Um dos momentos mais importantes da vida de uma criança é o período de vai da gestação até os 2 anos de idade, o que chamamos primeiros 1000 dias do bebê.
Esse período é considerado um INTERVALO DE OURO, que pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.
Você já imaginou que suas primeiras decisões têm a possibilidade de influenciar a saúde, as atividades físicas e as habilidades de aprendizado do seu filho?
Na gestação, quando uma mãe escolhe se alimentar de uma forma saudável, já está fazendo uma programação genética para a saúde do seu filho na vida adulta.
Uma alimentação adequada durante a gestação, associada ao aleitamento materno, à correta introdução da alimentação complementar e à manutenção de bons hábitos alimentares, é requisito básico para o crescimento e desenvolvimento infantil.
Os pesquisadores e cientistas estão cada vez mais seguros de que uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.
Seguem abaixo algumas dicas para garantir os melhores primeiros 1000 dias de uma criança:
- Se possível programar a gestação, fazer um check-up geral através de exames e acompanhamento médico\nutricional e suplementações conforme necessidade de cada caso
- Após o nascimento: aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida (sem água, chás e complementos – somente o leite materno garante a nutrição e hidratação adequada para o bebê)
- Introdução alimentar aos 6 meses (frutas, vegetais, arroz, massas, feijões, carnes e ovos) e manter o aleitamento materno até 2 anos ou mais. No início da introdução alimentar usamos apenas azeite, alho, cebola e ervas naturais para temperar a comidinha do bebê. Até 1 ano não precisa de sal. Por volta de 1 ano a comidinha do bebê já pode ser a mesma da família, claro que dentro de um contexto saudável
- Após 1 ano de idade o bebê já pode consumir receitinhas com ingredientes saudáveis (como bolos caseiros adoçados apenas com frutas) e devemos continuar evitando o açúcar (todos os tipos) e industrializados ricos em corantes e conservantes até 2 anos de idade – quando finalizamos os mil dias e já temos um paladar praticamente formado dessa criança!
O bebê inserido nesse contexto dos primeiros 1000 dias saudáveis, provavelmente será uma criança sem problemas alimentares durante toda infância e até adolescência e vida adulta. Vale a pena investir nesse intervalo de ouro!
Por Elisa Masson
Leia também: Meu Pratinho Saudável
Inscreva no Canal do Youtube
1 comentário em “Os Primeiros 1000 Dias Na Vida do Bebê”