Você sabe identificar quando seu filho apresenta o tédio?
O tédio aparece quando há uma dificuldade em lidar com a mesmice, há um cansaço de uma vida sem novidades, onde os dias se tornam iguais, vazios e é difícil encontrar atividades fora dessa rotina.
Mesmo antes da quarentena, o tédio sempre esteve mais presente nessa fase da vida.
Mas, com este período de distanciamento social, em que todos nós estamos impossibilitados de ter uma vida social ativa, o tédio tende a aumentar muito mais.
E imagina só para os adolescentes, como isso não deve estar sendo difícil não é mesmo?
Para os adolescentes, sentir tédio durante a quarentena, pode fazer com que eles aumentem o uso da tecnologia, ou seja, eles procuram fugir de tudo isso através do uso excessivo das redes sociais ou videogame.
Junto com o tédio pode vir também a impaciência e a irritabilidade.
Sem contar que eles ainda podem se sentir muito ansiosos nesta fase de quarentena que estamos passando, já que, não podem sair e se encontrar com os amigos como antes. Isso pode ser algo desesperador para eles.
Em casa pode ser que os familiares também estejam com um turbilhão de emoções, o que é natural, já que, estamos todos vivendo um momento atípico.
Mas isso também pode também refletir no adolescente.
O jovem pode sentir que não é compreendido e achar que não deve falar sobre o que está sentindo. Isso resulta muitas vezes num isolamento maior da família, gerando um sentimento de solidão.
Autoestima na adolescência
É importante que tanto o adolescente, quanto a sua família encontrem estratégias saudáveis para lidar melhor com suas emoções intensas e desagradáveis que vêm acompanhadas do tédio neste momento de distanciamento social.
A tecnologia tem sido uma grande aliada nestes últimos meses, de fato tem nos ajudado a nos aproximar de familiares e amigos, a estudar, trabalhar, entreter… Mas claro que também podemos fazer outras atividades também inclusive em família.
Como podemos lidar com tudo isso, já que, na quarentena estamos limitados nas atividades?
- Que tal você e seu filho ou filha adolescente combinarem de fazer uma receita juntos?
Tenho certeza que o adolescente já viu algum vídeo de receita passando pelo Tik Tok. (para quem não conhece, o Tik Tok é a rede social que está em maior visibilidade do público mais jovem)
- E se você resgatar algumas fotos antigas e rever junto com o adolescente? Será um ótimo momento em família.
Aproveite e conte algumas histórias de sua própria adolescência, eles gostam de ouvir e ficam muito interessados em saber mais.
- Vocês podem organizar também um horário especial dos jogos.
Pode ser jogos de tabuleiro, cartas, dominó…, mas também podem ser jogos de videogame.
É importante que você mãe e pai tenham interesse aos jogos que seu filho gosta, isso pode deixar o momento mais prazeroso.
- Combinem um horário para assistirem filmes e séries, com direito a pipoca. Escolham juntos, pergunte ao jovem o que ele gosta de assistir também.
- que tal vocês tirarem fotos e gravarem vídeos engraçados?
O senso de humor pode nos ajudar muito a distrair nossa mente e nos desligar do bombardeio de notícias. Grave vídeos no tik tok com o adolescente e ajude-o nas produções destes vídeos curtos, com certeza isso vai gerar muitas risadas.
- Estimule o adolescente a fazer chamada de vídeo com os amigos.
Eles precisam deste contato. E não só com amigos, mas também com familiares que ele pode estar sentindo falta neste momento.
É importante que os laços afetivos estejam bem fortes agora. Isso também pode trazer uma satisfação, segurança e alívio emocional.
- Façam refeições em família. Sabemos que na rotina de antes muitas famílias não tinham a possibilidade de estarem sempre juntos. Mas, com tantas pessoas trabalhando em casa isso se tornou mais fácil de acontecer.
- Se vocês têm um animal de estimação, tire um momento para que possam dar uma atenção especial a ele.
- Este momento não é férias, é importante deixar o adolescente ciente disso.
Se possível faça uma rotina junto com ele para organizar os horários das aulas online, das refeições, do sono… Estimule a leitura e também as atividades domésticas que estão ao alcance do jovem.
Faça com que ele se sinta útil e autônomo, não faça pelo adolescente o que ele já pode fazer sozinho.
- A música também pode ser uma grande aliada nos momentos de tédio e de emoções intensas. Então usem e abusem dela. Dê espaço em alguns momentos para que o adolescente possa ouvir as músicas que ele gosta.
E lembrando sempre que mesmo com tantas ideias de atividades, em alguns momentos o tédio vai estar presente, pois ele acaba fazendo parte também dessa fase.
E se ele aparecer, tudo bem. Vivenciem o tédio. As emoções são todas passageiras e o tédio também.
Gostou destas ideias?
Já compartilhe com seu filho ou filha adolescente e já coloque em prática 🙂