Impactos da tecnologia durante o desenvolvimento infantil
Nos tempos atuais, podemos perceber várias mudanças em nosso dia a dia.
Essas mudanças na maioria das vezes são influenciadas pela tecnologia e vem impactando diretamente no desenvolvimento da criança.
Segundo dados da pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2019 (Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil).
Em 2019, 89% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet, o que corresponde a cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes, dos quais, 95% tinham no telefone celular o dispositivo de acesso à rede.
Podemos pensar nos avanços tecnológicos como um meio de facilitar e trazer conforto.
No entanto, nos últimos anos, surgiu a preocupação de quais os impactos no desenvolvimento infantil e de que forma está interferindo negativamente na subjetividade das crianças.
Nos últimos anos aumentou o interesse de como as tecnologias estão influenciando no desenvolvimento infantil, assim alguns profissionais se empenharam para descobrir este impacto em todas as áreas do desenvolvimento da criança.
Uma pesquisa realizada pela “Associação entre tempo de exibição e as crianças”, publicada em 2019 pela JAMA Pediatrics, periódico científico focado em pediatria, mostrou que quanto maior o tempo de exposição às telas, pior o desenvolvimento cognitivo.
Segundo a pesquisa, o tempo de exposição a tela pode influenciar a visão e a interpretação audiovisual, dificulta a oportunidade de desenvolver outras áreas do cérebro, praticar habilidades interpessoais, motoras e de comunicação.
IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DA CRIANÇA
Nos dias atuais, quem não presenciou uma criança com um celular, tablet ou em frente à televisão, entretida, perdendo o contato com outros indivíduos?
Já se perguntou como esse contato pode impactar no desenvolvimento mental e físico da criança?
O contato muito precoce das crianças com a tecnologia, está impactando na socialização das crianças, tornando-os indivíduos com comportamento individual, sendo algo que possa estar comprometendo o seu desenvolvimento, pois através do contato com outros indivíduos desenvolve mecanismo importante para sociabilidade com outros indivíduos.
Esse contato da criança com os aparelhos tecnológicos nas fases primitivas, pode comprometer a relação com os cuidadores, devido ao empobrecimento da relação, que é importante para construção subjetiva da criança, onde será importante para construção mental da criança.
Segundo Marion Minerbo:,
“O termo subjetividade’ convém mais à Psicanálise do que a expressão ‘estrutura psíquica’ ou mesmo ‘organizações psíquicas da personalidade’, pois a abertura à singularidade do sujeito psíquico está posta de saída.”
A criança, diante desses objetos tecnológicos, perde toda interação com o indivíduo e em alguns casos, até com seus cuidadores. Assim empobrecendo e comprometendo a relação inicial com os cuidadores, que é muito defendida por especialistas com foco nos primeiros anos de vida da criança.
É necessário para a criança a presença do outro para sua construção subjetiva.
Segundo D. W. Winnicott:
A necessidade vital que tem cada bebê de que alguém facilite os estágios iniciais dos processos de desenvolvimento psicológico, ou desenvolvimento psicossomático, ou, como talvez eu deva dizer, do desenvolvimento da personalidade mais imatura e absolutamente dependente, que é a personalidade humana’.”
Diante desse pensamento, podemos começar a construir a ideia de como a tecnologia pode ser impactante para a criança.
De início, podemos pensar sobre o contato inicial da tecnologia em uma fase muito primitiva, o qual pode ser prejudicial e atrapalhar o desenvolvimento da criança, uma vez que os cuidadores e familiares, devem participar desse cuidado ou atividade de socialização.
Depois de refletir, como a tecnologia pode ser usada como um auxílio no cuidado, nunca como uma ‘cuidadora’ ou responsável por entreter a criança, o que faria com que os pais se ausentassem.
É necessário fazer ressalvas sobre esse ponto.
Em alguns casos, devido à realidade social, as pessoas não têm condições ou tempo para passar com a criança, em outros os responsáveis precisam voltar às suas atividades ou têm outras atividades.
Sempre é importante pensar na dosagem da exposição.