ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL DAS CRIANÇAS NAS FESTAS

As crianças e festas de final de ano veja como manter uma alimentação saudável

Parece que alimentação saudável e festas não cabem na mesma frase não é mesmo?

E conciliar isso é um grande desafio para a maioria das famílias.

São tantos doces açucarados, salgados diferentes, pratos decorativos e bebidas que fica difícil manter a alimentação saudável e equilibrada de adultos e crianças durante essa época festiva… Será mesmo?

Depois de dias tão difíceis que passamos nos últimos meses, entendo que podemos celebrar, claro que mantendo todas as normas de segurança, pois ainda estamos em pandemia.

Isso quer dizer que podemos sair um pouco da rotina alimentar das crianças, permitindo alguns alimentos que não fazem parte do seu dia-a-dia.

Sempre comento com os pacientes que “disciplina é liberdade”, ou seja, podemos ter exceções na rotina alimentar, sem prejudicar a saúde ou a formação de um padrão alimentar saudável para as crianças.

Amamentação e promoção de saúde

Assim, as comidas presentes nas festas de final de ano devem ser a exceção e não um padrão de rotina alimentar a ser estendido nos outros dias do ano.

Via de regra não há fórmula mágica para conciliar alimentação saudável e festas! O segredo está em combinar alimentos saudáveis com outros nem tão saudáveis durante as refeições festivas, além de manter controle nas quantidades consumidas.

Além disso, os pais devem ficar atentos, pois as comemorações de Natal e Ano Novo costumam ser realizadas na mesma época que as férias das crianças.

Em algumas famílias há a tendência de os horários ficarem mais flexíveis e com mudanças na rotina durante as férias, fazendo com que a alimentação dos pequenos fique desregulada e com predomínio de consumo de guloseimas e produtos industrializados. Isso é uma grande cilada!

Mas falarei sobre como manter uma rotina adequada nas férias em outro momento.

Para que você consiga ter uma alimentação mais saudável durante as festas de final de ano, apresento algumas dicas que podem ser um grande manual de sobrevivência. Confira!

– OFEREÇA UM LANCHE NUTRITIVO ANTES DAS CEIAS:

Nada de deixar a criança sem comer para poder “aproveitar” a ceia! Alimentar a criança antes da confraternização com um lanche leve ajuda a controlar melhor o apetite e a evitar excessos, além de preservar o horário da refeição de seu filho. Caso esteja fora de casa, ofereça uma fruta, ou frutas secas como uva passa, ameixa e damasco, que normalmente estão presentes nos pratos nessa época.

– APRESENTE APERITIVOS SAUDÁVEIS:

Em muitas famílias a fartura nas festas de final de ano se inicia muito antes da ceia. Nesse caso, a atenção deve estar nas opções fritas, cheias de molho e pouco frescas.

Como alternativa, podem ser oferecidos pequenas porções de lanches naturais com vegetais em pães integrais, palitinhos de vegetais com molhos à base de iogurte e azeite extra-virgem (como palitinhos de cenoura e pepino), espetinhos assados de vegetais com ervas finas, salgados caseiros assados, chips de vegetais assados, tomatinho cereja acompanhado de queijo branco e folhinhas frescas de manjericão, etc.

Olha quantas ideias saudáveis e nutritivas para abrir a ceia e garantir equilíbrio nutricional de adultos e crianças!

– TENHA VÁRIAS OPÇÕES DE PREPARAÇÕES NA MESA:

A mesa da ceia de Natal ou de Ano Novo não precisa ser composta só por doces repletos de açúcar e alimentos gordurosos. Ofereça também pratos com vegetais refogados, frutas frescas e carnes magras. Peixes são ótimas opções!

– CUIDADO COM OS EXCESSOS:

Ajude seu filho a montar o prato com quantidades adequadas e da forma que ele habitualmente ingere. Uma dica é passar por todos os pratos disponíveis, avaliar as opções e conversar sobre possíveis escolhas, antes de começar a montar o prato. Pergunte à sua criança aquilo que ela realmente quer comer.

