A psicologia escolar é um campo da psicologia que compreende os conhecimentos psicológicos em conjunto com os fundamentos educacionais.
Na forma atuante, a psicologia educacional é relativamente nova, entretanto, os seus estudos foram iniciados em meados do século XIX, com o surgimento de preocupações, por exemplo, o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem no âmbito comportamental.
Na ocasião o aluno seria classificado e diagnosticado, assim, quem era avaliado recebia a nomenclatura de bagunceiro, tímido, estudioso, preguiçoso etc.
A ideia era utilizar as ferramentas psicológicas, como os testes, para ‘enquadrar’ os alunos em uma determinada terminologia a fim de problematizar o comportamento e oferecer uma explicação simplista para o que não estava funcionando.
Durante muito tempo, o psicólogo atuou como um avaliador de aptidões, mostrando quem estava ou não apto para o aprendizado, assim sendo, chegava a excluir os alunos que não eram considerados hábeis.
No entanto, observava-se que a família também precisava de um amparo, especificamente para o filho que não aprendia, sendo assim, cabia ao psicólogo a explicação de seu comportamento desviante.
Neste período, havia uma forte ideia de tratar os problemas educacionais de forma remediativa e isso perdurou por bastante tempo, até meados da década de 80.
Após um tempo de estudos e pesquisas, o psicólogo escolar começou a ter mais visibilidade nas instituições de ensino, iniciando assim o acompanhamento dos alunos de forma integral.
Por outro lado, a pedagogia por si só não conseguia suprir todas as necessidades do aluno e da sua família, sendo assim, o psicólogo, com o seu conhecimento clínico. passou a ser requisitado para a adequação dos alunos que não conseguiam aprender.
É importante ressaltar que o psicólogo escolar, não era visto como um profissional que atuava de forma institucional, apenas clinicamente.
Vem integrar ao grupo de psicologia escolar
No entanto, muitas transformações ocorreram na psicologia, na pedagogia, enquanto áreas de estudo, e o papel do psicólogo vem se modificando. Sua prática começa a se voltar ao contexto escolar e as relações que nele ocorrem.
Hoje é possível proferir que o trabalho do psicólogo está voltado para a prevenção e promoção da saúde, não mais apenas para a sua classificação com o olhar voltado para instituição e não apenas para o indivíduo.
Recentemente, as práticas dos psicólogos que atuam em instituições escolares possuem objetivos voltados ao auxílio do sucesso no processo de ensino aprendizagem.
Suicídio Infantil é Uma Realidade?
Além disso, o psicólogo não somente considera o aluno em si nesse método, mas também amplia o seu olhar para a família e para o professor, em outras palavras, olha-se também para todas as relações que o aluno estabelece no seu meio educativo.
A escola é considerada como parte integrante e fundamental para o sucesso escolar, não mais como algo a parte na vida do aluno. Todo o seu contexto é considerado e avaliado. |
Existe perguntas que a psicologia escolar consegue responder e outras não, mas deixo você refletir sobre elas.
A educação atinge o aluno?
De que forma as interações sociais influenciam no progresso dos alunos?
Como acontece a relação aluno e professor ou vice-versa?
O psicólogo escolar tem um vasto caminho a percorrer, no entanto, ele precisa conhecer a fundo as demandas que a escola oferece aos seus alunos e como estes recebem e reagem a elas.
O psicólogo escolar que atuam nas instituições de ensino é visto como uma fonte de apoio, um suporte para todos os profissionais que fazem a educação acontecer, pois até o momento ele demonstrou que é capaz de atuar em instituições e que tem o conhecimento apropriado e ferramentas necessárias para resolver as situações ditam como inadequadas ou ‘não-normais’.
A principal atuação do psicólogo escolar encontra-se em avaliar, orientar e acompanhar a comunidade escolar como um todo, revendo estratégias, repensando paradigmas e desenvolvendo projetos.
Portanto, com o objetivo da psicologia escolar reconhecida cada vez mais, temos muito trabalho pela frente. A psicologia escolar precisa ser reconhecida nas escolas públicas e faz parte das políticas públicas brasileiras.
Por Eanes Moreira