A vivência do luto na infância

Cada fase e experiência da vida infantil exige um cuidado único e devemos ter sensibilidade ao tratar a situação de modo singular. E a experiência do luto é dolorosa em qualquer fase da vida. Passar por esse momento na infância não seria diferente.

Pais e responsáveis, de alguma forma, tentam camuflar o significado da morte buscando impedir o sofrimento infantil. Mas seria possível evitá-lo? Seria correto mentir ou omitir para a criança que ela acaba de perder alguém muito querido, e talvez a pessoa mais importante de sua vida? Temos o direito de tirar dela a vivência desse momento?

Há várias formas de se amenizar a dor da perda. Porém não existe uma única que possa evitá-la!

descobrindocriancas.com.br/…/o-papel-do-psicologo-no-processo-de-separacao-e-divorcio

Demonstrações de amor por parte das pessoas mais próximas, o acolhimento da dor e falar, mesmo que de forma lúdica sobre a morte, auxilia a criança a perceber que ela não está sozinha e que sua dor é compartilhada com a de outros familiares e amigos. Impedir a vivência do sofrimento é inevitável, podendo se estender em alguns casos por um pouco mais de tempo, até que ela tenha uma compreensão mais sólida sobre a morte. Portanto, não despreze as reações emocionais que podem estar acontecendo.

Outro aspecto importante é observar como a criança tem se expressado. Ela fica triste, agressiva, faz perguntas ou desenhos sobre a pessoa que ela perdeu? Fique atento aos sinais que ela apresenta diante da morte e procure atender da melhor forma a sua necessidade de compreender a perda. Neste sentido, traga a ela as boas lembranças que estarão sempre presentes em sua memória. Conte histórias, fale do quanto o ente querido era divertido, conte do que mais gostava, mostre fotos e principalmente, deixe que a criança expresse suas emoções e fale sobre seus sentimentos.

A dificuldade de falar sobre a morte pode ser maior por parte dos adultos do que da própria criança. Os adultos são uma referência para a ela de como vivenciar o luto. Mas é necessário ver o mundo do ponto de vista dos pequeninos ao dar consolo e respostas para elas.

 


Leia o artigo da colunista

2 comentários em “A vivência do luto na infância”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile