O mês de março é muito importante para o meio ambiente, pois é comemorado no dia 22 o Dia Mundial da Água.
Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993 com o intuito de alertar toda a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais em especial a água.
Mas por que esse elemento é tão especial?
Por que devemos preservar?
Temos que falar sobre isso em casa com os filhos?
A água é um dos recursos naturais mais utilizado, sendo essencial para a sobrevivência do homem e do planeta.
Nosso corpo humano é composto por 70% de água, tendo como funções: o regulamento da temperatura do corpo; ajuda na digestão dos alimentos; melhora a circulação sanguínea; prevenção contra pedras nos rins; auxilia no metabolismo celular; ajuda na absorção de nutrientes; auxilia na desintoxicação do corpo; deixa a pele mais bonita e hidratada.
No planeta Terra 70% em sua superfície é composto pela água.
Embora tenhamos muito recurso hídrico, 97% está presente nos oceanos e apenas 3% é doce e sua distribuição nas regiões não é da mesma forma.
A água é encontrada principalmente no estado líquido e é um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico.
Algumas pessoas pensam que, já que a água retorna para nós por meio da chuva, não tem problema utilizar em abundância e sem se preocupar com o futuro. Essa é a questão que devemos ter esclarecida a respeito da qualidade para o consumo.
A água no mundo não irá acabar. O problema é a água de boa qualidade.
Para o nosso consumo precisamos ter uma água com características físicas, químicas e biológicas em um padrão de potabilidade que atende valores estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitarmos doenças de veiculação hídrica.
Lembramos que a água é um direito universal para todos, o que pagamos é o tratamento feito para termos essa água potável em casa.
O tratamento da água mais o ciclo hidrológico faz pensar que temos um reservatório infinito de água para consumo.
Quanto você está disposto a pagar pelo tratamento e transporte da água?
E as cidades onde possuem muita poluição atmosférica causando as chuvas ácidas, não teriam mais “dificuldade” para tratar essa água?
E a população de baixa renda, terá condições de pagar qualquer valor imposto pelo tratamento?
Se podemos contribuir para melhorar esses aspectos, não é gratificante fazer nossa parte?
As crianças estão apendendo desde cedo na escola a importância da preservação das águas e seu consumo consciente.
Na minha época de escola, nos anos 90, já aprendia sobre a importância da água e o meio ambiente, mas não me lembro de nenhum momento ter alguma conversa sobre isso em casa.
Quando era algo a respeito do desperdício de água, era só que usaria minha mesada (que não tinha) para pagar a conta de água.
Meus pais nunca sentaram frente a mim para ter uma conversa séria sobre a água e o meio ambiente. Isso também é algo da cultura da geração deles, meus avós também não tiveram essa percepção.
Conversar com os filhos sobre assuntos importantes mostra o quanto você se importa com eles e seu futuro, que os leva a sério e dá um momento de interação especial pais-filhos.
Dizer “saia logo desse banho senão a conta vai vir caro” é diferente de “não desperdice água no banho pois não quero que no futuro você e meus netos passem dificuldades pela falta de água”.
Na primeira opção o pai indica que o que importa é o dinheiro, na segunda o futuro de seu filho e futuras gerações é mais importante.
Algumas dicas do que vocês e seus filhos podem fazer para reduzir o consumo de água:
– Escove os dentes e lave louças com a torneira fechada;
– Tome banhos de cinco minutos, sem cantar e brincar com o chuveiro ligado;
– Utilize a lava roupas e lava louças quando estiverem cheias para ter um máximo rendimento da água;
– Evite regar as plantas no jardim em horários de sol forte. De manhã até as 9 horas e depois a tarde a partir das 17 horas você evita a evaporação da água;
– Utiliza a vassoura para limpar a garagem, quintal e calçadas ao invés de utilizar a mangueira d’água;
– Para limpar o carro, utilize balde em vez da mangueira;
– Observe se não tem nenhum vazamento e infiltração na sua residência;
– Reutilize a água da máquina de lavar roupa. Essa água pode ser reutilizada para lavar o chão e a calçada.
Algumas ações que os pais podem fazer com seus filhos de forma divertida:
– Faça uma reunião de família e mostre o consumo de água feita no mês anterior. Fale da importância de reduzir o consumo de água, principalmente na época de seca, e lance um desafio em grupo.
Vocês são uma equipe e com a colaboração de todos, no próximo mês o valor deve vir menor. Se atingir a meta, é feito um dia de comemoração da família (forma de recompensa), pode pedir uma pizza, ver um filme, ou um piquenique no parque, por exemplo.
A intenção é fazer todos participarem para um consumo mais consciente da água e uma interação maior dos pais com os filhos.
– Lance um desafio individual. Quem ficar menos tempo no banho até atingir cinco minutos ganha. Crianças gostam de desafios.
– Ensine o ciclo da água contando uma história e desenhando para seus filhos.
– Tenha um dia da semana reservado para cinema em casa com os filhos e um lanche que todos gostem. Assistam alguns filmes com temática ambiental e educativo, depois gere um momento de reflexão em família.
Exemplos de filmes para ver com a família:
– Wall-e: Animação da Disney, conta a história de Wall-e, um robô que vive em uma Terra devastada pelo homem. O homem utilizou todos os seus recursos naturais e foram vivem em uma gigante nave no espaço.
Com a função de compactar o lixo e organizar esses resíduos, Wall-e vive sozinho trabalhando dia após dia, tendo como único amigo uma barata.
E tudo muda quando ele conhece EVA, uma robô de tecnologia avançada mandada com a missão de encontrar vida no planeta como forma de esperança de readaptarem o planeta Terra.
Wall-e se apaixona por ela e vai mostrar sua casa e sua coleção de objetos que eram dos homens e ele guardou por achar interessante, mal sabia ele que no meio de sua coleção havia a única esperança que EVA tanto buscava e que mudaria o futuro do homem.
É um filme divertido e que reflete bem o modo de vida do homem, da relação com a natureza até seu cuidado com a própria saúde.
– Os Sem Florestas: Quando os animais acordam de uma hibernação e vão à procura de alimento, descobrem que sua floresta foi reduzida e ao redor foi construído casas.
O líder da turma é uma tartaruga cautelosa e pede que todos fiquem dentro da cerca, longe do espaço dos humanos.
Chega no bairro um guaxinim acostumado a pegar comida dos homens, é então que ele passa a ensinar a turma essa arte sem pensar nas consequências e usa a turma para tentar pagar uma dívida que tem com um urso, até ele perceber que agora ele faz parte da família.
É um filme que dá para discutir sobre princípios, família e a ocupação do homem no espaço dos animais. Recomendado para toda família.
Em março temos mais dois eventos em homenagem a mãe natureza.
Dia 16 é o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas e dia 21 comemora-se o Dia internacional das Florestas. Na natureza tudo está interligado.
As florestas nos trazem a chuva, causado pela alta evapotranspiração das árvores, mas com a devastação dos nossos biomas e o aquecimento global, ocorre as mudanças climáticas e tudo isso interfere no ciclo da água e sua qualidade.
Toda essa interação do meio ambiente são assuntos para outras conversas.
Se gostou das dicas e quer mais e/ou tem alguma pergunta nos mande.
Por Naura Lamaro
Capa: Freepik