– DIVIDA O PRATO DA CRIANÇA EM PARTES:

A montagem do prato com alimentos de todos os grupos alimentares faz com que o equilíbrio nutricional possa ser maior, mesmo com a presença de alguns alimentos pouco nutritivos.

Lembre-se que quanto mais colorido, mais nutrientes diferentes estamos oferecendo, além de deixar o prato mais “chamativo” e agradável aos olhos.

Divida o prato em três partes: na primeira coloque vegetais. Pode ser uma salada variada, legumes cozidos ou refogados, etc.

Na segunda parte ofereça alimentos ricos em proteína que podem ser tanto de origem animal, como vegetal combinados. Alguns exemplos saudáveis e muito comuns nessa época do ano são peru, lombo, peixes ou aves natalinas, preferencialmente grelhados ou assados, além de lentilha e grão de bico cozidos.

Por fim, na terceira e última parte complete com cereais e tubérculos. Nesse grupo estão o arroz, batatas e outras raízes, como mandioca e inhame.

Elas podem ser oferecidas assadas, na forma de purê (no caso das raízes), ou misturadas com vegetais (um arroz à grega, por exemplo). Se em sua ceia a opção escolhida for massas, prefira aquelas não recheadas e com molho de tomate.

Evite misturar muitas fontes desse grupo no mesmo prato como macarrão, batata e farofa.

– NÃO SE ESQUEÇA DE HIDRATAR SUA CRIANÇA:

Manter a hidratação com água e suco de frutas naturais é fundamental. Água de coco também é uma opção leve e nutritiva. Não deixe de manter sempre por perto um copo com água durante as comemorações e ofereça sempre a sua criança.

Opções industrializadas e recheadas de açúcar e elementos químicos não devem ser a primeira opção, como refrigerantes (mesmo zero), sucos artificiais ou sucos de “caixinha” com baixíssimo teor de fruta.

– ATENÇÃO COM ALIMENTOS NÃO PREPARADOS EM CASA:

Para reduzir as preocupações durante as festas, a compra de preparações feitas fora de casa é uma opção em alguns lares. Nesse caso, atenção à quantidade oferecida à criança, pois alguns pratos são preparados com excesso de sal, gorduras e temperos prontos.

O cuidado também deve estar nas preparações com molhos frios e alimentos crus. Além de não deixar que esses alimentos fiquem expostos na mesa por muito tempo, se certificar da ausência de ovos crus e da procedência da carne se consumida crua, é importante para evitar toxinfecções alimentares.

Também fique atento ao padrão de higiene dos restaurantes ou fornecedores de onde for comprar e dos locais onde serão feitas as encomendas. Evite locais desconhecidos.

– SOBREMESA PODE, COM MODERAÇÃO:

Em relação aos doces servidos, normalmente após as refeições, prefira aqueles preparados com frutas. Caso não tenha nenhuma sobremesa nesse quesito, ofereça em menor quantidade e evite que a criança repita.

Lembre-se: a orientação é NÃO oferecer qualquer alimento com açúcar para crianças menores de 2 anos, e acima dessa idade sempre com moderação!

– CONVERSE COM SUA CRIANÇA:

Sempre falamos aqui no Descobrindo Crianças que o diálogo é base das relações entre pais e seus filhos.

No contexto desse artigo, o diálogo também é importante. Converse com sua criança sobre a importância de se comemorar essas datas festivas não apenas com o pensamento na comida, mas nos encontros com a família, nas brincadeiras e em todas as outras oportunidades que essa época tão especial nos oferece.

Diga que é importante pensar na nossa saúde também nessa época do ano para que ela possa aproveitar ao máximo os dias de férias escolares que virão na sequência.

E como sempre pontuo, as crianças copiam as atitudes dos pais. É importante que você como responsável, dê o exemplo, pois sua criança estará prestando atenção em você.

Cultive bons hábitos, evite os exageros alimentares e de bebidas e curta ao máximo as comemorações de final de ano com responsabilidade equilíbrio!

Boas festas!

Por Fabiana Jarussi

Capa: Free Pik

Deixe um comentário