúcar, maior concentração de fibras e nutrientes? Sim, até podem ter.
Mas quando comemos um chocolate, estamos matando nossa vontade de comer um doce ou estamos em busca de algum nutriente? Certamente a primeira opção.
Comemos pelo prazer que aquele doce proporciona, se queremos uma alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais, devemos procurar nos alimentos fontes, como frutas, verduras, legumes, cereais, etc.
Quanto ao açúcar, a páscoa é somente 1 vez ao ano, não é uma porção de ovo de chocolate que vai prejudicar a saúde de um indivíduo, mas sim as escolhas que ele faz durante todo o resto do ano.
No caso de crianças com intolerâncias e alergias alimentares, escolha opções adequadas às suas necessidades.
É importante lembrar que a Sociedade Brasileira de Pediatria não indica o consumo de açúcares\chocolates por bebês menores de 2 anos de idade.
A família pode fazer um planejamento de como vai ser a páscoa. Primeiro decida que os ovos serão abertos somente no domingo de páscoa com todos juntos. Muitas vezes os familiares acabam presenteando, então podem ter muitos ovos.
A família pode decidir qual abrir primeiro, proporcionar a quantidade que cada um vai comer e guardar o restante para mais tarde ou outro dia. Assim todos degustam em família os chocolates, mas sem exagero.
Desfrutar de um chocolate prazeroso não é um problema. Pelo contrário, são lembranças de uma tradição que ficam marcadas para sempre na vida da criança.
Comer vai além de nutrir o corpo, é também um ato social. Porém, comer uma porção controlada de chocolate é bem diferente de liberar o doce durante todo o feriado.
O importante é ter equilíbrio e moderação.
Aproveite o feriado e inclua a criança em outras atividades além do consumo de chocolate, como caça aos ovos, pintura de ovos, e outras brincadeiras saudáveis da infância.
O chocolate é apenas um símbolo, está longe de ser o personagem principal da Páscoa!
Por Elisa Masson
Leia também: A Páscoa Chegou. Tem Problema dar Chocolate Para Crianças