AS CRIANÇAS ESPECIAIS E O CARNAVAL

As crianças especiais merecem um carnaval com muita diversão.

 O período de Carnaval é sinônimo de alegria e diversão, mas para aproveitar bem a festa é preciso uma atenção especial principalmente com as crianças especiais.

Não é somente cuidados com a hidratação e com a alimentação devem ser redobrados.  

Por isso, como profissional de Saúde oriento sobre alguns cuidados para que assim toda a família possa curtir da melhor maneira as festividades.

direito das crianças e o carnaval

Isso é uma brincadeira ótima, porém quero alertar aos pais sobre alguns destes cuidados às crianças com deficiência   quanto as fantasias, brincadeiras, e também aquelas são mais sensíveis a barulhos.

 Dicas para o pais:

Preparar as crianças para o carnaval, principalmente aquelas com alguma deficiência, como os autistas ou com dificuldades neuromotoras.

  • Evitar o uso de máscaras

Algumas são muito sensíveis às texturas e sentem desconforto em usar coisas na cabeça, por isso, tente evitar máscaras.

  • Usar uma fantasia confortável

Certifique-se que o tamanho da fantasia está adequado para a criança ser capaz de andar, correr, pular e dançar normalmente.

  • Experimentar a fantasia antes do dia

Permita que a criança experimente, que dance e brinque com a fantasia quando estiver em casa. Quanto mais contato com a fantasia, melhor será diversão.

  • Treine a festa em casa

Faça um baile de carnaval de mentira em casa. Coloque as músicas para tocar, dance, jogue confetes e toque cornetas com seu filho.

  • Considerar alternativas

Caso o seu filho não goste de ambientes barulhentos e com muita gente, talvez fosse interessante pensar em outras opções de divertimento, ambientes que ele sinta confortável e alegre.

  • Ajude-os na escolha de seus personagens

 A criança acha que virou o super-herói, e que pode realizar tudo que o personagem realiza no filme. Confundem a realidade com a fantasia.

Esclareçam aos pequenos que isso é uma brincadeira, uma fantasia.

Nesse período de Carnaval é normal permitir que as crianças brinquem com os sprays de espuma e até talco e amido de milho, mas devem estar atentos e não permitir o contato com os olhos, nariz e boca, já que esses itens podem causar uma reação alérgica e a aspiração é prejudicial à saúde.

Também se deve evitar o uso de maquiagens e glitter, já que muitos são tóxicos, não recomendados para o uso na pele de crianças e possíveis de desencadear um processo dermatológico alérgico.

E muitas crianças não gostam desses produtos, são mais sensíveis, melhor não os usar.

Estas dicas de cuidados têm como objetivo mostrar que crianças especiais podem participar dos festejos culturais da sociedade, respeitando suas diferenças, proporcionando um divertimento tranquilo e saudável.

E que os pais podem e devem curtir juntos com seus filhos. Afinal, este é uma época de alegria e muita diversão;

É isso! Gostaram?!

Aqui no blog tem dicas das colegas colunistas para as crianças e as famílias participarem do carnaval.

Então desejo um excelente divertimento!

Excelente CARNAVAL

Por Aline Ribeiro

Deixe um comentário

Sair da versão mobile