O dente de leite pode nascer com mancha?
Todos nós gostamos de ver um sorriso de criança com os dentes bem branquinhos. Mas às vezes alguns dentes, de leite ou permanente, nascem com mancha ou alterações na sua forma.
E não raro, ouvimos dos pais que os dentes do seu filho nasceram com cárie. Porém, na realidade o dente não apresenta lesão de cárie. Ele apresenta uma lesão chamada, genericamente, de defeito de esmalte.
O esmalte dentário é a camada mais superficial do dente, é composto por um tecido mineral, que é depositado enquanto o dente está em formação e depois precisa ser mineralizado.
A lesão pode ser de caráter quantitativo, quando o esmalte é depositado com falhas, cujo aspecto clínico é uma alteração de forma. Ou ainda qualitativo, quando o esmalte é depositado da maneira correta, mas apresenta falhas de mineralização.
Nesse caso, temos a mancha, que pode ser amarelada, acastanhada ou até mais esbranquiçada.
Normalmente, quando temos um defeito quantitativo, temos também um defeito qualitativo.
Essas lesões podem estar somente em um dente, provavelmente decorrentes de uma causa direta e localizada.
Mas também podemos ter lesões distribuídas entre os dentes que se formaram mais ou menos na mesma época, em geral relacionadas com alguma causa indireta e sistêmica.
Mas quais são essas causas?
Antes de respondermos, preciso explicar algumas coisas:
Primeiro, os dentes começam sua formação ainda durante o período gestacional. Cada grupo de dentes tem uma época para se formar. Leia mais sobre o desenvolvimento dos dentes no texto Quando Levar seu filho ao odontopediatra
Depois, as células que produzem e secretam o esmalte são muito sensíveis às mudanças bruscas de oxigenação, temperatura, condição metabólica.
Tão sensíveis que “param” de funcionar, temporária ou permanentemente, mediante tais mudanças. Assim os defeitos de esmalte são como que cicatrizes.
- Causas locais:
Traumas nos dentes de leite que já nasceram podem provocar lesões no dente permanente. Traumas decorrentes de intubação de bebês
Infecções próximas a um dente em formação (por exemplo, lesões de cárie não tratadas em dentes de leite associadas a um abscesso)
- Sistêmicas
Febre muito alta
Falta de algumas vitaminas, por exemplo, A e C
Alterações hormonais, como o hipoparatiroidismo, diabetes
Doenças hepáticas como hiperbilirrubinemia no recém-nascido,
Déficit de oxigênio
Nascimento prematuro
Os defeitos do esmalte, além de comprometerem a estética nos dentes da frente, podem causar sensibilidade (dor), perda de estrutura dental e criar nichos para o desenvolvimento de lesões de cárie.
Assim, elas requerem o acompanhamento e o tratamento adequado com um odontopediatra, visando à manutenção da estética e da saúde bucal dos pacientes.
Por Carla Minozzo
Leia também: O Nascimento dos Primeiros Dentes
Imagem: FreePik