Sua Casa é Um Ambiente Seguro Para Seu Filho?

Você Acredita Que Sua Casa é Um Ambiente Seguro Para Seu Filho?

Seu filho está seguro na sua casa?

Crianças pequenas são curiosas e adoram explorar o ambiente em que estão. Só que elas não reconhecem os perigos que encontram pelo caminho. Por isso, é que nós, adultos, temos que criar um ambiente seguro para elas.

Sua casa é segura para seu filho??

Uma pesquisa de 2016 realizada pela ONG Criança Segura Safe Kids trouxe dados muito relevantes sobre mortes e hospitalizações infantis.

O trânsito e a violência das grandes cidades realmente matam muitas das nossas crianças, porém grande parte dos acidentes, fatais ou não, ocorrem dentro de casa. Por isso, pais e familiares precisam ser alertados sobre os riscos que as crianças correm em cada faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes são a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, com 13 mortes por dia. Esse assunto é tão sério que já é considerado uma questão de saúde pública.

Nos bebês abaixo de 1 ano de idade, o tipo de acidente mais comum é a sufocação, principalmente porque os bebês costumam levar TUDO à boca.

A sufocação ocorre quando o ar não consegue chegar até os pulmões, porque há um bloqueio na passagem do ar. E basta de 4 a 6 minutos sem oxigênio para que o cérebro fique com alguma lesão grave.

Para evitar esse tipo de acidente precisamos estar sempre atentos! Qualquer objeto pequeno, peça de brinquedo, moeda, elástico ou prendedor de cabelo pelo caminho podem ser colocados na boca pela criança. Muitas costumam explorar o objeto pela via oral e aí a chance de aspirar é muito grande.

Ao colocar o bebê no berço para dormir, deixar sempre de barriga para cima. Essa posição é recomendada pelas pediatras para prevenção da morte súbita. Se a criança engasga, ela tende a tossir para chamar a atenção dos pais.

O berço precisa estar livre de qualquer objeto que possa dificultar a respiração do bebê. Recomenda-se deixar apenas o cobertor e o travesseiro que a criança irá usar. Não precisa de mais nada. Nem de protetor de berço, que aliás já foi contra indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria pelo grande risco do bebê sufocar.

Além da sufocação, o afogamento é uma outra causa de morte na primeira infância. E não estamos falando de piscina, praia ou rio. É afogamento em baldes, banheiras e até mesmo no vaso sanitário! Uma criança pode se afogar em apenas 2,5 cm de profundidade de água, ou seja, muito pouco.

Quando se tem criança pequena em casa, jamais mantenha recipientes com água em locais com acesso fácil para elas e mantenha a porta do banheiro sempre fechada. Há também dispositivos de segurança para manter a tampa do vaso sanitário lacrada, que é possível comprar em lojas de produtos para a casa.

A importância de Deixar as Crianças Descalças

As quedas são as principais causas de internamentos infantis. Essas quedas podem acontecer de altura como móveis, janelas, lajes ou até no mesmo nível, quando a criança corre e tropeça. A maior consequência das quedas é o traumatismo cranioencefálico, que pode deixar sequelas irreversíveis.

Mas dá pra evitar quedas? Claro que dá! Supervisionando sempre. Crianças devem brincar em locais adequados, então escadas, lajes e sacadas não são ambientes para brincar. Quem tem escada em casa, precisa colocar portões de segurança, no pé e no topo. E se ela for aberta, então precisa instalar uma rede de segurança.

As janelas e sacadas de apartamento precisam ter redes de proteção e jamais podem ter móveis próximos. É certeza que as crianças vão escalar e olhar pela janela, principalmente quando ouvem algum barulho.

Isso sem contar os acidentes por ingestão de produtos de limpeza ou medicamentos e as queimaduras, que também têm um número relativamente grande.

Todos esses acidentes aqui relatados, TODOS, podem ser evitados. Por isso, temos a obrigação de promover um ambiente seguro para as nossas crianças. Não basta ter todos os dispositivos de segurança, muitos nem têm condições para isso. O mais importante é a supervisão, estar perto. Criança pequena não pode ficar sozinha, 1 minuto de descuido pode ser fatal.

Por Fernanda Alves

Leia também: A importância da Vacinação

2 comentários em “Sua Casa é Um Ambiente Seguro Para Seu Filho?”

  1. Gostei muito desta matéria e é de muita serventia para segurança dos meus filhos, e para quem tem piscina em casa, gostaria de ressaltar que aderi ao sistema de cerca removível para piscina, foi uma excelente escolha, pois, além de me proporcionar segurança, este produto é lindo e totalmente removível, para melhores informações acesse o site da empresa que contratei que é https://www.poolmaster.com.br
    Muito obrigado

    Responder

Deixe um comentário