A Música e Seu Papel no Desenvolvimento Infantil

Quero começar esse texto fazendo um convite: feche seus olhos por um momento e evoque sua melhor lembrança de infância, uma que envolva sorrisos, leveza e suavidade. Agora, se você colocasse uma música nessa recordação, qual seria? E indo além, se você pudesse escolher a trilha sonora da sua infância, quais músicas fariam parte dela?

A música acompanha o ser humano durante todas as etapas da vida. Mas é na primeira infância que as cantigas, parlendas e canções infantis tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social da criança.

Na vigésima semana de gestação, o bebê está com o aparelho auditivo completamente formado e passa a perceber os sons internos e externos. Durante essa fase, a percepção sonoro-musical também é notada pela percepção tátil do bebê (a pele). Há estudos que comprovam que, ao nascer, o bebê consegue reconhecer o som e o timbre de voz dos pais, sendo essa a principal forma de identificação e diferenciação das pessoas de seu convívio.

 

A musicoterapeuta Luisiana França Passarini diz que “tranquilidade, segurança e desenvolvimento das funções de linguagem são alguns dos benefícios proporcionados pela música”.

Outros benefícios das músicas, cantigas de roda, parlendas e canções do universo infantil são facilitar a melhora no controle motor da criança, como na brincadeira do ‘Cerra-Cerra Serrador’; estimular o aprendizado, através de contagem e apontamento; promover a linguagem oral e escrita; e potencializar funções cognitivas de raciocínio lógico, memória, concentração, orientação espacial e raciocínio abstrato.

As músicas infantis, geralmente, remetem a situações e histórias que estimulam a imaginação e a criatividade da criança. Umas podem ensinar sobre persistência, enquanto outras sobre as partes do corpo. Canções como “Terezinha de Jesus’ e ‘O Cravo e a Rosa’ apresentam de forma sutil histórias de amor, conflito e disputa. Já canções como ‘Ciranda-Cirandinha’ e ‘Escravo de Jó’ demonstram a importância do trabalho em equipe para alcançar um objetivo em comum.

Me atrevo a dizer que as canções infantis são uma forma lúdica de preparação para a vida adulta, considerando os aspectos mencionados acima e que representam marcos no desenvolvimento de uma criança.

 

Em outro texto publicado aqui no Blog falei sobre os riscos do uso de aparelhos eletrônicos na infância e que isso se estende também aos vídeos de músicas infantis. Hoje, com os recursos avançados de áudio-visual e aparelhos eletrônicos mais modernos, temos a robotização das canções infantis, como por exemplo, em vídeos da Galinha Pintadinha. Nesses meios não há o uso de instrumentos musicais e fica difícil distinguir o som das notas tocadas, pois são todas feitas por computador.

São comuns o uso de cores vibrantes e movimentos rotativos e giratórios que deixam a criança em estado de hipnose em frente ao aparelho. Todo poder potencializador das músicas e cantigas infantis se perdem em vídeos como estes e seus similares. Evite o uso desse recurso e, quando não houver outra escolha, opte pela utilização moderada.

Músicas de qualidade auxiliam no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, na possibilidade de expressão vocal, gestual e corporal, nos aspectos emocionais e na interação social. Costumo usar a música como recurso terapêutico, quando quero que a criança reconheça as partes do seu corpo, quando quero que ela faça trocas comigo ou quando quero que ela se expresse. Assim como a música fortalece o vínculo entre pais e filhos, da mesma forma acontece na terapia.

 

Oferte músicas de qualidades ao seu filho. Pesquise por Bia Bedran, Saltimbancos e Palavra Cantada. Resgate músicas que fizeram parte da sua infância. Invente músicas de acordo com as descobertas e qualidades do seu filho.

Os pais não precisam ter habilidade com instrumentos musicais ou vozes afinadas para cantar. Afinal, você não precisa ser músico para “fazer” música para o seu filho. Lembre-se: desde quando ele estava na barriga já aprendeu a ouvir e admirar sua voz. Cante para seu filho, faça um som e peça que ele imite. Interagir por meio da música é o mais importante! Descobre as canções que conta a história do seu filho.

“A melodia e o ritmo podem ajudar a desenvolver a ordem e a concórdia à alma. Restaurando-se a ordem na alma, o corpo volta a saúde” (Pitagóras)

Por Suellen Merencio

Leia também

Desenvolvimento da Coordenação Motora

 

Deixe um comentário