UMA REFLEXÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Neste dia Mundial da Alfabetização, trago uma reflexão sobre o “ideal” de alfabetização e como ela se dá na escola e no ambiente social em que a criança vive.

Para a alfabetização utiliza-se uma técnica indispensável para a entrada no mundo da escrita, ao tempo que o letramento está relacionado ao desenvolvimento de ações voltadas para o uso social da escrita e se faz necessária a participação de sua utilização em experiências diversificadas a partir da interação com os diferentes gêneros textuais.

Acredita-se que a aprendizagem da leitura e da escrita depende de dois pontos, que são diferentes, mas precisam um do outro para fluir o processo de aprendizagem da leitura e escrita, que são: ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO.

A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura. Em que se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras.

O letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita.

Assim, além de se trabalhar com diversos textos que circulam no ambiente social em que vivem, devem-se levar as crianças a construir o sistema de escrita alfabético, ou seja, se faz necessário a escola alfabetizar letrando e letrar alfabetizando, fazendo uso da leitura e da escrita nas práticas sociais de seu dia-a-dia.

Aprender a ler e escrever requer, também, compreender o mundo, o tempo, o espaço em que vive.

A alfabetização se inicia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do primeiro ano e o letramento está presente desde a educação infantil.

Há diversas metodologias para a aprendizagem inicial da língua escrita, conforme a natureza do trabalho e os objetivos propostos visando atingir as diversas finalidades de apropriação da escrita, enfatizando de um lado, a aquisição do sistema alfabético e, de outro, a imersão na cultura escrita por meio dos usos sociais nos diferentes contextos dos quais participa.

É preciso reconhecer que o acesso inicial à língua escrita não se reduz ao aprender a ler e escrever no sentido de aprender a grafar e decodificar palavras.

A criança vai percebendo durante o processo de alfabetização tudo o que a escrita representa para ela e para a sociedade.

Para uma boa alfabetização, a escola e professor precisam proporcionar um ambiente alfabetizador, fazendo com que a sala de aula seja um espaço cheio de estímulos de aprendizagem e vivências.

Para um ambiente alfabetizador se faz necessário mais que diferentes tipos de textos expostos em sala. Precisa-se de diferentes tipos de texto, mas que também sejam consultados com frequência e sempre utilizados nas aulas, com diferentes funções sociais.

Esses textos precisam ser substituídos de acordo com sua funcionalidade, além de estarem em um local em que os alunos tenham fácil acesso e que possam consultar sempre que necessário.

Esses textos podem ser em livros, jornais, histórias, materiais diversos que ajudam as crianças a se desenvolver e ter contato com diversos gêneros textuais.

Ter um ambiente lúdico e materiais que instiguem as crianças a ler e escrever, proporcionado vivências e possibilitando a percepção do uso da leitura e escrita no seu contexto social.

Precisa-se, também, que se tenham atividades significativas para uma alfabetização de qualidade. Propor atividades de escrita e leitura que fazem sentido para as crianças.

As atividades de leitura e escrita precisam acontecer de forma prazerosa, contextualizada e de acordo com o ambiente social em que vivem.

Outro ponto muito importante para que se tenha uma boa alfabetização é que o professor se capacite sempre, estudando, procurando novas maneiras de ensinar.

É importante, também, que o professor faça uma sondagem, um diagnóstico do que as crianças já sabem, antes de iniciar o processo de alfabetização. Assim, terá mais sucesso na aprendizagem das crianças com relação à leitura e escrita.

O professor precisa levar em conta  a cultura, o ambiente em que a criança vive e o tempo de aprendizagem de cada uma, tratando com individualidade e propondo metodologias diferentes para melhor compreensão e aprendizado dessas crianças.

Uma atividade que é muito boa de ser feita e que traz muitos resultados no processo de alfabetização das crianças que o professor pode trabalhar é a utilização do nome próprio e dos colegas de sala de aula.

Essas palavras são significativas para as crianças, tornando referência para elas, em diferentes situações do seu cotidiano.

Escrevendo seu nome e do colega, a criança aprenderá a traçar letras. Depois de aprender a letra inicial, ela aprende a nomear as letras do alfabeto, fazendo relação um com o outro (C, de Carlos; M, de Maria).

Outro ponto importante é ter fichas em sala de aula com o nome dos alunos. Isso ajuda muito no processo de alfabetização das crianças. Mas se faz necessário que essas fichas estejam em um lugar de fácil acesso e sempre disponível para a criança.

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Pode, também, ter uma ficha dessas para a criança levar para casa para a realização das atividades de casa, isso ajudará ainda mais nesse processo.

A leitura diária em sala de aula é muito necessária para que a criança se familiarize com a escrita e leitura, conheça os códigos e se interesse ainda mais, fazendo com que tenha mais facilidade em aprender.

Mas a leitura para as crianças não é importante somente na escola, em casa também, os pais precisam proporcionar esse contato no ambiente familiar e nos diferentes ambientes em que a criança participe.

As crianças percebem que a escrita e símbolos estão por todos os lados, onde forem e que precisam se apropriar e entender como se dá a comunicação em todos os ambientes.

Assim, a alfabetização e o letramento são processos em que se espera que a criança aprenda a ler, escrever e interpretar o que foi lido por ela.

É mais que somente ler, precisa saber interpretar, entender o que se leu para saber se expressar, ter uma crítica sobre o que se leu.

O processo de alfabetização se concretiza na sociedade, no ambiente em que a criança vive e é ali que ela usará e precisará ainda mais da leitura, da escrita e de saber interpretar.

Alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever através de um método que muitas vezes um livro didático propõe, é para, além disso, de livros, são vivências proporcionadas formando crianças críticas e participativas no ambiente em que vivem, propiciando às crianças, caminhos para um melhor aprendizado.

Contudo, para que se tenha uma boa alfabetização, que a criança se torne um sujeito crítico e que saiba entender e interpretar um texto, se comunicar melhor em diferentes ambientes, enfatizo a importância da parceria escola e família para tornar esse processo de alfabetização ainda mais fácil e compreensivo para a criança.

Essa parceria precisa existir e ser levada muito a sério por ambas as partes, assim, a aprendizagem da criança será mais leve e saberá que poderá contar tanto com a escola, quanto com a família para aprender, se desenvolver e se sentirá mais segura para passar por esse processo, sem medos de errar, se tornando cada vez mais participativa nos diversos ambientes em que vive.

Por Erica Lacerda

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