Cirurgias no Dentista

Quais cirurgias no dentista são indicadas para a criança?

Você sabia que quando um estudante de odontologia conclui sua graduação ele recebe o título de cirurgião-dentista?

Isso porque, os procedimentos odontológicos em geral requerem bastante precisão e habilidades manuais, características necessárias a um cirurgião. Além disso, o dente é considerado um órgão, composto por diferentes tecidos. Ou seja, entende-se que todo procedimento realizado nos dentes é uma cirurgia.

Mas não é disso que me refiro no título desse artigo. Falo sim, da manipulação realizada pelo dentista de tecidos moles (como língua, gengiva, lábios) da boca. E também das próprias extrações dentárias. Engana-se quem pensa que dentista só entende de dente. E engana-se ainda mais quem pensa que não precisamos realizar esses procedimentos nas crianças.

A começar pelas extrações. Por vezes, não conseguimos mais manter um dente de leite na boca, seja porque ele se encontra muito destruído pela doença cárie ou por um trauma, ou porque já cumpriu seu ciclo biológico e o dente permanente precisa daquele espaço para erupcionar. Ou ainda quando temos dentes a mais, que é o caso dos dentes supranumerários.

Além das extrações, as cirurgias mais comuns realizadas nas crianças são as frenectomias, que é o termo usado para as cirurgias que envolvem os freios, lingual e/ou labial.

A frenectomia lingual é indicada em casos de língua presa, em que a língua encontra-se com mobilidade reduzida, trazendo prejuízos funcionais, como alteração fonética. Já a frenectomia labial é indicada quando o freio labial tem uma inserção baixa ou é muito espesso.

Existem outras cirurgias, algumas no lábio outras na gengiva. Independente de qual cirurgia está indicada para a criança, é importante saber:

  • A grande maioria das cirurgias odontológicas não é urgente, são consideradas como eletivas. Isso significa que havendo indicação da realização do procedimento cirúrgico, o momento no qual ele será realizado vai depender das condições da criança, sejam elas sistêmicas ou locais, assim como psicológicas.
  • Sempre será utilizada anestesia local. Às vezes, na dependência da extensão e da duração esperada para a cirurgia, podem ser lançados recursos de sedação.
  • As cirurgias odontológicas são feitas no próprio consultório do dentista.
  • O sucesso da cirurgia também depende dos cuidados pós-operatórios feitos em casa pelos responsáveis, como medicações e retornos.
  • Tente não transmitir ansiedade e medos pra criança. Toda cirurgia sangra. Usamos instrumentos como tesouras e bisturis. Ou seja, converse sim com a criança, mas de forma alguma a assuste. Isso vale no pré-operatório, mas também durante o procedimento.
  • Não minta pra criança. Se o procedimento está indicado, ele precisará ser feito.

 

Em qualquer situação que a criança vai passar é importante a conversa olho no olho.

2 comentários em “Cirurgias no Dentista”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile