O VALOR DA AMIZADE NA INFÂNCIA

A amizade e seu valor no desenvolvimento infantil

Ter amigos é bom demais! Aquela famosa frase “para o que der e vier” é quando encontramos aquele amigo verdadeiro.

Em qualquer fase da vida ter amigos nos possibilita muito aprendizado, como eles experimentamos ter alguém do nosso lado, pelo simples fato de ser bom estar junto, dividimos a nossa história, compartilhamos as emoções e isso que gera confiança e intimidade.

Tenho uma lista para comprovar como ter amigos é bom: dividimos a nossa história, segredos, opiniões, aprendemos juntos, criamos memórias afetivas (rimos e choramos juntos), compartilham interesses, ajudam nos problemas, e o melhor torce por você.

Então se tudo isso é bom na fase adulta, também é possível na infância, a criança desde cedo cria laços de amizade, além de todos esses benefícios a amizade na infância com crianças da mesma idade, contribui no seu desenvolvimento.

Sabemos o quanto a criança se desenvolve com a troca, o quanto ela se identifica com o outro e através da interação.

Por isso escutamos tanto “criança precisa conviver com criança”, mas essa frase vai além de um laço de amizade, abre espaço para as habilidades interpessoais, é o inicio da construção de relacionamentos afetivos e memórias afetivas, a criança aprende a empatia com a convivência.

Vamos entender o valor da amizade na infância

A criança que convive com outra criança, de imediato ela melhora a sua capacidade de comunicação, é a partir dessa convivência que ela aprende a expressar suas emoções, e a lidar com a emoção do outro também.

A relação de amizade na infância é um treino para a vida adulta, a criança aprende a lidar com problemas e resolução de conflitos. Tenho certeza que alguém já presenciou duas crianças negociando um brinquedo, alguém por alguns instantes tem que ceder e saber esperar a sua vez.

Essa habilidade sócio-emocional levamos para a vida adulta também, onde a negociação é algo permanente em nossas vidas. Ou seja, os conflitos são importantes, contribui para o nosso desenvolvimento e vida futura. Mas falar em conflitos na infância, geralmente são fáceis de se resolver e não duram muito tempo, isso se da ao fato dos interesses comuns em manter a relação de amizade.

Por que a amizade na infância é tão legal?

Por que ter amigos é sinônimo de brincar, é nas brincadeiras que apresentamos o mundo para eles, uma forma de interagir e se desenvolver saudável.

Com os amigos as crianças brincam de:

  • Jogar bola;
  • Pega a pega;
  • Corrida;
  • Esconde e esconde;
  • Compartilham seus brinquedos;
  • Brincam de casinha;
  • Brincam no parque;
  • Jogos de cartas e tabuleiro;
  • Jogam vídeo game.

Essas atividades são consideradas marcos da infância, a atividade física contribui para a coordenação motora e a interação entre eles contribui para o olhar da criança para si mesma, o seu lugar no mundo.

Uma pergunta para os pais: qual lembrança da infância de vocês? Quando temos uma infância com amigos e brincadeiras, criamos memórias afetivas que levamos para a vida adulta.

Como os pais podem ajudar os filhos na construção de amizades?  

As crianças de um modo geral são abertas as amizades, gostam de estar com outra criança.

O papel dos pais é ajudar para que os encontros aconteçam. Infelizmente não tem como não mencionar o período que vivemos com o Covid-19 e todo o cuidado que temos com o isolamento e a falta de contato e convivência.

É um cenário diferente, antes os encontros eram possibilitados em parques, pátio do condomínio, shoppings, festas de aniversários, encontros com os amigos em casa e principalmente no ambiente escolar.

Em algumas regiões do país as aulas estão voltando gradual, vale cada família analisar a sua situação e necessidade.

Levando em consideração as estatísticas da sua cidade, condições do ambiente escolar e a necessidade dos pais em retornar os filhos à escola. Sobre o retorno, são tantos os benefícios positivos que é pauta para outro texto, porém sabemos que no ambiente escolar é onde acontece a amizade de forma intensa, pois a convivência dos pequenos acontece com muito aprendizado e descobertas que só a infância nos possibilita.

Outras formas de aprender sobre o valor da amizade na infância:

Aprendemos que ter amigos na infância ajuda a criança a se desenvolver melhor e saudável, não apenas no campo físico e também no cognitivo. Desenvolvendo a sua capacidade de empatia, segurança, resiliencia, aprendem sobre as diferenças, respeito e tolerância.

  1. Seja exemplo:

Você pode ser o exemplo de bom amigo para o seu filho, comece essa amizade entre vocês, e independente da personalidade do seu filho é importante incentivar a convivência e amizade com outras crianças, é o papel dos pais mostrarem o quanto é bom e importante para ele se relacionar e ter amigos.

O exemplo na infância é algo que eles associam e aprendem vendo os pais, então se os pais cultivam a amizade de fato os filhos também farão.

Então evite falar mal ou maltratar seus amigos na frente dos filhos, busque falar sobre o lado bom de compartilhar suas conquistas e frustrações, incentivar durante os encontros a troca de experiências, ajuda o seu filho a aprender a lidar com as regras de convivência, por isso é tão importante a supervisão de um adulto, ali por perto dos pequenos enquanto se interagem entre eles.

Ensine seu filho a fazer novas amizades, para algumas crianças é difícil tomar a iniciativa. As mais tímidas precisam de ajuda e de acompanhamento, por isso mostre que ele não precisa ter vergonha, apresente seu filho para os novos amigos e faça essa ponte entre eles.

  • Leitura de livros sobre a amizade

Temos muitos livros infantis que falam sobre a importância da amizade, procure livros que falam sobre os diferentes tipos de amizades e como fazê-las.

Uma dica de livro: Eu quero um amigo da autora Anette Bley, editora brinque-Book, para crianças a partir de 3 anos, o livro conta através de uma delicada história os diferentes tipos de amizades, que não existe amigo ideal e que cada amigo pode ter um papel importante em nossas vidas.

  • Desenhos que falam sobre amizade

Woody e Buzz do filme Toy Story: esses dois personagens do filme da Pixar tiveram um início de amizade bem complexa, onde iniciaram como inimigos (ciúmes e brigas por atenção), e com o passar do tempo aprenderam com a convivência a importância e a força da amizade para resolver conflitos e problemas.

A amizade não importa a idade, desde cedo é possível cultivar laços de amizade que levamos para a vida toda. É normal no percorrer da vida termos sentimentos ruins, pensamentos egoístas, ciúmes e raiva.

Com os amigos aprendemos a lidar com as emoções negativas, desenvolvemos autocontrole e empatia. Crianças que aprendem desde cedo sobre o controle emocional, a se autorregular, serão expostas a modelos de relacionamentos saudáveis evitando relacionamentos tóxicos e abusivos.

Por Fabiana Arello

Foto: Fotografa Keylla Gomes

Deixe um comentário