Puberdade é um período de transição entre a Infância e a Adolescência, no qual ocorrem modificações corporais, como o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários e a aceleração do crescimento, fazendo com que a criança se torne um adulto.
A Puberdade ocorre naturalmente nas meninas entre 8 -13 anos e o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do Broto Mamário (início das mamas). Já nos meninos, ocorre entre 9 -14 anos e o primeiro sinal é o aumento do Tamanho dos Testículos. Surgem também os pêlos pubianos, pêlos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.
Teremos uma PUBERDADE PRECOCE quando o surgimento dos caracteres sexuais ocorre:
- Antes dos 8 anos nas meninas
- Antes dos 9 anos nos meninos
Ocorre quando temos um aumento dos hormônios sexuais no sangue antes do tempo normal.
Pode ser causada por tumores, exposição à remédios com hormônios, estimulação precoce das glândulas ou simplesmente não ter uma causa conhecida (idiopática).
A hipófise, que é uma glândula situada na base do cérebro, é responsável por liberar hormônios que irão até os ovários e testículos, estimular a produção de hormônios de caracteres sexuais secundários.
Antes do início da Puberdade, a hipófise encontra-se inativada. Somente quando a criança atingir a puberdade é que ela começa a receber estímulos para despertar e fabricar os hormônios.
Porém, em algumas situações essa glândula (hipófise) resolve “despertar” de maneira precoce, liberando no sangue os hormônios LH e FSH, responsáveis pela estimulação dos ovários nas meninas e dos testículos nos meninos, formando os caracteres sexuais secundários:
-
- Meninas:
- broto mamário
- pêlos pubianos e axilares
- odor axilar
- crescimento acelerado
- menarca (primeira menstruação)
- Meninos:
- aumento do volume testicular
- pêlos pubianos e axilares
- odor axilar
- crescimento acelerado
- alteração da voz
- Meninas:
As principais consequências da puberdade precoce são:
- Transtornos psicológicos e de comportamento:
- nas meninas observados uma imaturidade emocional, temos uma criança em um corpo de adulto.
- nos meninos a testosterona (hormônio masculino) induz a uma agressividade e sexualidade exacerbada.
- Em ambos os casos teremos uma grande angústia, problemas de autoestima, bullying e isolamento, sendo importante o acompanhamento psicológico dessas crianças.
- Maior risco de abuso sexual, pois essas crianças já estão com um corpo adulto mas com a imaturidade/ingenuidade de uma criança
- Baixa estatura quando adulto, pois na puberdade precoce temos uma aceleração da idade óssea e amadurecimento do osso.
- Maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer (dependentes de hormônios)
Existem alguns fatores que predispõem a puberdade precoce:
- Obesidade
- Contato com os “Disruptores Endócrinos” (substâncias que desregulam os hormônios)
O diagnóstico será feito pelo Médico Pediatra através de exame físico e exames laboratoriais (de sangue e exames de imagem).O tratamento, medicamentoso ou cirúrgico, depende primeiramente em identificar a causa da Puberdade Precoce.
Importante também tratar os transtornos psicológicos e melhorar a estatura final da criança.
Leve sempre seu filho nas consultas de rotina com o Pediatra.
Por Audrey Rebuglio
Leia também: Regurgitação ou Doença do Refluxo Gastroesofágico – DRGE?